Autossupervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional de professor do filosofia : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Deolinda da Conceição Filipe Guarda de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6484
Resumo: A relação da supervisão pedagógica com o desenvolvimento profissional tem sido uma referência central nas investigações que visam melhorar o ensinar e o aprender. Cabe às comunidades escolares e a cada docente criar espaços de observação, avaliação e (re) orientação das práticas pedagógicas. O trabalho planeado, continuado e reflexivo de autossupervisão e de heterossupervisão permitirá responder aos desafios de uma escola aberta à diversidade de públicos, no contexto das exigências da sociedade cognitiva. Este estudo empírico, desenvolvido a partir da observação de uma turma de 10º ano de Filosofia, assenta na pertinência de indagar o contributo da autossupervisão no desenvolvimento do exercício da docência e do aprender filosofia no ensino secundário. Embora se privilegie a autossupervisão, auscultou-se também o modo como outros docentes realizam este processo, tendo em vista estabelecer alguma comparabilidade. Abordou-se, ainda a relevância de ensinar a aprender, centrando o processo no aluno, nomeadamente pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e pela Discussão em Sala de Aula (DSA). A pesquisa situou-se essencialmente na investigação qualitativa, recorrendo à investigação-ação e à etnografia. Os dados foram recolhidos durante o ano letivo de 2014/2015 e incidiram sobre quatro pontos: (i) as observações dos modos de ensino da filosofia registadas e refletidas pelo docente; (ii) a forma como os alunos observam e avaliam os processos de aprender; (iii) a percepção que diferentes docentes têm da supervisão como fator de desenvolvimento profissional; (iv) a representação que diferentes docentes fazem do ensino da filosofia. A indução esteve presente nesta inquirição, cujo objetivo não foi testar hipóteses, mas descrever, para compreender e para introduzir inovações.
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