A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liberato, Ana Jorge Fonseca
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10395
Resumo: Sendo a Estatística um tópico recente no Programa de Matemática do Ensino Básico considerou-se o seu estudo pertinente. O presente trabalho propõe-se analisar a qualidade e a correção científica do tópico relativo à Estatística nos manuais escolares da disciplina de Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para isso foi construído um instrumento de análise dos manuais escolares composto por três dimensões: atividades e estratégias de ensino-aprendizagem, informação facultada e rigor. Foram analisados três manuais escolares por cada ano de escolaridade, entre o 1.º e o 6.º ano. Após a análise dos manuais foi elaborado um capítulo respeitante a informação sobre três representações gráficas que poderia constar de um manual escolar. A metodologia de estudo adotada caracteriza-se como indutiva-exploratória e a técnica de recolha de dados baseou-se na análise documental. Com o presente estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos aos tópicos de Estatística quer de professores como de alunos.
id RCAP_491774627fba5909c22359bf3f0811c9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEBEnsino da matemáticaManuais escolares: Ensino básicoAvaliação da qualidadeEstatística matemáticaSendo a Estatística um tópico recente no Programa de Matemática do Ensino Básico considerou-se o seu estudo pertinente. O presente trabalho propõe-se analisar a qualidade e a correção científica do tópico relativo à Estatística nos manuais escolares da disciplina de Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para isso foi construído um instrumento de análise dos manuais escolares composto por três dimensões: atividades e estratégias de ensino-aprendizagem, informação facultada e rigor. Foram analisados três manuais escolares por cada ano de escolaridade, entre o 1.º e o 6.º ano. Após a análise dos manuais foi elaborado um capítulo respeitante a informação sobre três representações gráficas que poderia constar de um manual escolar. A metodologia de estudo adotada caracteriza-se como indutiva-exploratória e a técnica de recolha de dados baseou-se na análise documental. Com o presente estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos aos tópicos de Estatística quer de professores como de alunos.Being the statistic a recent topic in the elementary math program was felt its study relevant. The present work aims to evaluate the quality and the scientific quality of statistics topics in the textbooks of mathematics in the key stages one and two. For this study was built a tool to analysis the textbooks. That instrument consists in three dimensions: activities and strategies for teaching-learning, information and accuracy. Were analyzed three school textbooks for each year, between key stages one and two. After the review of textbooks was built a chapter containing concerning information that could appear on a school manual about three graphical representations. The methodology adopted for this study is characterized as inductive-exploratory and data collection technique was based on documentary analysis. The present study pretends to deep the knowledge about statistics topics in teachers and in students.Universidade de Aveiro2013-05-13T11:13:52Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10395porLiberato, Ana Jorge Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:11Zoai:ria.ua.pt:10773/10395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:00.628067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
title A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
spellingShingle A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
Liberato, Ana Jorge Fonseca
Ensino da matemática
Manuais escolares: Ensino básico
Avaliação da qualidade
Estatística matemática
title_short A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
title_full A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
title_fullStr A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
title_full_unstemmed A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
title_sort A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB
author Liberato, Ana Jorge Fonseca
author_facet Liberato, Ana Jorge Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liberato, Ana Jorge Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Manuais escolares: Ensino básico
Avaliação da qualidade
Estatística matemática
topic Ensino da matemática
Manuais escolares: Ensino básico
Avaliação da qualidade
Estatística matemática
description Sendo a Estatística um tópico recente no Programa de Matemática do Ensino Básico considerou-se o seu estudo pertinente. O presente trabalho propõe-se analisar a qualidade e a correção científica do tópico relativo à Estatística nos manuais escolares da disciplina de Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para isso foi construído um instrumento de análise dos manuais escolares composto por três dimensões: atividades e estratégias de ensino-aprendizagem, informação facultada e rigor. Foram analisados três manuais escolares por cada ano de escolaridade, entre o 1.º e o 6.º ano. Após a análise dos manuais foi elaborado um capítulo respeitante a informação sobre três representações gráficas que poderia constar de um manual escolar. A metodologia de estudo adotada caracteriza-se como indutiva-exploratória e a técnica de recolha de dados baseou-se na análise documental. Com o presente estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos aos tópicos de Estatística quer de professores como de alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-13T11:13:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10395
url http://hdl.handle.net/10773/10395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521567793152