A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5413 |
Resumo: | Com esta investigação pretende-se compreender a influência associativa musical no desenvolvimento individual e grupal, tendo como referência três tunas universitárias. O presente estudo, na sua revisão de literatura, tem em conta noções relevantes para a compreensão dos dados recolhidos no trabalho de campo, evidenciando a intervenção e a natureza eminentemente social do homem, sendo definidos os conceitos de animação sociocultural, de associativismo, de educação e desenvolvimento e de música em contextos de educação não formal. Para a consecução dos objetivos desta investigação, na sua componente empírica, foi utilizada uma metodologia qualitativa/quantitativa, o estudo de casos, a observação participante e o inquérito por questionário passado aos elementos de três tunas académicas da mesma instituição de ensino superior. Esta investigação, não podendo generalizar-se, valoriza as vivências pessoais e interpessoais dos participantes dos casos observados que, pela forma como se organizam, influenciam a interação do grupo, contornando as diferenças e divergências dos seus elementos. Os dados recolhidos ilustram a influência das tunas no desenvolvimento pessoal de cada elemento, assim como, na sua interação e integração grupal, traduzido em indicadores como a participação, a solidariedade, o respeito, a socialização e capacidade de liderança, elementos caraterizadores que confirmam a música como fator de autocrescimento individual e comunitário. |
id |
RCAP_482c38950ca7f95d92ed2be44426723c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroMúsicaAnimação socioculturalCom esta investigação pretende-se compreender a influência associativa musical no desenvolvimento individual e grupal, tendo como referência três tunas universitárias. O presente estudo, na sua revisão de literatura, tem em conta noções relevantes para a compreensão dos dados recolhidos no trabalho de campo, evidenciando a intervenção e a natureza eminentemente social do homem, sendo definidos os conceitos de animação sociocultural, de associativismo, de educação e desenvolvimento e de música em contextos de educação não formal. Para a consecução dos objetivos desta investigação, na sua componente empírica, foi utilizada uma metodologia qualitativa/quantitativa, o estudo de casos, a observação participante e o inquérito por questionário passado aos elementos de três tunas académicas da mesma instituição de ensino superior. Esta investigação, não podendo generalizar-se, valoriza as vivências pessoais e interpessoais dos participantes dos casos observados que, pela forma como se organizam, influenciam a interação do grupo, contornando as diferenças e divergências dos seus elementos. Os dados recolhidos ilustram a influência das tunas no desenvolvimento pessoal de cada elemento, assim como, na sua interação e integração grupal, traduzido em indicadores como a participação, a solidariedade, o respeito, a socialização e capacidade de liderança, elementos caraterizadores que confirmam a música como fator de autocrescimento individual e comunitário.With this research aims to understand the associative musical influence in individual and group development, with reference to three university tunas. This work, in their literature review, has relevant notions in regard to understanding the facts collected in the fieldwork, showing intervention and social nature of man. Throughout the project we define concepts such as Sociocultural Animation, Associations, Education and development and Music in non-formal contexts. To achieve the objectives of this research, in their empirical study, we used a qualitative /quantitative methodology, case studies, participant observation and questionnaire survey placed the elements of three Tunas in the same academic institution of higher education. This research can not be generalized, it values personal and interpersonal experiences of the participants of the observed cases, the way they organize, influence group interaction, avoiding the differences and divergences of its elements. The facts collected illustrate the influence of tunas in the personal development of each element, as well as their interaction and integration group. Verified on indicators such as participation, solidarity, respect, socialization and leadership skills, identifying features that confirm music as factor of individual and community self-growth.2016-01-15T09:43:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5413porLourenço, Natércia Gualdina Fontãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:02.739350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
spellingShingle |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Lourenço, Natércia Gualdina Fontão Música Animação sociocultural |
title_short |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_full |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_fullStr |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_full_unstemmed |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_sort |
A música, o associativismo e a animação sociocultural: estudo de caso: as Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
author |
Lourenço, Natércia Gualdina Fontão |
author_facet |
Lourenço, Natércia Gualdina Fontão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Natércia Gualdina Fontão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Animação sociocultural |
topic |
Música Animação sociocultural |
description |
Com esta investigação pretende-se compreender a influência associativa musical no desenvolvimento individual e grupal, tendo como referência três tunas universitárias. O presente estudo, na sua revisão de literatura, tem em conta noções relevantes para a compreensão dos dados recolhidos no trabalho de campo, evidenciando a intervenção e a natureza eminentemente social do homem, sendo definidos os conceitos de animação sociocultural, de associativismo, de educação e desenvolvimento e de música em contextos de educação não formal. Para a consecução dos objetivos desta investigação, na sua componente empírica, foi utilizada uma metodologia qualitativa/quantitativa, o estudo de casos, a observação participante e o inquérito por questionário passado aos elementos de três tunas académicas da mesma instituição de ensino superior. Esta investigação, não podendo generalizar-se, valoriza as vivências pessoais e interpessoais dos participantes dos casos observados que, pela forma como se organizam, influenciam a interação do grupo, contornando as diferenças e divergências dos seus elementos. Os dados recolhidos ilustram a influência das tunas no desenvolvimento pessoal de cada elemento, assim como, na sua interação e integração grupal, traduzido em indicadores como a participação, a solidariedade, o respeito, a socialização e capacidade de liderança, elementos caraterizadores que confirmam a música como fator de autocrescimento individual e comunitário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-01-15T09:43:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5413 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137148417343488 |