Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Martinez, Lis Yana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Ricardo Cortez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/4d43-pw41
Resumo: Este artigo trata da construção de grupos com base em uma micro-­sociologia. A ideia é analisar elementos de um grupo por meio de valores compartilhados, disputas internas, bode expiatório e ressignificações da cultura. Esse grupo em questão é o que denominamos como speedrunners, que utilizam jogos para evidenciar a habilidade de seus membros por meio do isolamento dos outros elementos que compõem a obra videointerativa. Assim, é ressignificada a teoria videointerativa na medida em que se põe em discussão a intencionalidade dos produtores e se ignora o caminho de imersão proposto por eles.
id RCAP_49c89ec40a179b9a5f2d2aa6f46a8f94
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group BuildingSpeedrunConstrução de grupoTeoria de videojogosEste artigo trata da construção de grupos com base em uma micro-­sociologia. A ideia é analisar elementos de um grupo por meio de valores compartilhados, disputas internas, bode expiatório e ressignificações da cultura. Esse grupo em questão é o que denominamos como speedrunners, que utilizam jogos para evidenciar a habilidade de seus membros por meio do isolamento dos outros elementos que compõem a obra videointerativa. Assim, é ressignificada a teoria videointerativa na medida em que se põe em discussão a intencionalidade dos produtores e se ignora o caminho de imersão proposto por eles.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/4d43-pw41oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 1 (2021): Filme e Videojogo; 62-692184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16https://doi.org/10.34623/4d43-pw41https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/10https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/38Direitos de Autor (c) 2021 Lis Yana de Lima Martinez, Ricardo Cortez Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Martinez, Lis YanaLopes, Ricardo Cortez2022-09-20T15:24:44Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:05.562022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
title Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
spellingShingle Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
de Lima Martinez, Lis Yana
Speedrun
Construção de grupo
Teoria de videojogos
title_short Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
title_full Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
title_fullStr Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
title_full_unstemmed Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
title_sort Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
author de Lima Martinez, Lis Yana
author_facet de Lima Martinez, Lis Yana
Lopes, Ricardo Cortez
author_role author
author2 Lopes, Ricardo Cortez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima Martinez, Lis Yana
Lopes, Ricardo Cortez
dc.subject.por.fl_str_mv Speedrun
Construção de grupo
Teoria de videojogos
topic Speedrun
Construção de grupo
Teoria de videojogos
description Este artigo trata da construção de grupos com base em uma micro-­sociologia. A ideia é analisar elementos de um grupo por meio de valores compartilhados, disputas internas, bode expiatório e ressignificações da cultura. Esse grupo em questão é o que denominamos como speedrunners, que utilizam jogos para evidenciar a habilidade de seus membros por meio do isolamento dos outros elementos que compõem a obra videointerativa. Assim, é ressignificada a teoria videointerativa na medida em que se põe em discussão a intencionalidade dos produtores e se ignora o caminho de imersão proposto por eles.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/4d43-pw41
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16
url https://doi.org/10.34623/4d43-pw41
identifier_str_mv oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16
https://doi.org/10.34623/4d43-pw41
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/10
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/38
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Lis Yana de Lima Martinez, Ricardo Cortez Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Lis Yana de Lima Martinez, Ricardo Cortez Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 1 (2021): Filme e Videojogo; 62-69
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130374713901056