Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8975 |
Resumo: | No contexto actual, assiste-se a uma utilização crescente das Tecnologias de Comunicação (TC) nos mais diversos contextos educativos. No entanto, em termos de investigação, esta é uma área que, em Portugal, tem vindo a ser trabalhada de forma demasiado dispersa. Consequentemente, foi desenhado um projecto de investigação com o qual se pretende caracterizar as Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas em relação à adopção e utilização de TC. Consequentemente, pretende-se criar e implementar uma ferramenta digital dinâmica – o Mapping Tool –, a qual permitirá recolher e congregar dados com vista a uma descrição do estado da arte em relação ao uso das TC nas várias IES, assim como a actualização dos próprios dados. No presente estudo, apresenta-se, assim, uma análise de um estudo preliminar desenvolvido por dois elementos do projecto acima referido, em especial no que se refere i) à distribuição geográfica das IES portuguesas, ii) à adopção, a nível institucional, de plataformas de eLearning com fins educativos e iii) à oferta de cursos que conferem grau académico em regime de eLearning e/ou bLearning. |
id |
RCAP_49df50e8940870b999b80c2d0af66220 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/8975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das UniversidadesEducaçãoEnsino Superior PortuguêsPlataformas de eLearningTecnologias de ComunicaçãoNo contexto actual, assiste-se a uma utilização crescente das Tecnologias de Comunicação (TC) nos mais diversos contextos educativos. No entanto, em termos de investigação, esta é uma área que, em Portugal, tem vindo a ser trabalhada de forma demasiado dispersa. Consequentemente, foi desenhado um projecto de investigação com o qual se pretende caracterizar as Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas em relação à adopção e utilização de TC. Consequentemente, pretende-se criar e implementar uma ferramenta digital dinâmica – o Mapping Tool –, a qual permitirá recolher e congregar dados com vista a uma descrição do estado da arte em relação ao uso das TC nas várias IES, assim como a actualização dos próprios dados. No presente estudo, apresenta-se, assim, uma análise de um estudo preliminar desenvolvido por dois elementos do projecto acima referido, em especial no que se refere i) à distribuição geográfica das IES portuguesas, ii) à adopção, a nível institucional, de plataformas de eLearning com fins educativos e iii) à oferta de cursos que conferem grau académico em regime de eLearning e/ou bLearning.CIDTFF - Universidade de Aveiro2012-09-07T15:44:51Z2010-12-01T00:00:00Z2010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8975por1647-3582Balula, AnaMoreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:15:09Zoai:ria.ua.pt:10773/8975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:53.567852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades |
title |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades |
spellingShingle |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades Balula, Ana Educação Ensino Superior Português Plataformas de eLearning Tecnologias de Comunicação |
title_short |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades |
title_full |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades |
title_fullStr |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades |
title_full_unstemmed |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades |
title_sort |
Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades |
author |
Balula, Ana |
author_facet |
Balula, Ana Moreira, António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balula, Ana Moreira, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Superior Português Plataformas de eLearning Tecnologias de Comunicação |
topic |
Educação Ensino Superior Português Plataformas de eLearning Tecnologias de Comunicação |
description |
No contexto actual, assiste-se a uma utilização crescente das Tecnologias de Comunicação (TC) nos mais diversos contextos educativos. No entanto, em termos de investigação, esta é uma área que, em Portugal, tem vindo a ser trabalhada de forma demasiado dispersa. Consequentemente, foi desenhado um projecto de investigação com o qual se pretende caracterizar as Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas em relação à adopção e utilização de TC. Consequentemente, pretende-se criar e implementar uma ferramenta digital dinâmica – o Mapping Tool –, a qual permitirá recolher e congregar dados com vista a uma descrição do estado da arte em relação ao uso das TC nas várias IES, assim como a actualização dos próprios dados. No presente estudo, apresenta-se, assim, uma análise de um estudo preliminar desenvolvido por dois elementos do projecto acima referido, em especial no que se refere i) à distribuição geográfica das IES portuguesas, ii) à adopção, a nível institucional, de plataformas de eLearning com fins educativos e iii) à oferta de cursos que conferem grau académico em regime de eLearning e/ou bLearning. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01T00:00:00Z 2010-12 2012-09-07T15:44:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/8975 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/8975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137511035895808 |