Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/4d43-pw41 |
Resumo: | Este artigo trata da construção de grupos com base em uma micro-sociologia. A ideia é analisar elementos de um grupo por meio de valores compartilhados, disputas internas, bode expiatório e ressignificações da cultura. Esse grupo em questão é o que denominamos como speedrunners, que utilizam jogos para evidenciar a habilidade de seus membros por meio do isolamento dos outros elementos que compõem a obra videointerativa. Assim, é ressignificada a teoria videointerativa na medida em que se põe em discussão a intencionalidade dos produtores e se ignora o caminho de imersão proposto por eles. |
id |
RCAP_49c89ec40a179b9a5f2d2aa6f46a8f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group BuildingSpeedrunConstrução de grupoTeoria de videojogosEste artigo trata da construção de grupos com base em uma micro-sociologia. A ideia é analisar elementos de um grupo por meio de valores compartilhados, disputas internas, bode expiatório e ressignificações da cultura. Esse grupo em questão é o que denominamos como speedrunners, que utilizam jogos para evidenciar a habilidade de seus membros por meio do isolamento dos outros elementos que compõem a obra videointerativa. Assim, é ressignificada a teoria videointerativa na medida em que se põe em discussão a intencionalidade dos produtores e se ignora o caminho de imersão proposto por eles.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/4d43-pw41oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 1 (2021): Filme e Videojogo; 62-692184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16https://doi.org/10.34623/4d43-pw41https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/10https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/38Direitos de Autor (c) 2021 Lis Yana de Lima Martinez, Ricardo Cortez Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Martinez, Lis YanaLopes, Ricardo Cortez2022-09-20T15:24:44Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:05.562022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building |
title |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building |
spellingShingle |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building de Lima Martinez, Lis Yana Speedrun Construção de grupo Teoria de videojogos |
title_short |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building |
title_full |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building |
title_fullStr |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building |
title_full_unstemmed |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building |
title_sort |
Speedrun como releitura da teoria dos videojogos e como construção de grupo: Speedrun as Review of Videogame Theory and Group Building |
author |
de Lima Martinez, Lis Yana |
author_facet |
de Lima Martinez, Lis Yana Lopes, Ricardo Cortez |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Ricardo Cortez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima Martinez, Lis Yana Lopes, Ricardo Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Speedrun Construção de grupo Teoria de videojogos |
topic |
Speedrun Construção de grupo Teoria de videojogos |
description |
Este artigo trata da construção de grupos com base em uma micro-sociologia. A ideia é analisar elementos de um grupo por meio de valores compartilhados, disputas internas, bode expiatório e ressignificações da cultura. Esse grupo em questão é o que denominamos como speedrunners, que utilizam jogos para evidenciar a habilidade de seus membros por meio do isolamento dos outros elementos que compõem a obra videointerativa. Assim, é ressignificada a teoria videointerativa na medida em que se põe em discussão a intencionalidade dos produtores e se ignora o caminho de imersão proposto por eles. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34623/4d43-pw41 oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16 |
url |
https://doi.org/10.34623/4d43-pw41 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16 https://doi.org/10.34623/4d43-pw41 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/10 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/16/38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Lis Yana de Lima Martinez, Ricardo Cortez Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Lis Yana de Lima Martinez, Ricardo Cortez Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 1 (2021): Filme e Videojogo; 62-69 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130374713901056 |