O diagrama de caule-e-folhas nos manuais escolares dos 1º e 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Catarina Silva da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10394
Resumo: Um dos tópicos inseridos no Programa de Matemática do Ensino Básico é o diagrama de caule-e-folhas, fazendo parte do tema de Organização e Tratamento de Dados. Sendo este um tópico matemático relativamente novo em termos educativos, importa informar os docentes e todos aqueles que outrora não tiveram contacto com esta representação gráfica. Como forma de facilitar o contacto com a informação necessário, criou-se um capítulo de apoio destinado ao diagrama de caule-e-folhas – a sua construção, exploração e comparação com outras representações gráficas. Antes da criação deste capítulo, propôs-se a análise de manuais escolares dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, correspondendo do 3º ao 6º anos de escolaridade. Esta análise foi orientada por instrumentos de avaliação compostos por três dimensões: uma dimensão relativa às atividades e estratégias de ensino e aprendizagem dos alunos; a segunda dimensão referente à informação facultada sobre o tópico matemático nos manuais escolares; e a terceira dimensão respeitante ao rigor linguístico, concetual e científico verificado no tópico. Com base nas conclusões tiradas após a análise de manuais, foram criadas duas propostas didáticas, uma para cada ciclo de ensino. A metodologia adotada para esta investigação caracteriza-se por ser indutiva e exploratória, pois não assenta em hipóteses prévias e faz uso da exploração de recursos, com vista ao seu melhoramento e/ou desenvolvimento. A análise documental verifica-se pela análise dos manuais. Pretende-se com este estudo, aprofundar os conhecimentos acerca do tópico matemático e fazer dele uma base de apoio para professores que se interessem por uma melhor prática docente.
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