A propaganda como forma de manipulação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cristina Maria Duarte da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53806
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_4783285cb45e1c728d28244385e71bb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A propaganda como forma de manipulação socialEnsinoHistória - Estudo e ensinoDiálogoRegimes totalitáriosPropaganda políticaDominaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho tem como objetivo central mostrar como foi desenvolvido o trabalho em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Básica Alto dos Moinhos e na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, no âmbito do Mestrado em Ensino de História 3º. Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. O tema central da PES foi a Propaganda, no contexto dos regimes totalitários do século XX europeu, e entendida como forma de manipulação social. A importância da abordagem deste tema é, penso, hoje mais importante que nunca. A distância temporal que hoje vivemos destes regimes totalitários da primeira metade do século XX causa, junto dos mais jovens, algum desconhecimento e indiferença perante as consequências que um uso abusivo da propaganda pode trazer. Ao mesmo tempo, a ligação às redes sociais e a forma como a informação circula por elas sem controlo, num tempo de ressurgimento de teorias de exclusão, de não aceitação e de inferiorização e culpabilização do outro, faz-me acreditar que seria essencial o aprofundamento desta temática com utilização de exemplos por forma a alertar os futuros decisores para a necessidade de não esquecer os ensinamentos do passado. Durante os períodos de Prática de Ensino Supervisionada, foram vários os recursos utilizados, PowerPoint, vídeos, imagens e, sempre, o máximo diálogo possível com os/as alunos(as), ouvir e valorizar as suas opiniões, perceber as suas ideias e promover a sua autoestima.The current work has the main purpose of showing how the work in context of Supervised Teaching Practice, was developed in two schools, The Basic School 2,3 of Terrugem and Secondary School Maria Amália Vaz de Carvalho. This project took place in the context of the Master’s Degree in Teaching History 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. The central theme was propaganda, in the context of the totalitarian regimes at the 20th century Europe, understood as a form of social manipulation. The importance of this type of approach is, I believe, today more important than ever. The temporal distance that we live today from this totalitarian regimes of the first half of the century causes, with the youngest, some unfamiliarity and indifference towards the consequences that an abuse use of propaganda can bring. At the same time, the connection to the social networks and the way information circulates through them without any control, in a time of resurgence of exclusion, no acceptance and inferiorization and blame of the other theories, make me believe that would be essential the deepening of this theme, using real examples that would be the key to alert the future decision makers for the need not to forget the teaching of the past. During the Supervised Teaching Practice periods, there were multiple resources used by me: showing PowerPoint presentations, videos, images and, always and as much as I could, talking to students, listening and treasuring their opinions, understanding their ideas and promoting their self-esteem.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Cristina Maria Duarte da Silva2022-07-14T14:34:13Z20212021-11-272021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:47.103865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A propaganda como forma de manipulação social
title A propaganda como forma de manipulação social
spellingShingle A propaganda como forma de manipulação social
Nunes, Cristina Maria Duarte da Silva
Ensino
História - Estudo e ensino
Diálogo
Regimes totalitários
Propaganda política
Dominação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A propaganda como forma de manipulação social
title_full A propaganda como forma de manipulação social
title_fullStr A propaganda como forma de manipulação social
title_full_unstemmed A propaganda como forma de manipulação social
title_sort A propaganda como forma de manipulação social
author Nunes, Cristina Maria Duarte da Silva
author_facet Nunes, Cristina Maria Duarte da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cristina Maria Duarte da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
História - Estudo e ensino
Diálogo
Regimes totalitários
Propaganda política
Dominação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino
História - Estudo e ensino
Diálogo
Regimes totalitários
Propaganda política
Dominação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-27
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-14T14:34:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53806
url http://hdl.handle.net/10451/53806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134599459110912