A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33052
Resumo: A gestão democrática e aplicabilidade no CEP Escola de Música de Brasília e o estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola é o tema desta pesquisa de mestrado. Para tanto parte-se do seguinte problema: a gestão democrática contribui para obtenção de resultados de qualidade? O objetivo visa elucidar questionamentos que dirão respeito à gestão democrática como modelo de gestão que pode contribuir para obter resultados, nesta perspectiva com vistas a atingir o objetivo geral foi organizado um caminho teórico-metodológico. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa. Para tanto foi aplicado questionário para professores e comunidade em geral do CEP EMB, entrevista para um número restrito de gestores do nível central da SEEDF assim como observação nas reuniões do conselho escolar. Os resultados apontam que apesar de um longo caminhar ainda precisar ser percorrido para consolidação da gestão democrática no CEP EMB, é inegável que a qualidade educativa e administrativa depende e é resultante da prática do gestor escolar e o fato da adoção da gestão democrática no CEP EMB teve como consequência ações e decisões mais coletivas e resultados mais satisfatórios.
id RCAP_4a1715940f4c43cab7defc67f9ea10f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escolaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA gestão democrática e aplicabilidade no CEP Escola de Música de Brasília e o estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola é o tema desta pesquisa de mestrado. Para tanto parte-se do seguinte problema: a gestão democrática contribui para obtenção de resultados de qualidade? O objetivo visa elucidar questionamentos que dirão respeito à gestão democrática como modelo de gestão que pode contribuir para obter resultados, nesta perspectiva com vistas a atingir o objetivo geral foi organizado um caminho teórico-metodológico. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa. Para tanto foi aplicado questionário para professores e comunidade em geral do CEP EMB, entrevista para um número restrito de gestores do nível central da SEEDF assim como observação nas reuniões do conselho escolar. Os resultados apontam que apesar de um longo caminhar ainda precisar ser percorrido para consolidação da gestão democrática no CEP EMB, é inegável que a qualidade educativa e administrativa depende e é resultante da prática do gestor escolar e o fato da adoção da gestão democrática no CEP EMB teve como consequência ações e decisões mais coletivas e resultados mais satisfatórios.The main subject of this Master degree thesis is the democratic management, its applicability and the study of the practical field on democratic management at school with the objective to improve the educational and administrative quality, at CEP Escola de Música de Brasília. Therefore, it starts from the following problem: does democratic management contribute to obtain quality results? The main objective aims to elucidate questions that will concern democratic management as a management model wich can contribute to obtain results. To achieve the general objective, a theoretical and methodological path was organized. The methodology is based on the qualitative approach. A questionnaire was applied to teachers and the general community of CEP EMB, an interview with restricted number of managers at the central level of SEEDF, as well as observation at school board meetings. The results demonstrate that although there is still a long way to go in order to consolidate democratic management at CEP EMB, it is undeniable that the educational and administrative quality is the result and depends on the practice of the school manager. The implementation of democratic management at CEP EMB resulted in more collective actions and decisions with satisfactory results.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu2021-05-12T14:09:24Z2021-03-0520202021-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33052TID:202705595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:42.464275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
title A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
spellingShingle A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
title_full A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
title_fullStr A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
title_full_unstemmed A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
title_sort A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília : estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola
author Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu
author_facet Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchine, Edilene Maria Muniz de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A gestão democrática e aplicabilidade no CEP Escola de Música de Brasília e o estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola é o tema desta pesquisa de mestrado. Para tanto parte-se do seguinte problema: a gestão democrática contribui para obtenção de resultados de qualidade? O objetivo visa elucidar questionamentos que dirão respeito à gestão democrática como modelo de gestão que pode contribuir para obter resultados, nesta perspectiva com vistas a atingir o objetivo geral foi organizado um caminho teórico-metodológico. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa. Para tanto foi aplicado questionário para professores e comunidade em geral do CEP EMB, entrevista para um número restrito de gestores do nível central da SEEDF assim como observação nas reuniões do conselho escolar. Os resultados apontam que apesar de um longo caminhar ainda precisar ser percorrido para consolidação da gestão democrática no CEP EMB, é inegável que a qualidade educativa e administrativa depende e é resultante da prática do gestor escolar e o fato da adoção da gestão democrática no CEP EMB teve como consequência ações e decisões mais coletivas e resultados mais satisfatórios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-12T14:09:24Z
2021-03-05
2021-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33052
TID:202705595
url http://hdl.handle.net/10400.14/33052
identifier_str_mv TID:202705595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131983611166720