A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10395 |
Resumo: | Sendo a Estatística um tópico recente no Programa de Matemática do Ensino Básico considerou-se o seu estudo pertinente. O presente trabalho propõe-se analisar a qualidade e a correção científica do tópico relativo à Estatística nos manuais escolares da disciplina de Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para isso foi construído um instrumento de análise dos manuais escolares composto por três dimensões: atividades e estratégias de ensino-aprendizagem, informação facultada e rigor. Foram analisados três manuais escolares por cada ano de escolaridade, entre o 1.º e o 6.º ano. Após a análise dos manuais foi elaborado um capítulo respeitante a informação sobre três representações gráficas que poderia constar de um manual escolar. A metodologia de estudo adotada caracteriza-se como indutiva-exploratória e a técnica de recolha de dados baseou-se na análise documental. Com o presente estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos aos tópicos de Estatística quer de professores como de alunos. |
id |
RCAP_491774627fba5909c22359bf3f0811c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEBEnsino da matemáticaManuais escolares: Ensino básicoAvaliação da qualidadeEstatística matemáticaSendo a Estatística um tópico recente no Programa de Matemática do Ensino Básico considerou-se o seu estudo pertinente. O presente trabalho propõe-se analisar a qualidade e a correção científica do tópico relativo à Estatística nos manuais escolares da disciplina de Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para isso foi construído um instrumento de análise dos manuais escolares composto por três dimensões: atividades e estratégias de ensino-aprendizagem, informação facultada e rigor. Foram analisados três manuais escolares por cada ano de escolaridade, entre o 1.º e o 6.º ano. Após a análise dos manuais foi elaborado um capítulo respeitante a informação sobre três representações gráficas que poderia constar de um manual escolar. A metodologia de estudo adotada caracteriza-se como indutiva-exploratória e a técnica de recolha de dados baseou-se na análise documental. Com o presente estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos aos tópicos de Estatística quer de professores como de alunos.Being the statistic a recent topic in the elementary math program was felt its study relevant. The present work aims to evaluate the quality and the scientific quality of statistics topics in the textbooks of mathematics in the key stages one and two. For this study was built a tool to analysis the textbooks. That instrument consists in three dimensions: activities and strategies for teaching-learning, information and accuracy. Were analyzed three school textbooks for each year, between key stages one and two. After the review of textbooks was built a chapter containing concerning information that could appear on a school manual about three graphical representations. The methodology adopted for this study is characterized as inductive-exploratory and data collection technique was based on documentary analysis. The present study pretends to deep the knowledge about statistics topics in teachers and in students.Universidade de Aveiro2013-05-13T11:13:52Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10395porLiberato, Ana Jorge Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:11Zoai:ria.ua.pt:10773/10395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:00.628067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
title |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
spellingShingle |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB Liberato, Ana Jorge Fonseca Ensino da matemática Manuais escolares: Ensino básico Avaliação da qualidade Estatística matemática |
title_short |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
title_full |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
title_fullStr |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
title_full_unstemmed |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
title_sort |
A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
author |
Liberato, Ana Jorge Fonseca |
author_facet |
Liberato, Ana Jorge Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liberato, Ana Jorge Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Manuais escolares: Ensino básico Avaliação da qualidade Estatística matemática |
topic |
Ensino da matemática Manuais escolares: Ensino básico Avaliação da qualidade Estatística matemática |
description |
Sendo a Estatística um tópico recente no Programa de Matemática do Ensino Básico considerou-se o seu estudo pertinente. O presente trabalho propõe-se analisar a qualidade e a correção científica do tópico relativo à Estatística nos manuais escolares da disciplina de Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para isso foi construído um instrumento de análise dos manuais escolares composto por três dimensões: atividades e estratégias de ensino-aprendizagem, informação facultada e rigor. Foram analisados três manuais escolares por cada ano de escolaridade, entre o 1.º e o 6.º ano. Após a análise dos manuais foi elaborado um capítulo respeitante a informação sobre três representações gráficas que poderia constar de um manual escolar. A metodologia de estudo adotada caracteriza-se como indutiva-exploratória e a técnica de recolha de dados baseou-se na análise documental. Com o presente estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos aos tópicos de Estatística quer de professores como de alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-13T11:13:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10395 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137521567793152 |