O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Barbara Janiques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marôpo, Lidia, Pereira, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/117830
Resumo: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
id RCAP_4a3769476ee04a5583686ece1c5af551
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/117830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovemHybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audienceMarketing de influênciaInfluenciadores digitaisSelf-brandingYoutubeJovemInfluencer marketing;Digital influencersTeenUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre narrativa autoral e discurso publicitário. This study aims to identify how the young and successful Portuguese youtuber Sofia Barbosa reconciles personal and commercial content, realizing the hybridism between these two categories that emerge as a central strategy for influencing marketing in the channel. Based on netnography and content analysis, the research focuses on the analysis of 13 videos published between January and October / 2018. The data revealed that the youtuber promotes a staged relationship of intimacy and closeness with her adolescent followers, using the tools of hybridizations that contri-bute to “erase” the boundaries between authorial narrative and advertising discourse.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNde Carvalho, Barbara JaniquesMarôpo, LidiaPereira, Sara2021-05-18T00:29:36Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/117830por1645-5681PURE: 28936580https://doi.org/https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:00:44Zoai:run.unl.pt:10362/117830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:41.478026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
Hybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audience
title O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
spellingShingle O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
de Carvalho, Barbara Janiques
Marketing de influência
Influenciadores digitais
Self-branding
Youtube
Jovem
Influencer marketing;
Digital influencers
Teen
title_short O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_full O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_fullStr O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_full_unstemmed O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_sort O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
author de Carvalho, Barbara Janiques
author_facet de Carvalho, Barbara Janiques
Marôpo, Lidia
Pereira, Sara
author_role author
author2 Marôpo, Lidia
Pereira, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Barbara Janiques
Marôpo, Lidia
Pereira, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de influência
Influenciadores digitais
Self-branding
Youtube
Jovem
Influencer marketing;
Digital influencers
Teen
topic Marketing de influência
Influenciadores digitais
Self-branding
Youtube
Jovem
Influencer marketing;
Digital influencers
Teen
description UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-05-18T00:29:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/117830
url http://hdl.handle.net/10362/117830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-5681
PURE: 28936580
https://doi.org/https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138045944922112