Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lian, Huan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19627
Resumo: Com o contínuo aumento da cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, nos últimos anos, tem se generalizado na China o reconhecimento da necessidade de, além de aprender a língua portuguesa, desenvolver a competência comunicativa da língua portuguesa no âmbito da área profissional de negócios. Para corresponder às necessidades do mercado de trabalho luso-chinês e dos alunos que querem adquirir capacidades para atuar em situações-alvo de forma bem-sucedida, salienta-se a importância do desenvolvimento do ensino do português de negócios na China. O presente trabalho tem como objetivos principais compreender e dar um contributo para o ensino do português de negócio, baseando-se no aprofundamento teórico do ensino de línguas para fins específicos e nas abordagens e métodos usados no desenho de um curso para esta área. Sublinha-se, ainda, a relevância das necessidades do público-alvo e o uso da abordagem comunicativa e das instruções baseadas em tarefas e conteúdos no ensino do português de negócios, que se destinam a desenvolver a competência comunicativa e intercultural dos alunos em situações-alvo da vida real. Além de dar a conhecer as características e os princípios do ensino de português de negócios, apresenta-se, também, uma proposta didática com referência aos temas programáticos e uma sequência didática de duas aulas de um tema, com o objetivo de satisfazer as necessidades atuais da língua portuguesa de negócios na China.
id RCAP_49b0787c7490b257e2a102b3cc227c73
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de NegóciosPortuguês como Língua EstrangeiraTeaching PortugueseAlunos ChinesesPortuguês de NegóciosLíngua Estrangeira para Fins EspecíficosChinese StudentsLanguage for Specific PurposesBusiness PortugueseDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasCom o contínuo aumento da cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, nos últimos anos, tem se generalizado na China o reconhecimento da necessidade de, além de aprender a língua portuguesa, desenvolver a competência comunicativa da língua portuguesa no âmbito da área profissional de negócios. Para corresponder às necessidades do mercado de trabalho luso-chinês e dos alunos que querem adquirir capacidades para atuar em situações-alvo de forma bem-sucedida, salienta-se a importância do desenvolvimento do ensino do português de negócios na China. O presente trabalho tem como objetivos principais compreender e dar um contributo para o ensino do português de negócio, baseando-se no aprofundamento teórico do ensino de línguas para fins específicos e nas abordagens e métodos usados no desenho de um curso para esta área. Sublinha-se, ainda, a relevância das necessidades do público-alvo e o uso da abordagem comunicativa e das instruções baseadas em tarefas e conteúdos no ensino do português de negócios, que se destinam a desenvolver a competência comunicativa e intercultural dos alunos em situações-alvo da vida real. Além de dar a conhecer as características e os princípios do ensino de português de negócios, apresenta-se, também, uma proposta didática com referência aos temas programáticos e uma sequência didática de duas aulas de um tema, com o objetivo de satisfazer as necessidades atuais da língua portuguesa de negócios na China.With the continuing increase in economic and trade cooperation between China and Portuguese-speaking countries in recent years, recognition of the need for developing the Portuguese communication skills, in addition to the Portuguese language learning, has been growing rapidly within the business and trade area. To meet the demand of luso-chinese labor market and the need of students who want to perform successfully with necessary skills in job-related communicative situations, it has highlighted the importance of developing the business Portuguese teaching in China. This thesis has a main object to understand how to teach business Portuguese and make a contribution to the teaching of business Portuguese. It is based on both the theoretical study of language teaching for specific purposes and the approaches and methods used in the syllabus design. It has underlined the importance of needs analysis of the target students, the usage of communicative language teaching approach, the task-based language teaching and text-based instruction in business Portuguese teaching process which aims to improve communicative and intercultural competence of students in real-life situations. Besides the research on the characteristics, the principles and the practical approaches to the teaching of business Portuguese, this thesis has included a presentation of ten suggested topics with one teaching plan attached for one of the topics to best demonstrate the idea of this paper, which is aiming at helping the business Portuguese teaching to meet the current Portuguese communication needs of the business service industry in China.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNLian, Huan2016-12-20T11:26:57Z2016-09-202016-07-062016-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19627TID:201256312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:32Zoai:run.unl.pt:10362/19627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:35.152260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
title Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
spellingShingle Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
Lian, Huan
Português como Língua Estrangeira
Teaching Portuguese
Alunos Chineses
Português de Negócios
Língua Estrangeira para Fins Específicos
Chinese Students
Language for Specific Purposes
Business Portuguese
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
title_full Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
title_fullStr Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
title_full_unstemmed Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
title_sort Teoria e Aplicação da Língua Portuguesa na Categoria de Negócios
author Lian, Huan
author_facet Lian, Huan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lian, Huan
dc.subject.por.fl_str_mv Português como Língua Estrangeira
Teaching Portuguese
Alunos Chineses
Português de Negócios
Língua Estrangeira para Fins Específicos
Chinese Students
Language for Specific Purposes
Business Portuguese
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Português como Língua Estrangeira
Teaching Portuguese
Alunos Chineses
Português de Negócios
Língua Estrangeira para Fins Específicos
Chinese Students
Language for Specific Purposes
Business Portuguese
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Com o contínuo aumento da cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, nos últimos anos, tem se generalizado na China o reconhecimento da necessidade de, além de aprender a língua portuguesa, desenvolver a competência comunicativa da língua portuguesa no âmbito da área profissional de negócios. Para corresponder às necessidades do mercado de trabalho luso-chinês e dos alunos que querem adquirir capacidades para atuar em situações-alvo de forma bem-sucedida, salienta-se a importância do desenvolvimento do ensino do português de negócios na China. O presente trabalho tem como objetivos principais compreender e dar um contributo para o ensino do português de negócio, baseando-se no aprofundamento teórico do ensino de línguas para fins específicos e nas abordagens e métodos usados no desenho de um curso para esta área. Sublinha-se, ainda, a relevância das necessidades do público-alvo e o uso da abordagem comunicativa e das instruções baseadas em tarefas e conteúdos no ensino do português de negócios, que se destinam a desenvolver a competência comunicativa e intercultural dos alunos em situações-alvo da vida real. Além de dar a conhecer as características e os princípios do ensino de português de negócios, apresenta-se, também, uma proposta didática com referência aos temas programáticos e uma sequência didática de duas aulas de um tema, com o objetivo de satisfazer as necessidades atuais da língua portuguesa de negócios na China.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20T11:26:57Z
2016-09-20
2016-07-06
2016-09-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19627
TID:201256312
url http://hdl.handle.net/10362/19627
identifier_str_mv TID:201256312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137887304810496