Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10764 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral a compreensão e a reflexão sobre o modo como a supervisão pedagógica em formação inicial, influencia o percurso de desenvolvimento profissional dos educadores cooperantes, em torno da sua prática pedagógica. A intenção de dar “voz” às educadoras cooperantes, relativamente ao processo de supervisão pedagógica, emerge da reflexão que temos vindo a desenvolver no desempenho das funções de educadora cooperante da Universidade de Évora. A partir desta problemática, a metodologia utilizada foi a de inquérito por entrevista, realizada a dez cooperantes da Universidade de Évora, no ano letivo 2011/2012, em que exerciam funções de educadoras cooperantes no Mestrado em educação pré-escolar O estudo evidência a importância que os educadores cooperantes atribuem ao papel que exercem de supervisores, assim como à sua formação contínua. Evidencia ainda as abordagens reflexivas e colaborativas de todo o processo que potenciam o desenvolvimento profissional e as mudanças das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam também a satisfação e o apoio que sentem por parte dos docentes da Universidade, ainda que não considerem que exista uma colaboração, em termos organizacionais, entre esta parceria; ### ABSTRACT: TO BE A COOPERATING EDUCATOR: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT The main aim of this study is the understanding and reflection, on the way how pedagogical supervision in the initial training, affects cooperating educators professional development course ,around their pedagogical practice. The purpose of giving "voice" to cooperating educators, in what concerns the process of pedagogical supervision, emerges from the reflection that we have been developing in the performance of cooperating educator functions at the University of Évora. Based on this issue, the methodology used was the survey interview, conducted to ten cooperating educators at the University of Évora, in 2011/2012 academic year, in which they had cooperating educators functions, by teaching Master in preschool education students. The study highlights the importance that the cooperating educators give to their role of supervisors, as well as to its continuous training. It shows us how they value the reflective and collaborative approaches in all the process that intensifies the professional development and the assumption of change in their teaching practices. The results also show the satisfaction and support they had from the teachers, though, they do not consider the existence of cooperation, at the organizational level between this partnerships. |
id |
RCAP_496099be1ddf6055e9da6ef2f59d73ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10764 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissionalSupervisão pedagógica na formação inicialDesenvolvimento profissionalColaboraçãoReflexãoMudança das práticasEste estudo tem como objetivo geral a compreensão e a reflexão sobre o modo como a supervisão pedagógica em formação inicial, influencia o percurso de desenvolvimento profissional dos educadores cooperantes, em torno da sua prática pedagógica. A intenção de dar “voz” às educadoras cooperantes, relativamente ao processo de supervisão pedagógica, emerge da reflexão que temos vindo a desenvolver no desempenho das funções de educadora cooperante da Universidade de Évora. A partir desta problemática, a metodologia utilizada foi a de inquérito por entrevista, realizada a dez cooperantes da Universidade de Évora, no ano letivo 2011/2012, em que exerciam funções de educadoras cooperantes no Mestrado em educação pré-escolar O estudo evidência a importância que os educadores cooperantes atribuem ao papel que exercem de supervisores, assim como à sua formação contínua. Evidencia ainda as abordagens reflexivas e colaborativas de todo o processo que potenciam o desenvolvimento profissional e as mudanças das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam também a satisfação e o apoio que sentem por parte dos docentes da Universidade, ainda que não considerem que exista uma colaboração, em termos organizacionais, entre esta parceria; ### ABSTRACT: TO BE A COOPERATING EDUCATOR: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT The main aim of this study is the understanding and reflection, on the way how pedagogical supervision in the initial training, affects cooperating educators professional development course ,around their pedagogical practice. The purpose of giving "voice" to cooperating educators, in what concerns the process of pedagogical supervision, emerges from the reflection that we have been developing in the performance of cooperating educator functions at the University of Évora. Based on this issue, the methodology used was the survey interview, conducted to ten cooperating educators at the University of Évora, in 2011/2012 academic year, in which they had cooperating educators functions, by teaching Master in preschool education students. The study highlights the importance that the cooperating educators give to their role of supervisors, as well as to its continuous training. It shows us how they value the reflective and collaborative approaches in all the process that intensifies the professional development and the assumption of change in their teaching practices. The results also show the satisfaction and support they had from the teachers, though, they do not consider the existence of cooperation, at the organizational level between this partnerships.Universidade de Évora2014-02-20T10:26:46Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10764http://hdl.handle.net/10174/10764TID:201233134porpaulapastaneira@iol.com229Pastaneira, Paula Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:36.013487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional |
title |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional Pastaneira, Paula Alexandra Supervisão pedagógica na formação inicial Desenvolvimento profissional Colaboração Reflexão Mudança das práticas |
title_short |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional |
title_full |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional |
title_sort |
Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional |
author |
Pastaneira, Paula Alexandra |
author_facet |
Pastaneira, Paula Alexandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastaneira, Paula Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica na formação inicial Desenvolvimento profissional Colaboração Reflexão Mudança das práticas |
topic |
Supervisão pedagógica na formação inicial Desenvolvimento profissional Colaboração Reflexão Mudança das práticas |
description |
Este estudo tem como objetivo geral a compreensão e a reflexão sobre o modo como a supervisão pedagógica em formação inicial, influencia o percurso de desenvolvimento profissional dos educadores cooperantes, em torno da sua prática pedagógica. A intenção de dar “voz” às educadoras cooperantes, relativamente ao processo de supervisão pedagógica, emerge da reflexão que temos vindo a desenvolver no desempenho das funções de educadora cooperante da Universidade de Évora. A partir desta problemática, a metodologia utilizada foi a de inquérito por entrevista, realizada a dez cooperantes da Universidade de Évora, no ano letivo 2011/2012, em que exerciam funções de educadoras cooperantes no Mestrado em educação pré-escolar O estudo evidência a importância que os educadores cooperantes atribuem ao papel que exercem de supervisores, assim como à sua formação contínua. Evidencia ainda as abordagens reflexivas e colaborativas de todo o processo que potenciam o desenvolvimento profissional e as mudanças das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam também a satisfação e o apoio que sentem por parte dos docentes da Universidade, ainda que não considerem que exista uma colaboração, em termos organizacionais, entre esta parceria; ### ABSTRACT: TO BE A COOPERATING EDUCATOR: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT The main aim of this study is the understanding and reflection, on the way how pedagogical supervision in the initial training, affects cooperating educators professional development course ,around their pedagogical practice. The purpose of giving "voice" to cooperating educators, in what concerns the process of pedagogical supervision, emerges from the reflection that we have been developing in the performance of cooperating educator functions at the University of Évora. Based on this issue, the methodology used was the survey interview, conducted to ten cooperating educators at the University of Évora, in 2011/2012 academic year, in which they had cooperating educators functions, by teaching Master in preschool education students. The study highlights the importance that the cooperating educators give to their role of supervisors, as well as to its continuous training. It shows us how they value the reflective and collaborative approaches in all the process that intensifies the professional development and the assumption of change in their teaching practices. The results also show the satisfaction and support they had from the teachers, though, they do not consider the existence of cooperation, at the organizational level between this partnerships. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-20T10:26:46Z 2014-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10764 http://hdl.handle.net/10174/10764 TID:201233134 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10764 |
identifier_str_mv |
TID:201233134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
paulapastaneira@iol.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136530514575360 |