A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Natércia Gualdina Fontão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5413
Resumo: Com esta investigação pretende-se compreender a influência associativa musical no desenvolvimento individual e grupal, tendo como referência três tunas universitárias. O presente estudo, na sua revisão de literatura, tem em conta noções relevantes para a compreensão dos dados recolhidos no trabalho de campo, evidenciando a intervenção e a natureza eminentemente social do homem, sendo definidos os conceitos de animação sociocultural, de associativismo, de educação e desenvolvimento e de música em contextos de educação não formal. Para a consecução dos objetivos desta investigação, na sua componente empírica, foi utilizada uma metodologia qualitativa/quantitativa, o estudo de casos, a observação participante e o inquérito por questionário passado aos elementos de três tunas académicas da mesma instituição de ensino superior. Esta investigação, não podendo generalizar-se, valoriza as vivências pessoais e interpessoais dos participantes dos casos observados que, pela forma como se organizam, influenciam a interação do grupo, contornando as diferenças e divergências dos seus elementos. Os dados recolhidos ilustram a influência das tunas no desenvolvimento pessoal de cada elemento, assim como, na sua interação e integração grupal, traduzido em indicadores como a participação, a solidariedade, o respeito, a socialização e capacidade de liderança, elementos caraterizadores que confirmam a música como fator de autocrescimento individual e comunitário.
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