A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6173 |
Resumo: | O objetivo do estudo é compreender a importância do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O Decreto-Lei 3/2008 prevê a criação de parcerias entre os agrupamentos de escolas e as instituições de educação especial, disponibilizando uma equipa de técnicos especializados, o CRI. Trata-se de um “estudo de caso” qualitativo e descritivo aplicado a um CRI de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que estabelece parceria com dois agrupamentos de escolas da sua área geográfica. Primeiramente, foi necessário identificar e caracterizar o CRI, através de recolha de informação por meio de entrevistas realizadas aos intervenientes neste processo. Posteriormente, descrever junto dos que operam diretamente no CRI qual o seu conceito de inclusão e identificar a sua opinião sobre qual a importância do CRI para a inclusão de crianças com NEE. Os resultados obtidos permitiram concluir que o CRI é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos com NEE. Permitindo uma complementaridade de recursos às escolas, pelo trabalho desenvolvido, fornecendo estratégias aos professores e auxiliares, pela sua sensibilização aos professores e à comunidade e também na partilha de aprendizagens mútuas, promovendo a tolerância e respeito pela diferença. |
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A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de casoCentro de recursos para a inclusãoInclusãoNecessidades educativas especiaisResource centre for inclusionInclusionSpecial needs educationO objetivo do estudo é compreender a importância do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O Decreto-Lei 3/2008 prevê a criação de parcerias entre os agrupamentos de escolas e as instituições de educação especial, disponibilizando uma equipa de técnicos especializados, o CRI. Trata-se de um “estudo de caso” qualitativo e descritivo aplicado a um CRI de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que estabelece parceria com dois agrupamentos de escolas da sua área geográfica. Primeiramente, foi necessário identificar e caracterizar o CRI, através de recolha de informação por meio de entrevistas realizadas aos intervenientes neste processo. Posteriormente, descrever junto dos que operam diretamente no CRI qual o seu conceito de inclusão e identificar a sua opinião sobre qual a importância do CRI para a inclusão de crianças com NEE. Os resultados obtidos permitiram concluir que o CRI é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos com NEE. Permitindo uma complementaridade de recursos às escolas, pelo trabalho desenvolvido, fornecendo estratégias aos professores e auxiliares, pela sua sensibilização aos professores e à comunidade e também na partilha de aprendizagens mútuas, promovendo a tolerância e respeito pela diferença.The purpose of this study is to understand the importance of the Resource Centre for Inclusion (CRI), in the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN). Decree-Law 3/2008 provides for the establishment of partnerships between groupings of schools and special education institutions by providing in this way a specialized team of experts, the CRI. This is a "case study" qualitative and descriptive applied to a CRI of a Private Institution of Social Solidarity establishing partnership with two groups of schools in their geographical area. First, it was necessary to identify and characterize the CRI, through information collected through interviews to the interveners in this process. Later, to describe among who operate directly in the CRI which their concept of inclusion and identify their opinion on which is the importance of the CRI for the inclusion of children with SEN. The results showed that the CRI is of utmost importance to the comprehensive development of students with SEN. Allowing for a complementarity resources to schools by the work developed supplying strategies to the teachers and assistants, for his sensitization to the teachers and the community and also in sharing mutual learning, promoting tolerance and respect for difference.Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Centros de Estudos de Educação EspecialRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaPinto, Cristela2018-09-21T08:10:51Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6173porMesquita, H. & Pinto, C., F. (2016). A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso. Revista de Educação Especial e Reabilitação, IV Série, Volume 23, pp. 45-65.0871-3812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:53.201630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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