O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/117830 |
Resumo: | UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 |
id |
RCAP_4a3769476ee04a5583686ece1c5af551 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/117830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovemHybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audienceMarketing de influênciaInfluenciadores digitaisSelf-brandingYoutubeJovemInfluencer marketing;Digital influencersTeenUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre narrativa autoral e discurso publicitário. This study aims to identify how the young and successful Portuguese youtuber Sofia Barbosa reconciles personal and commercial content, realizing the hybridism between these two categories that emerge as a central strategy for influencing marketing in the channel. Based on netnography and content analysis, the research focuses on the analysis of 13 videos published between January and October / 2018. The data revealed that the youtuber promotes a staged relationship of intimacy and closeness with her adolescent followers, using the tools of hybridizations that contri-bute to “erase” the boundaries between authorial narrative and advertising discourse.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNde Carvalho, Barbara JaniquesMarôpo, LidiaPereira, Sara2021-05-18T00:29:36Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/117830por1645-5681PURE: 28936580https://doi.org/https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:00:44Zoai:run.unl.pt:10362/117830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:41.478026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem Hybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audience |
title |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem |
spellingShingle |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem de Carvalho, Barbara Janiques Marketing de influência Influenciadores digitais Self-branding Youtube Jovem Influencer marketing; Digital influencers Teen |
title_short |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem |
title_full |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem |
title_fullStr |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem |
title_full_unstemmed |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem |
title_sort |
O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem |
author |
de Carvalho, Barbara Janiques |
author_facet |
de Carvalho, Barbara Janiques Marôpo, Lidia Pereira, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Marôpo, Lidia Pereira, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, Barbara Janiques Marôpo, Lidia Pereira, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de influência Influenciadores digitais Self-branding Youtube Jovem Influencer marketing; Digital influencers Teen |
topic |
Marketing de influência Influenciadores digitais Self-branding Youtube Jovem Influencer marketing; Digital influencers Teen |
description |
UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-05-18T00:29:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/117830 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/117830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-5681 PURE: 28936580 https://doi.org/https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138045944922112 |