Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Débora Passiano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12882
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_4a306e0be852fe700867006cb8bf0fab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recursoLiteratura para a infânciaConstrução de conhecimentoEstudo do meio socialMotivaçãoEnvironmental studies socialChildren’s literatureMotivationBuilding social knowledgeRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoNo presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) apresenta-se uma descrição reflexiva do período de intervenção educativa com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB e uma proposta de investigação com uma turma de 1.º ano de escolaridade no 1.ºCEB. A proposta de investigação tem como problemática «A utilização da literatura para a infância como recurso pedagógico didático na construção de conhecimento em EM (social), potencia um maior envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem». A resposta a esta problemática organiza-se em dois objetivos: (i) Identificar as potencialidades da literatura para a infância na exploração de conteúdos e conceitos do Estudo do Meio; (ii) Compreender as potencialidades da literatura para a infância na dinamização de atividades que promovem um maior envolvimento dos alunos. Para a implementação da proposta de estudo define-se uma metodologia de natureza qualitativa, prevendo-se o recurso à observação direta, participante e não participante, à análise das sequências didáticas e das produções dos alunos e à aplicação de questionários. A análise das potencialidades do recurso à literatura para a infância na construção de conhecimento social em EM e no envolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem, decorre de uma reflexão crítica a partir de três sequências didáticas construídas em torno de três histórias para a infância. Os resultados da análise critica indicam que o recurso às histórias facilita a contextualização dos temas previstos no programa de EM (social) e a compreensão do mundo que rodeia as crianças, conduzindo-as ao questionamento e reflexão pelo envolvimento em diferentes estratégias e atividades. Aproveitando o carácter lúdico e a motivação que este recurso promove, é possível colocar o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo.ABSTRACT This report, held in the framework of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II (PES II), presents a reflective description of the educational intervention period with two classes of the 5th year of the 2nd CEB and a research proposal with a 1st year class of schooling in the 1st CEB. The problematic develop in the research proposal is: The use of children’s literature as a didactic pedagogical resource in the construction of knowledge in Environmental Studies (social) can potentiate a greater involvement of students in the teaching and learning process. The answer to this problem is organized in two objectives: (i) To identify the potentialities of children’s literature in the exploration of contents and concepts of Environmental Studies (social); (ii) Understand the potentialities of the children’s literature in the didactic activities that promote a greater involvement of students. The implementation of the study proposal, mobilizes a qualitative methodology, with the use of direct, participant and non-participant observation, the analysis of didactic sequences, the students' productions and the request of questionnaires. Understand the potentialities of the use of children literature in the construction of social knowledge in Environmental Studies (ES) and in the involvement of the students in the teaching and learning process, results from a critical reflection from three didactic sequences constructed around three stories for childhood. The critical analysis indicate that the use of stories helps the contextualization of the themes foreseen in the ES program (social) and the understanding of the world around children, leading them to question and reflect upon their involvement in different strategies and activities. Taking advantage of the playful character and motivation that this resource promotes, it is possible to place the student as the protagonist of the teaching-learning process, making it more significant.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaHortas, Maria JoãoRCIPLLopes, Débora Passiano2021-02-18T15:07:00Z2020-07-102020-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12882TID:202628965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:53.569433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
title Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
spellingShingle Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
Lopes, Débora Passiano
Literatura para a infância
Construção de conhecimento
Estudo do meio social
Motivação
Environmental studies social
Children’s literature
Motivation
Building social knowledge
title_short Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
title_full Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
title_fullStr Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
title_full_unstemmed Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
title_sort Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recurso
author Lopes, Débora Passiano
author_facet Lopes, Débora Passiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Débora Passiano
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Construção de conhecimento
Estudo do meio social
Motivação
Environmental studies social
Children’s literature
Motivation
Building social knowledge
topic Literatura para a infância
Construção de conhecimento
Estudo do meio social
Motivação
Environmental studies social
Children’s literature
Motivation
Building social knowledge
description Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
2020-07-10T00:00:00Z
2021-02-18T15:07:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12882
TID:202628965
url http://hdl.handle.net/10400.21/12882
identifier_str_mv TID:202628965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478460063744