GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fideles, Gonçalo Nuno Coelho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15234
Resumo: No âmbito do Projecto de Engenharia Informática (PEI) surgiu a oportunidade de adquirir experiência e novos conhecimentos sobre ferramentas, tecnologias e metodologias do mundo empresarial, numa das maiores empresas de Sistemas de Informação a nível nacional, a Portugal Telecom – Sistemas de Informação S.A. (PTSI). O estágio foi efectuado na área de Suporte Técnico de Business Intelligence (BI) na qual estão inseridos os maiores projectos de BI do grupo PT. Neste departamento de suporte são efectuadas tarefas como as de identificar, analisar, acompanhar, resolver todos os incidentes e problemas que surjam no âmbito de uma aplicação de BI, a instalação de software correctivo e evolutivo nos ambientes de Qualidade e Produção bem como a implementação de novas ferramentas aplicacionais de modo a garantir a operacionalidade da área com vista a automatizar os nossos processos e a diminuir os tempos de resposta aos problemas/necessidades identificados em cada aplicação. O estágio contou com o desenvolvimento de uma ferramenta para a instalação de software relativamente ao sistema de gestão de base de dados SqlServer2005, com o objectivo de automatizar e melhorar o processo de instalação de software para que houvesse uma diminuição dos tempos de resposta por parte da nossa equipa perante o cliente de negócio. A ferramenta foi elaborada seguindo todas as etapas de desenvolvimento de software impostas pelas metodologias da PTSI.
id RCAP_48a6cc983fe252972dc0c6641fa2091d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCEData WarehouseExtracçãoSuporte TécnicoBusiness IntelligenceCarregamento (ETL)No âmbito do Projecto de Engenharia Informática (PEI) surgiu a oportunidade de adquirir experiência e novos conhecimentos sobre ferramentas, tecnologias e metodologias do mundo empresarial, numa das maiores empresas de Sistemas de Informação a nível nacional, a Portugal Telecom – Sistemas de Informação S.A. (PTSI). O estágio foi efectuado na área de Suporte Técnico de Business Intelligence (BI) na qual estão inseridos os maiores projectos de BI do grupo PT. Neste departamento de suporte são efectuadas tarefas como as de identificar, analisar, acompanhar, resolver todos os incidentes e problemas que surjam no âmbito de uma aplicação de BI, a instalação de software correctivo e evolutivo nos ambientes de Qualidade e Produção bem como a implementação de novas ferramentas aplicacionais de modo a garantir a operacionalidade da área com vista a automatizar os nossos processos e a diminuir os tempos de resposta aos problemas/necessidades identificados em cada aplicação. O estágio contou com o desenvolvimento de uma ferramenta para a instalação de software relativamente ao sistema de gestão de base de dados SqlServer2005, com o objectivo de automatizar e melhorar o processo de instalação de software para que houvesse uma diminuição dos tempos de resposta por parte da nossa equipa perante o cliente de negócio. A ferramenta foi elaborada seguindo todas as etapas de desenvolvimento de software impostas pelas metodologias da PTSI.Moniz, LuísMachado, Carlos Jorge Cordeiro LeitãoRepositório da Universidade de LisboaFideles, Gonçalo Nuno Coelho2009-11-25T11:22:30Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:09:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
title GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
spellingShingle GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
Fideles, Gonçalo Nuno Coelho
Data Warehouse
Extracção
Suporte Técnico
Business Intelligence
Carregamento (ETL)
title_short GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
title_full GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
title_fullStr GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
title_full_unstemmed GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
title_sort GESTÃO E SUPORTE APLICACIONAL NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE
author Fideles, Gonçalo Nuno Coelho
author_facet Fideles, Gonçalo Nuno Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moniz, Luís
Machado, Carlos Jorge Cordeiro Leitão
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fideles, Gonçalo Nuno Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Data Warehouse
Extracção
Suporte Técnico
Business Intelligence
Carregamento (ETL)
topic Data Warehouse
Extracção
Suporte Técnico
Business Intelligence
Carregamento (ETL)
description No âmbito do Projecto de Engenharia Informática (PEI) surgiu a oportunidade de adquirir experiência e novos conhecimentos sobre ferramentas, tecnologias e metodologias do mundo empresarial, numa das maiores empresas de Sistemas de Informação a nível nacional, a Portugal Telecom – Sistemas de Informação S.A. (PTSI). O estágio foi efectuado na área de Suporte Técnico de Business Intelligence (BI) na qual estão inseridos os maiores projectos de BI do grupo PT. Neste departamento de suporte são efectuadas tarefas como as de identificar, analisar, acompanhar, resolver todos os incidentes e problemas que surjam no âmbito de uma aplicação de BI, a instalação de software correctivo e evolutivo nos ambientes de Qualidade e Produção bem como a implementação de novas ferramentas aplicacionais de modo a garantir a operacionalidade da área com vista a automatizar os nossos processos e a diminuir os tempos de resposta aos problemas/necessidades identificados em cada aplicação. O estágio contou com o desenvolvimento de uma ferramenta para a instalação de software relativamente ao sistema de gestão de base de dados SqlServer2005, com o objectivo de automatizar e melhorar o processo de instalação de software para que houvesse uma diminuição dos tempos de resposta por parte da nossa equipa perante o cliente de negócio. A ferramenta foi elaborada seguindo todas as etapas de desenvolvimento de software impostas pelas metodologias da PTSI.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-25T11:22:30Z
2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15234
url http://hdl.handle.net/10451/15234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303293811228672