Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312 |
Resumo: | This investigation emphasizes the relation between teaching and learning in a training program in leadership. Therefore, the purpose of this study is related to the analysis of factors associated to the teaching- learning process, noting facilitators and barriers to the skills development. Certain facilitator aspects, that are related to the collective learning, such as ateam levei and psychological safety, were identified, which their members allow for the exposure. The factors that enhance the practical nature oflearning are followed by reflection, where is emphasized the return on experience as fundamental to explore the diversity and consequent learning. Finally, the last facilitators enhance the importance of observation. The levei of barriers points out aspects connected to the organization of the course in terms of schedule, date, and time concentration. ln conclusion of this study, as a fundamental aspect, it is advocated the need to contextualize the learning. The real work context is pointed out since skills are developed, expressed and validated in the specific field of application. |
id |
RCAP_47744027e0d6b0b72b368911ba87b6cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagemThis investigation emphasizes the relation between teaching and learning in a training program in leadership. Therefore, the purpose of this study is related to the analysis of factors associated to the teaching- learning process, noting facilitators and barriers to the skills development. Certain facilitator aspects, that are related to the collective learning, such as ateam levei and psychological safety, were identified, which their members allow for the exposure. The factors that enhance the practical nature oflearning are followed by reflection, where is emphasized the return on experience as fundamental to explore the diversity and consequent learning. Finally, the last facilitators enhance the importance of observation. The levei of barriers points out aspects connected to the organization of the course in terms of schedule, date, and time concentration. ln conclusion of this study, as a fundamental aspect, it is advocated the need to contextualize the learning. The real work context is pointed out since skills are developed, expressed and validated in the specific field of application.Esta investigação enfatiza a relação entre ensino e aprendizagem num programa de formação em liderança. Assim, o objectivo prendese com a análise de factores associados ao processo de ensino-aprendizagem, salientando facilitadores e barreiras para o desenvolvimento de competências. Como facilitadores foram identificados aspectos que se relacionam com a aprendizagem colectiva, ao nível da equipa, e com a segurança psicológica que os seus membros permitem para a exposição. Seguem-se os factores que realçam o cariz prático da aprendizagem seguido da reflexão, onde se acentua o retorno sobre a experiência como fundamental para a exploração da diversidade e consequente aprendizagem. Finalmente, os últimos facilitadores destacam a importância da observação, uma vez que esta permite a aprendizagem pela análise de comportamentos. Ao nível das barreiras sobressaem aspectos relacionados com a organização do curso em termos de horário, data e concentração temporal. Como conclusão deste estudo, preconiza-se como aspecto fundamental, a necessidade de contextualizar as aprendizagens, onde sobressai o contexto real de trabalho, uma vez que as competências se desenvolvem, manifestam e validam no âmbito específico de aplicação.Universidade Católica Portuguesa2009-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 125-1442182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2009.n8reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312/3211Direitos de Autor (c) 2009 Rosa Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rosa2022-05-24T16:54:45Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.859653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem |
title |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem Gomes, Rosa |
title_short |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança: análise dos processo de ensino-aprendizagem |
author |
Gomes, Rosa |
author_facet |
Gomes, Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rosa |
description |
This investigation emphasizes the relation between teaching and learning in a training program in leadership. Therefore, the purpose of this study is related to the analysis of factors associated to the teaching- learning process, noting facilitators and barriers to the skills development. Certain facilitator aspects, that are related to the collective learning, such as ateam levei and psychological safety, were identified, which their members allow for the exposure. The factors that enhance the practical nature oflearning are followed by reflection, where is emphasized the return on experience as fundamental to explore the diversity and consequent learning. Finally, the last facilitators enhance the importance of observation. The levei of barriers points out aspects connected to the organization of the course in terms of schedule, date, and time concentration. ln conclusion of this study, as a fundamental aspect, it is advocated the need to contextualize the learning. The real work context is pointed out since skills are developed, expressed and validated in the specific field of application. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3312 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3312/3211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2009 Rosa Gomes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2009 Rosa Gomes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 125-144 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2009.n8 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129851553120256 |