Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312
Resumo: This investigation emphasizes the relation between teaching and learning in a training program in leadership. Therefore, the purpose of this study is related to the analysis of factors associated to the teaching- learning process, noting facilitators and barriers to the skills development. Certain facilitator aspects, that are related to the collective learning, such as ateam levei and psychological safety, were identified, which their members allow for the exposure. The factors that enhance the practical nature oflearning are followed by reflection, where is emphasized the return on experience as fundamental to explore the diversity and consequent learning. Finally, the last facilitators enhance the importance of observation. The levei of barriers points out aspects connected to the organization of the course in terms of schedule, date, and time concentration. ln conclusion of this study, as a fundamental aspect, it is advocated the need to contextualize the learning. The real work context is pointed out since skills are developed, expressed and validated in the specific field of application.
id RCAP_47744027e0d6b0b72b368911ba87b6cf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagemThis investigation emphasizes the relation between teaching and learning in a training program in leadership. Therefore, the purpose of this study is related to the analysis of factors associated to the teaching- learning process, noting facilitators and barriers to the skills development. Certain facilitator aspects, that are related to the collective learning, such as ateam levei and psychological safety, were identified, which their members allow for the exposure. The factors that enhance the practical nature oflearning are followed by reflection, where is emphasized the return on experience as fundamental to explore the diversity and consequent learning. Finally, the last facilitators enhance the importance of observation. The levei of barriers points out aspects connected to the organization of the course in terms of schedule, date, and time concentration. ln conclusion of this study, as a fundamental aspect, it is advocated the need to contextualize the learning. The real work context is pointed out since skills are developed, expressed and validated in the specific field of application.Esta investigação enfatiza a relação entre ensino e aprendizagem num programa de formação em liderança. Assim, o objectivo prendese com a análise de factores associados ao processo de ensino-aprendizagem, salientando facilitadores e barreiras para o desenvolvimento de competências. Como facilitadores foram identificados aspectos que se relacionam com a aprendizagem colectiva, ao nível da equipa, e com a segurança psicológica que os seus membros permitem para a exposição. Seguem-se os factores que realçam o cariz prático da aprendizagem seguido da reflexão, onde se acentua o retorno sobre a experiência como fundamental para a exploração da diversidade e consequente aprendizagem. Finalmente, os últimos facilitadores destacam a importância da observação, uma vez que esta permite a aprendizagem pela análise de comportamentos. Ao nível das barreiras sobressaem aspectos relacionados com a organização do curso em termos de horário, data e concentração temporal. Como conclusão deste estudo, preconiza-se como aspecto fundamental, a necessidade de contextualizar as aprendizagens, onde sobressai o contexto real de trabalho, uma vez que as competências se desenvolvem, manifestam e validam no âmbito específico de aplicação.Universidade Católica Portuguesa2009-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 125-1442182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2009.n8reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312/3211Direitos de Autor (c) 2009 Rosa Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rosa2022-05-24T16:54:45Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.859653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
title Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
Gomes, Rosa
title_short Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
title_full Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
title_sort Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
author Gomes, Rosa
author_facet Gomes, Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rosa
description This investigation emphasizes the relation between teaching and learning in a training program in leadership. Therefore, the purpose of this study is related to the analysis of factors associated to the teaching- learning process, noting facilitators and barriers to the skills development. Certain facilitator aspects, that are related to the collective learning, such as ateam levei and psychological safety, were identified, which their members allow for the exposure. The factors that enhance the practical nature oflearning are followed by reflection, where is emphasized the return on experience as fundamental to explore the diversity and consequent learning. Finally, the last facilitators enhance the importance of observation. The levei of barriers points out aspects connected to the organization of the course in terms of schedule, date, and time concentration. ln conclusion of this study, as a fundamental aspect, it is advocated the need to contextualize the learning. The real work context is pointed out since skills are developed, expressed and validated in the specific field of application.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312/3211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2009 Rosa Gomes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2009 Rosa Gomes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 125-144
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2009.n8
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129851553120256