Abordagem holística no marketing relacional em marcas de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Carolina Chaves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12110
Resumo: No atual contexto económico de crise, o mercado de luxo parece não sofrer com o que tem sucedido à sua volta, essencialmente porque os clientes de luxo possuem poder financeiro e conservam a sua ambição por luxo. No entanto, para manter relações de confiança com os clientes a longo prazo, é cada vez mais necessário que as marcas enveredem por uma orientação mais integrada e direcionada para o consumidor. Num mercado caracterizado por intensa concorrência não é suficiente apenas ter uma marca forte, é imprescindível acrescentar valor, e o marketing holístico e o marketing relacional podem contribuir para isso. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é avaliar se as marcas de luxo constituem um ambiente favorável para a aplicação de uma abordagem de marketing holístico, em geral, e de marketing relacional, em particular. Para o efeito procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamentação do tema e recorreu-se a um estudo exploratório qualitativo. O setor escolhido foi a Hotelaria de Luxo e a recolha de dados foi realizada por via da aplicação de uma entrevista a seis hotéis de luxo localizados em Portugal. Como metodologia para análise de dados deste estudo adotou-se uma abordagem qualitativa. Os resultados denotam que o mercado de luxo é mais complexo de gerir do que o mercado de bens comuns e realçam que as marcas de luxo privilegiam os conceitos inerentes à filosofia de marketing holístico e à filosofia de marketing relacional. Para além de esta dissertação contribuir para o desenvolvimento teórico do tema, também fornece linhas orientadoras para as marcas de luxo de outros setores implementarem este tipo de filosofias, evidenciando a sua pertinência e dispondo ainda de importantes considerações sobre a complexidade do mercado de luxo.
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