Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3877 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
id |
RCAP_4950f9cb9fcba6c1bb9eacd09909467c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/3877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexiaDislexiaPerceção dos professoresLeituraResposta educativaDyslexiaTeachers’ perceptionReadingEducational supportDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem específicas com mais expressão nas nossas escolas. Neste sentido, dadas as implicações que as dificuldades advindas desta problemática têm no desenvolvimento e aprendizagem da criança, considerou-se pertinente centrar a presente investigação nesta temática. Para tal averiguou-se a perceção dos professores de Educação Especial, do distrito de Leiria, abrangidos pela Direção Regional de Educação do Centro, relativamente à eficácia dos apoios educativos prestados no âmbito da Educação Especial a alunos sinalizados com dislexia. A delimitação do estudo prendeu-se com a importância que uma intervenção eficaz assume para a melhoria das competências leitoras das crianças com dislexia. Procurou ainda contrastar as conceções dos docentes com o que a literatura tem evidenciado ser fundamental para uma adequada resposta educativa às crianças sinalizadas por dislexia. Os resultados encontrados permitem concluir que as perceções dos docentes apresentam incongruências face ao que os estudos postulam como premissas para que os apoios educativos a estes alunos sejam eficazes.Dyslexia is one of the specific learning disabilities with more expression in our schools. In this sense, aware of the implications that the difficulties arising from this issue have on the child development and learning, we considered relevant to focus our research on this topic. Therefore we investigated the perceptions of Special Education teachers, in the district of Leiria, covered by the Regional Education Center, concerning the efficacy of the educational supports provided by the Special Education for pupils referred by dyslexia. Our study aims at highlight the importance of an effective intervention for enhancing the reading skills of the dyslexic children. The contrast of teachers’ conceptions with literature review became essential for an appropriated educational response to children identified with dyslexia. Results allow us to conclude that teachers’ perceptions show several incongruence facing what the studies postulate as premises to an effective educational support for these pupils.[s.n.]Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVicente, Olga Pereira2013-07-12T07:31:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:45.597702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia |
title |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia |
spellingShingle |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia Vicente, Olga Pereira Dislexia Perceção dos professores Leitura Resposta educativa Dyslexia Teachers’ perception Reading Educational support |
title_short |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia |
title_full |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia |
title_fullStr |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia |
title_full_unstemmed |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia |
title_sort |
Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia |
author |
Vicente, Olga Pereira |
author_facet |
Vicente, Olga Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marinho, Susana Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Olga Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Perceção dos professores Leitura Resposta educativa Dyslexia Teachers’ perception Reading Educational support |
topic |
Dislexia Perceção dos professores Leitura Resposta educativa Dyslexia Teachers’ perception Reading Educational support |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-12T07:31:29Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/3877 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/3877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130273225375744 |