A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33052 |
Resumo: | A gestão democrática e aplicabilidade no CEP Escola de Música de Brasília e o estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola é o tema desta pesquisa de mestrado. Para tanto parte-se do seguinte problema: a gestão democrática contribui para obtenção de resultados de qualidade? O objetivo visa elucidar questionamentos que dirão respeito à gestão democrática como modelo de gestão que pode contribuir para obter resultados, nesta perspectiva com vistas a atingir o objetivo geral foi organizado um caminho teórico-metodológico. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa. Para tanto foi aplicado questionário para professores e comunidade em geral do CEP EMB, entrevista para um número restrito de gestores do nível central da SEEDF assim como observação nas reuniões do conselho escolar. Os resultados apontam que apesar de um longo caminhar ainda precisar ser percorrido para consolidação da gestão democrática no CEP EMB, é inegável que a qualidade educativa e administrativa depende e é resultante da prática do gestor escolar e o fato da adoção da gestão democrática no CEP EMB teve como consequência ações e decisões mais coletivas e resultados mais satisfatórios. |
id |
RCAP_4a1715940f4c43cab7defc67f9ea10f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escolaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA gestão democrática e aplicabilidade no CEP Escola de Música de Brasília e o estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola é o tema desta pesquisa de mestrado. Para tanto parte-se do seguinte problema: a gestão democrática contribui para obtenção de resultados de qualidade? O objetivo visa elucidar questionamentos que dirão respeito à gestão democrática como modelo de gestão que pode contribuir para obter resultados, nesta perspectiva com vistas a atingir o objetivo geral foi organizado um caminho teórico-metodológico. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa. Para tanto foi aplicado questionário para professores e comunidade em geral do CEP EMB, entrevista para um número restrito de gestores do nível central da SEEDF assim como observação nas reuniões do conselho escolar. Os resultados apontam que apesar de um longo caminhar ainda precisar ser percorrido para consolidação da gestão democrática no CEP EMB, é inegável que a qualidade educativa e administrativa depende e é resultante da prática do gestor escolar e o fato da adoção da gestão democrática no CEP EMB teve como consequência ações e decisões mais coletivas e resultados mais satisfatórios.The main subject of this Master degree thesis is the democratic management, its applicability and the study of the practical field on democratic management at school with the objective to improve the educational and administrative quality, at CEP Escola de Música de Brasília. Therefore, it starts from the following problem: does democratic management contribute to obtain quality results? The main objective aims to elucidate questions that will concern democratic management as a management model wich can contribute to obtain results. To achieve the general objective, a theoretical and methodological path was organized. The methodology is based on the qualitative approach. A questionnaire was applied to teachers and the general community of CEP EMB, an interview with restricted number of managers at the central level of SEEDF, as well as observation at school board meetings. The results demonstrate that although there is still a long way to go in order to consolidate democratic management at CEP EMB, it is undeniable that the educational and administrative quality is the result and depends on the practice of the school manager. The implementation of democratic management at CEP EMB resulted in more collective actions and decisions with satisfactory results.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu2021-05-12T14:09:24Z2021-03-0520202021-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33052TID:202705595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:42.464275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola |
title |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola |
spellingShingle |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola |
title_full |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola |
title_fullStr |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola |
title_full_unstemmed |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola |
title_sort |
A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola |
author |
Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu |
author_facet |
Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estêvão, Carlos Alberto Vilar Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A gestão democrática e aplicabilidade no CEP Escola de Música de Brasília e o estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola é o tema desta pesquisa de mestrado. Para tanto parte-se do seguinte problema: a gestão democrática contribui para obtenção de resultados de qualidade? O objetivo visa elucidar questionamentos que dirão respeito à gestão democrática como modelo de gestão que pode contribuir para obter resultados, nesta perspectiva com vistas a atingir o objetivo geral foi organizado um caminho teórico-metodológico. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa. Para tanto foi aplicado questionário para professores e comunidade em geral do CEP EMB, entrevista para um número restrito de gestores do nível central da SEEDF assim como observação nas reuniões do conselho escolar. Os resultados apontam que apesar de um longo caminhar ainda precisar ser percorrido para consolidação da gestão democrática no CEP EMB, é inegável que a qualidade educativa e administrativa depende e é resultante da prática do gestor escolar e o fato da adoção da gestão democrática no CEP EMB teve como consequência ações e decisões mais coletivas e resultados mais satisfatórios. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-12T14:09:24Z 2021-03-05 2021-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33052 TID:202705595 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33052 |
identifier_str_mv |
TID:202705595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131983611166720 |