Perceções dos Técnicos de Reinserção Social sobre o impacto da Justiça Restaurativa na (re)educação de jovens delinquentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/28982 |
Resumo: | A presente dissertação procurou compreender qual o impacto da Justiça Restaurativa, percecionado pelos técnicos tutores dos Centros Educativos, na (re) socialização de jovens delinquentes, através dos seguintes objetivos de investigação: 1) Descrever a experiência, do ponto de vista do técnico, pela qual o jovem passa desde a entrada no centro educativo até à sua reintegração social; 2) Explorar a perceção dos técnicos acerca dos eventuais benefícios da integração dos jovens no modelo de justiça restaurativa; 3) Refletir acerca da possibilidade de implementação do modelo de justiça restaurativa no âmbito da delinquência juvenil; 4) Entender de que forma o modelo de justiça restaurativa poderá impactar a intervenção do técnico com o jovem. Para responder aos objetivos, optou-se pela metodologia qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada para explorar as perceções de quatro técnicos tutores de jovens a cumprir medidas de internamento em dois centros educativos. Da análise dos seus discursos apurou-se que, muito embora a justiça restaurativa não seja aplicada a casos de delinquência juvenil em Portugal, a maior parte dos técnicos considera este modelo vantajoso nomeadamente pelo facto de atribuir ao jovem uma instância para reparar o dano junto da vítima, encerrando o processo interventivo e potenciando a sua ressocialização. |
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Perceções dos Técnicos de Reinserção Social sobre o impacto da Justiça Restaurativa na (re)educação de jovens delinquentesDelinquência juvenilLei tutelar educativaCentro educativoJustiça restaurativaRessocializaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente dissertação procurou compreender qual o impacto da Justiça Restaurativa, percecionado pelos técnicos tutores dos Centros Educativos, na (re) socialização de jovens delinquentes, através dos seguintes objetivos de investigação: 1) Descrever a experiência, do ponto de vista do técnico, pela qual o jovem passa desde a entrada no centro educativo até à sua reintegração social; 2) Explorar a perceção dos técnicos acerca dos eventuais benefícios da integração dos jovens no modelo de justiça restaurativa; 3) Refletir acerca da possibilidade de implementação do modelo de justiça restaurativa no âmbito da delinquência juvenil; 4) Entender de que forma o modelo de justiça restaurativa poderá impactar a intervenção do técnico com o jovem. Para responder aos objetivos, optou-se pela metodologia qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada para explorar as perceções de quatro técnicos tutores de jovens a cumprir medidas de internamento em dois centros educativos. Da análise dos seus discursos apurou-se que, muito embora a justiça restaurativa não seja aplicada a casos de delinquência juvenil em Portugal, a maior parte dos técnicos considera este modelo vantajoso nomeadamente pelo facto de atribuir ao jovem uma instância para reparar o dano junto da vítima, encerrando o processo interventivo e potenciando a sua ressocialização.The present dissertation sought to understand the impact of Restorative Justice, perceived by the social workers of the Educational Centers, in the (re)socialization of young offenders, through the following research objectives: 1) To describe the experience, from the social worker's point of view, through what the young person goes through from entering the educational center to their social reintegration; 2) Explore the social workers's perception of the possible benefits of integrating young people into the restorative justice model; 3) Reflect on the feasible implementation of the restorative justice model in the context of juvenile delinquency; 4) Understand how the restorative justice model impacts the social workers's intervention with the young person. In order to respond to the objectives, a qualitative methodology was chosen using a semi-structured interview to explore the perceptions of four social workers's who tutor young people who are carrying out confinement measures in two educational centers. From the analysis of their speeches, it was found that, although restorative justice is not applied to cases of juvenile delinquency in Portugal, most social workers consider this model advantageous, namely because of the fact that it gives the young person an opportunity to repair the damage with the victim, ending the intervention process and enhancing their resocialization.Fernandes, Teresa de Jesus PretoBiblioteca Digital do IPBVaqueiro, Cristiana Daniela Ramos2023-12-19T12:14:09Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28982TID:203377125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:16:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:07.269388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação procurou compreender qual o impacto da Justiça Restaurativa, percecionado pelos técnicos tutores dos Centros Educativos, na (re) socialização de jovens delinquentes, através dos seguintes objetivos de investigação: 1) Descrever a experiência, do ponto de vista do técnico, pela qual o jovem passa desde a entrada no centro educativo até à sua reintegração social; 2) Explorar a perceção dos técnicos acerca dos eventuais benefícios da integração dos jovens no modelo de justiça restaurativa; 3) Refletir acerca da possibilidade de implementação do modelo de justiça restaurativa no âmbito da delinquência juvenil; 4) Entender de que forma o modelo de justiça restaurativa poderá impactar a intervenção do técnico com o jovem. Para responder aos objetivos, optou-se pela metodologia qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada para explorar as perceções de quatro técnicos tutores de jovens a cumprir medidas de internamento em dois centros educativos. Da análise dos seus discursos apurou-se que, muito embora a justiça restaurativa não seja aplicada a casos de delinquência juvenil em Portugal, a maior parte dos técnicos considera este modelo vantajoso nomeadamente pelo facto de atribuir ao jovem uma instância para reparar o dano junto da vítima, encerrando o processo interventivo e potenciando a sua ressocialização. |
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