Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9117 |
Resumo: | Este artigo faz uma abordagem à problemática da relação entre a escola e as famílias e a sua correlação com o sucesso escolar, numa perspectiva multifocal, isto é, na convicção generalizada da premência do estabelecimento e desenvolvimento duma relação de cooperação, sem deixar de tomar consciência das vicissitudes, enviesamentos e entropias negativas que têm dificultado a concretização de um verdadeiro envolvimento das famílias com a escola, no sentido do cumprimento duma missão que às duas instituições é reconhecida e indiscutivelmente comum – o sucesso na formação escolar e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens. Numa perspectiva optimista, são apresentadas as potencialidades do desenvolvimento positivo desta relação de colaboração, bem como algumas estratégias que vêm sendo apontadas pela literatura. |
id |
RCAP_47f293d635a205cbd09f61b7b2c59e93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9117 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativoEducaçãoEscolaFamíliaComunicaçãoParceriaEnvolvimentoEducationSchoolFamilyCommunicationPartnershipInvolvementEste artigo faz uma abordagem à problemática da relação entre a escola e as famílias e a sua correlação com o sucesso escolar, numa perspectiva multifocal, isto é, na convicção generalizada da premência do estabelecimento e desenvolvimento duma relação de cooperação, sem deixar de tomar consciência das vicissitudes, enviesamentos e entropias negativas que têm dificultado a concretização de um verdadeiro envolvimento das famílias com a escola, no sentido do cumprimento duma missão que às duas instituições é reconhecida e indiscutivelmente comum – o sucesso na formação escolar e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens. Numa perspectiva optimista, são apresentadas as potencialidades do desenvolvimento positivo desta relação de colaboração, bem como algumas estratégias que vêm sendo apontadas pela literatura.This article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Maria Martins deSarmento, Teresa2012-09-14T14:17:34Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9117porSOUSA, Maria Martins de ; SARMENTO, Teresa - Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 17-18 (2009-2010), p. 141-156.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:04:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:04:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
spellingShingle |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo Sousa, Maria Martins de Educação Escola Família Comunicação Parceria Envolvimento Education School Family Communication Partnership Involvement |
title_short |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_full |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_fullStr |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_full_unstemmed |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_sort |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
author |
Sousa, Maria Martins de |
author_facet |
Sousa, Maria Martins de Sarmento, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Martins de Sarmento, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escola Família Comunicação Parceria Envolvimento Education School Family Communication Partnership Involvement |
topic |
Educação Escola Família Comunicação Parceria Envolvimento Education School Family Communication Partnership Involvement |
description |
Este artigo faz uma abordagem à problemática da relação entre a escola e as famílias e a sua correlação com o sucesso escolar, numa perspectiva multifocal, isto é, na convicção generalizada da premência do estabelecimento e desenvolvimento duma relação de cooperação, sem deixar de tomar consciência das vicissitudes, enviesamentos e entropias negativas que têm dificultado a concretização de um verdadeiro envolvimento das famílias com a escola, no sentido do cumprimento duma missão que às duas instituições é reconhecida e indiscutivelmente comum – o sucesso na formação escolar e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens. Numa perspectiva optimista, são apresentadas as potencialidades do desenvolvimento positivo desta relação de colaboração, bem como algumas estratégias que vêm sendo apontadas pela literatura. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-09-14T14:17:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/9117 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/9117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SOUSA, Maria Martins de ; SARMENTO, Teresa - Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 17-18 (2009-2010), p. 141-156. 0872-556X 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546735633825792 |