A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaiolo, Luis Gustavo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244330
Resumo: Nos últimos 10 anos observa-se um “boom” no ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) tanto no Brasil como em outros países Rocha (2019) impulsionados por movimentos políticos, econômicos, sociais e globais. Mais especificamente nos últimos 30 anos, vemos a emergência da consolidação da área de Português como Língua Estrangeira (PLE) que possibilitou a criação de cursos em instituições universitárias, bem como a criação da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE), em 1990; e a criação do exame de proficiência CELPE-Bras, de 1993 a 1998. Sendo assim, o ensino de PLE atinge contextos para além de Estados Unidos e Europa, atingindo países asiáticos como China e Coreia do Sul. Nesse sentido, em 2007 e 2011 a Universidade Estadual Paulista – UNESP assina um acordo bilateral com duas universidades chinesas, possibilitando a vinda de alunos chineses para o curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras – Câmpus Araraquara. Desta forma, a presente pesquisa se propõe analisar como esses alunos chineses em situação de imersão (re)constroem as suas identidades (inter)culturais na aprendizagem de PLE. Temos como objetivos específicos A) Verificar no processo de aprendizagem de PLE dos chineses como tem se dado a relação língua e (inter)cultura por meio de análise documental do curso de Letras na China e em cursos de imersão no Brasil. B) Analisar a construção e reconstrução da identidade entre língua e (inter)cultura na aprendizagem de PLE por chineses em situação de imersão no Brasil, verificando no questionário aplicado o discurso veiculado pelos alunos. C) Desenvolver e construir gestos de leituras interpretativos na comparação dos dados entre os documentos e os questionários analisados sobre a questão da (re)construção da identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE por chineses. Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, e o corpus está constituído por questionários tanto com os alunos quanto com os professores e análises documentais (material didático utilizado no processo de ensino e aprendizagem de PLE), tendo como base para realizar as análises o conceito de memória discursiva, apresentado por Pêcheux (1999). Observamos que os alunos chineses possuíam uma identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE na China e que ao chegar no Brasil foi se modificando para um lado positivo, relacionado às questões culturais do Brasil, como por exemplo, algumas quebras de estereótipos.
id UNSP_1a33a4474d5ef38da4b7f4950a31d5e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244330
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeiraThe (inter)cultural identity of Chinese students in learning Portuguese as a foreign languageIdentidade InterculturalAlunos ChinesesPortuguês Língua EstrangeiraIntercultural IdentityChinese StudentsPortuguese Foreign LanguageNos últimos 10 anos observa-se um “boom” no ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) tanto no Brasil como em outros países Rocha (2019) impulsionados por movimentos políticos, econômicos, sociais e globais. Mais especificamente nos últimos 30 anos, vemos a emergência da consolidação da área de Português como Língua Estrangeira (PLE) que possibilitou a criação de cursos em instituições universitárias, bem como a criação da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE), em 1990; e a criação do exame de proficiência CELPE-Bras, de 1993 a 1998. Sendo assim, o ensino de PLE atinge contextos para além de Estados Unidos e Europa, atingindo países asiáticos como China e Coreia do Sul. Nesse sentido, em 2007 e 2011 a Universidade Estadual Paulista – UNESP assina um acordo bilateral com duas universidades chinesas, possibilitando a vinda de alunos chineses para o curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras – Câmpus Araraquara. Desta forma, a presente pesquisa se propõe analisar como esses alunos chineses em situação de imersão (re)constroem as suas identidades (inter)culturais na aprendizagem de PLE. Temos como objetivos específicos A) Verificar no processo de aprendizagem de PLE dos chineses como tem se dado a relação língua e (inter)cultura por meio de análise documental do curso de Letras na China e em cursos de imersão no Brasil. B) Analisar a construção e reconstrução da identidade entre língua e (inter)cultura na aprendizagem de PLE por chineses em situação de imersão no Brasil, verificando no questionário aplicado o discurso veiculado pelos alunos. C) Desenvolver e construir gestos de leituras interpretativos na comparação dos dados entre os documentos e os questionários analisados sobre a questão da (re)construção da identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE por chineses. Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, e o corpus está constituído por questionários tanto com os alunos quanto com os professores e análises documentais (material didático utilizado no processo de ensino e aprendizagem de PLE), tendo como base para realizar as análises o conceito de memória discursiva, apresentado por Pêcheux (1999). Observamos que os alunos chineses possuíam uma identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE na China e que ao chegar no Brasil foi se modificando para um lado positivo, relacionado às questões culturais do Brasil, como por exemplo, algumas quebras de estereótipos.In the last 10 years we can observe a “boom” in the teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language (PLE) both in Brazil and in other countries Rocha (2019) driven by political, economic, social, and global movements. More specifically, in the last 30 years, we see the emergence of the consolidation of the area of Portuguese as a Foreign Language (PFL), which enabled the creation of courses in university institutions, as well as the creation of the “Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira” (SIPLE), in 1990; and the creation of CELPE-Bras proficiency exam, from 1993 to 1998. Therefore, the teaching of PFL reaches contexts beyond the United States and Europe, reaching Asian countries such as China and South Korea. Due to that, in 2007 and 2011, Universidade Estadual Paulista – UNESP signed a bilateral agreement with two Chinese universities, allowing Chinese students to attend the Letters course at the Faculty of Sciences and Letters – Campus Araraquara. In this way, the present research proposes to analyze how these Chinese students in an immersion situation (re)construct their (inter)cultural identities in the learning of PFL. Our specific objectives are A) To verify in the Chinese PFL learning process how the relationship between language and (inter)culture has taken place through documental analysis of the Languages course in China and in immersion courses in Brazil. B) To analyze the construction and reconstruction of the identity between language and (inter)culture in the learning of PFL by Chinese students in an immersion situation in Brazil, verifying in the applied questionnaire the speech conveyed by the students. C) Develop and build interpretative reading gestures in the comparison of data between the documents and questionnaires analyzed on the issue of (re)construction of (inter)cultural identity in PFL by Chinese students. Methodologically, it will be qualitative-interpretative research, and the corpus will consist of questionnaires with both students and teachers and document analysis (didactic material used in the teaching and learning process of PFL), having as a basis to conduct the analyzes the concept of discursive memory, presented by Pêcheux (1999). We observed that Chinese students had an (inter)cultural identity in learning PFL in China and that when they arrived in Brazil, they changed to a positive side, related to cultural issues in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomaiolo, Luis Gustavo2023-07-03T19:05:18Z2023-07-03T19:05:18Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24433033004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:55:36.208933Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
The (inter)cultural identity of Chinese students in learning Portuguese as a foreign language
title A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
spellingShingle A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
Tomaiolo, Luis Gustavo
Identidade Intercultural
Alunos Chineses
Português Língua Estrangeira
Intercultural Identity
Chinese Students
Portuguese Foreign Language
title_short A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
title_full A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
title_fullStr A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
title_full_unstemmed A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
title_sort A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
author Tomaiolo, Luis Gustavo
author_facet Tomaiolo, Luis Gustavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaiolo, Luis Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Intercultural
Alunos Chineses
Português Língua Estrangeira
Intercultural Identity
Chinese Students
Portuguese Foreign Language
topic Identidade Intercultural
Alunos Chineses
Português Língua Estrangeira
Intercultural Identity
Chinese Students
Portuguese Foreign Language
description Nos últimos 10 anos observa-se um “boom” no ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) tanto no Brasil como em outros países Rocha (2019) impulsionados por movimentos políticos, econômicos, sociais e globais. Mais especificamente nos últimos 30 anos, vemos a emergência da consolidação da área de Português como Língua Estrangeira (PLE) que possibilitou a criação de cursos em instituições universitárias, bem como a criação da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE), em 1990; e a criação do exame de proficiência CELPE-Bras, de 1993 a 1998. Sendo assim, o ensino de PLE atinge contextos para além de Estados Unidos e Europa, atingindo países asiáticos como China e Coreia do Sul. Nesse sentido, em 2007 e 2011 a Universidade Estadual Paulista – UNESP assina um acordo bilateral com duas universidades chinesas, possibilitando a vinda de alunos chineses para o curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras – Câmpus Araraquara. Desta forma, a presente pesquisa se propõe analisar como esses alunos chineses em situação de imersão (re)constroem as suas identidades (inter)culturais na aprendizagem de PLE. Temos como objetivos específicos A) Verificar no processo de aprendizagem de PLE dos chineses como tem se dado a relação língua e (inter)cultura por meio de análise documental do curso de Letras na China e em cursos de imersão no Brasil. B) Analisar a construção e reconstrução da identidade entre língua e (inter)cultura na aprendizagem de PLE por chineses em situação de imersão no Brasil, verificando no questionário aplicado o discurso veiculado pelos alunos. C) Desenvolver e construir gestos de leituras interpretativos na comparação dos dados entre os documentos e os questionários analisados sobre a questão da (re)construção da identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE por chineses. Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, e o corpus está constituído por questionários tanto com os alunos quanto com os professores e análises documentais (material didático utilizado no processo de ensino e aprendizagem de PLE), tendo como base para realizar as análises o conceito de memória discursiva, apresentado por Pêcheux (1999). Observamos que os alunos chineses possuíam uma identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE na China e que ao chegar no Brasil foi se modificando para um lado positivo, relacionado às questões culturais do Brasil, como por exemplo, algumas quebras de estereótipos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-03T19:05:18Z
2023-07-03T19:05:18Z
2023-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244330
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/244330
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128875844075520