Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Gabriela Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78094
Resumo: Relatório de estágio de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_55c07d28a4b60cfc20b7ed41755c4cc3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEBMulticultural picturebooks in the promotion of intercultural awareness and in the learning of English in the primary education1.º CEBConsciência interculturalHistóriasLíngua inglesaEnglish languageIntercultural awarenessPrimary educationStoriesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, e tem como propósito descrever e avaliar a implementação do projeto de investigação-ação intitulado Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB. Efetivamente, o seu objeto de estudo é a utilização da metodologia storytelling enquanto ferramenta de aprendizagem da Língua Inglesa e de abordagem ao conceito de educação intercultural. Neste contexto, tinha como principais objetivos perceber as perceções das crianças relativamente à aprendizagem da Língua Inglesa e à audição e leitura de histórias em Inglês; avaliar o uso de histórias como estratégia de envolvimento na aprendizagem da Língua Inglesa e no desenvolvimento de capacidades de interpretação do mundo e de relacionamento com o Outro; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem; avaliar o impacto da intervenção pedagógica na promoção de uma consciência intercultural. O projeto dividiu-se em três fases: na primeira, procedi à recolha de informação para um melhor conhecimento do contexto de intervenção e, posteriormente, para desenhar o projeto; na segunda fase implementei três sequências didáticas, com base na exploração de três histórias; e, numa última fase, fiz uma avaliação geral do projeto com base nos dados recolhidos na atividade final The letter. Com base na informação recolhida, concluo que esta é uma estratégia que motiva a aprendizagem do Inglês.This teaching training report was written within the Master in Teaching English for Primary School at the University of Minho and aims to describe and evaluate the action research project entitled Multicultural picturebooks in the promotion of intercultural awareness and in the learning of English in the primary education. In fact, it aims to evaluate the use of the storytelling methodology as a tool for English Language learning and as an approach to the concept of intercultural education. In this context, its objectives were identify children’s perceptions towards English language learning and the use of stories; assess the potential of storytelling in the involvement in the learning of the English language and in developing the ability to "read the world"; promote the competence “learning to learn” with a focus on self-regulation; assess the impact of pedagogical intervention in promoting intercultural awareness. The project was divided into three phases. In the first phase, I collected information for a better understanding of the intervention context and, later, the project design. In the second phase, I implemented three didactic sequences, based on the exploration of three stories. Lastly, in the third phase, I evaluated the project based on information collected from the activity The letter. Based on the information gathered, I conclude that this is a strategy that motivates the learning of English.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoOliveira, Joana Gabriela Silva20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78094por202992195info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:01.763615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
Multicultural picturebooks in the promotion of intercultural awareness and in the learning of English in the primary education
title Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
spellingShingle Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
Oliveira, Joana Gabriela Silva
1.º CEB
Consciência intercultural
Histórias
Língua inglesa
English language
Intercultural awareness
Primary education
Stories
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
title_full Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
title_fullStr Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
title_full_unstemmed Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
title_sort Multicultural picturebooks na promoção de uma consciência intercultural e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
author Oliveira, Joana Gabriela Silva
author_facet Oliveira, Joana Gabriela Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Gabriela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º CEB
Consciência intercultural
Histórias
Língua inglesa
English language
Intercultural awareness
Primary education
Stories
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º CEB
Consciência intercultural
Histórias
Língua inglesa
English language
Intercultural awareness
Primary education
Stories
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78094
url https://hdl.handle.net/1822/78094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202992195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133124880236544