Diversidade linguística e consciência metalinguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14610 |
Resumo: | O presente relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e teve como principal objetivo compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuem para o desenvolvimento da consciência metalinguística de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De forma a dar resposta aos objetivos estipulados e à questão de investigação delineada no início deste trabalho, desenvolveu-se um projeto de intervenção didática, intitulado A volta ao mundo em 5 poemas, em sete sessões, numa turma do 2.º ano de escolaridade de uma escola do concelho de Aveiro. Partindo de atividades de sensibilização à diversidade linguística, foram abordados conteúdos ao nível do conhecimento explícito da língua, nos planos fonológico, morfológico, das classes de palavras, lexical e semântico e no plano da representação gráfica e ortográfica. Utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, de tipo investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados foram a videogravação, a observação participante e as fichas de registo. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos se envolveram na realização das atividades de forma positiva, o que leva a considerar que o trabalho com diferentes línguas contribui para uma maior abertura e recetividade dos alunos a atividades de desenvolvimento da consciência metalinguística. Dito de outra forma, o trabalho realizado para este relatório com alunos do 2.º ano de escolaridade evidencia que as atividades de sensibilização à diversidade linguística promovem o desenvolvimento da consciência metalinguística, levando os alunos a desenvolverem a sua aprendizagem sobre as regras do funcionamento da língua, a desenvolverem a sua capacidade de reflexão sobre a mesma e, ainda, a desenvolverem conhecimentos e atitudes de respeito e valorização pela diversidade linguística existente. |
id |
RCAP_48ed06cf2bdc81f05c88cd047c6af9ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14610 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diversidade linguística e consciência metalinguísticaDiversidade linguísticaDesenvolvimento da linguagemEnsino básico 1º cicloConsciência metalinguísticaEnsino da gramáticaConhecimento explícitoO presente relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e teve como principal objetivo compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuem para o desenvolvimento da consciência metalinguística de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De forma a dar resposta aos objetivos estipulados e à questão de investigação delineada no início deste trabalho, desenvolveu-se um projeto de intervenção didática, intitulado A volta ao mundo em 5 poemas, em sete sessões, numa turma do 2.º ano de escolaridade de uma escola do concelho de Aveiro. Partindo de atividades de sensibilização à diversidade linguística, foram abordados conteúdos ao nível do conhecimento explícito da língua, nos planos fonológico, morfológico, das classes de palavras, lexical e semântico e no plano da representação gráfica e ortográfica. Utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, de tipo investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados foram a videogravação, a observação participante e as fichas de registo. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos se envolveram na realização das atividades de forma positiva, o que leva a considerar que o trabalho com diferentes línguas contribui para uma maior abertura e recetividade dos alunos a atividades de desenvolvimento da consciência metalinguística. Dito de outra forma, o trabalho realizado para este relatório com alunos do 2.º ano de escolaridade evidencia que as atividades de sensibilização à diversidade linguística promovem o desenvolvimento da consciência metalinguística, levando os alunos a desenvolverem a sua aprendizagem sobre as regras do funcionamento da língua, a desenvolverem a sua capacidade de reflexão sobre a mesma e, ainda, a desenvolverem conhecimentos e atitudes de respeito e valorização pela diversidade linguística existente.This Final Stage Report was developed as part of the courses: Supervised Teaching Practice and Seminar on Education Research and aimed to understand how activities to increase awareness of language diversity foster the growth of metalinguistic awareness, with pupils in the 1st cycle of Basic Education. In order to achieve the objectives and to answer the research question outlined at the beginning of this work, it was developed a didactic intervention project, called Around the world in 5 poems, implemented in seven sessions in a second grade class of the municipality of Aveiro. Starting with activities of linguistic diversity awareness, the project included aspects of explicit knowledge of the language at the phonological, morphological, lexical, semantic and graphic and orthographic dimensions of language. It was used a qualitative methodology, of action-research type with different methods and instruments for data collection: video-recording, participant observation and record sheet. The analysis of data was made by content analysis. In this way, data analysis allowed the conclusion that students were involved in carrying out the activities in a positive way, which leads to consider that the work with different languages contributes to greater openness and receptivity to activities of metalinguistic awareness. Put another way, the work carried out for this report with students of 2nd year of schooling shows that awareness-raising activities to promote linguistic diversity leads to the development of metalinguistic awareness of the pupils (to develop their learning about the rules of the language, to develop their capacity for reflection about the language, and to develop knowledge and attitudes of respect and appreciation for linguistic diversity).Universidade de Aveiro2015-09-03T09:06:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14610TID:201592240porDuarte, Sabrina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:44Zoai:ria.ua.pt:10773/14610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:09.648362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade linguística e consciência metalinguística |
title |
Diversidade linguística e consciência metalinguística |
spellingShingle |
Diversidade linguística e consciência metalinguística Duarte, Sabrina da Silva Diversidade linguística Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Consciência metalinguística Ensino da gramática Conhecimento explícito |
title_short |
Diversidade linguística e consciência metalinguística |
title_full |
Diversidade linguística e consciência metalinguística |
title_fullStr |
Diversidade linguística e consciência metalinguística |
title_full_unstemmed |
Diversidade linguística e consciência metalinguística |
title_sort |
Diversidade linguística e consciência metalinguística |
author |
Duarte, Sabrina da Silva |
author_facet |
Duarte, Sabrina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Sabrina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade linguística Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Consciência metalinguística Ensino da gramática Conhecimento explícito |
topic |
Diversidade linguística Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Consciência metalinguística Ensino da gramática Conhecimento explícito |
description |
O presente relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e teve como principal objetivo compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuem para o desenvolvimento da consciência metalinguística de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De forma a dar resposta aos objetivos estipulados e à questão de investigação delineada no início deste trabalho, desenvolveu-se um projeto de intervenção didática, intitulado A volta ao mundo em 5 poemas, em sete sessões, numa turma do 2.º ano de escolaridade de uma escola do concelho de Aveiro. Partindo de atividades de sensibilização à diversidade linguística, foram abordados conteúdos ao nível do conhecimento explícito da língua, nos planos fonológico, morfológico, das classes de palavras, lexical e semântico e no plano da representação gráfica e ortográfica. Utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, de tipo investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados foram a videogravação, a observação participante e as fichas de registo. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos se envolveram na realização das atividades de forma positiva, o que leva a considerar que o trabalho com diferentes línguas contribui para uma maior abertura e recetividade dos alunos a atividades de desenvolvimento da consciência metalinguística. Dito de outra forma, o trabalho realizado para este relatório com alunos do 2.º ano de escolaridade evidencia que as atividades de sensibilização à diversidade linguística promovem o desenvolvimento da consciência metalinguística, levando os alunos a desenvolverem a sua aprendizagem sobre as regras do funcionamento da língua, a desenvolverem a sua capacidade de reflexão sobre a mesma e, ainda, a desenvolverem conhecimentos e atitudes de respeito e valorização pela diversidade linguística existente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-03T09:06:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14610 TID:201592240 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14610 |
identifier_str_mv |
TID:201592240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137551694430208 |