O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bárbara Janiques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Sara, Marôpo, Lídia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73769
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre a narrativa autoral e discurso publicitário.
id RCAP_7878a2514a4de435d443224e3ebabf7c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovemHybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audienceEl hibridismo como estrategia de influencia entre una youtuber portuguesa y su público jovenMarketing de influênciaInfluenciadores digitaisSelf-brandingYoutubeJovemInfluencer marketingDigital influencersSelf-brandingYoutubeTeenMarketing de influenciaInfluenciadores digitalesJovenCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre a narrativa autoral e discurso publicitário.This study aims to identify how the young and successful Portuguese youtuber Sofia Barbosa reconciles personal and commercial content, realizing the hybridism between these two categories that emerge as a central strategy for influencing marketing in the channel. Based on netnography and content analysis, the research focuses on the analysis of 13 videos published between January and October / 2018. The data revealed that the youtuber promotes a staged relationship of intimacy and closeness with her adolescent followers, using the tools of hybridizations that contri bute to “erase” the boundaries between authorial narrative and advertising discourse.Este estudio tiene como objetivo identificar cómo la joven y exitosa youtuber portuguesa Sofía Barbosa combina contenido de naturaleza personal y comercial, dándose cuenta si el hibridismo entre estas dos categorías emerge como una estrategia central de marketing influyente en el canal. Basado en netnografía y análisis de contenido, la investigación se centra en el análisis de 13 videos publicados entre enero y octubre / 2018. Los datos revelan que la youtuber promueve una relación de intimidad y cercanía escenificada con la audiencia adolescente que la sigue, utilizando las estrategias de hibridación que contribuyen a “borrar” los límites entre la narrativa del autor y el discurso publicitario.Edições MinervaUniversidade do MinhoCarvalho, Bárbara JaniquesPereira, SaraMarôpo, Lídia20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73769porCarvalho, B. J., Pereira, S., & Marôpo, L. (2020). O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo, 20(36), 41-54. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_21645-56812183-546210.14195/2183-5462_36_2https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:33.809739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
Hybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audience
El hibridismo como estrategia de influencia entre una youtuber portuguesa y su público joven
title O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
spellingShingle O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
Carvalho, Bárbara Janiques
Marketing de influência
Influenciadores digitais
Self-branding
Youtube
Jovem
Influencer marketing
Digital influencers
Self-branding
Youtube
Teen
Marketing de influencia
Influenciadores digitales
Joven
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_full O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_fullStr O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_full_unstemmed O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
title_sort O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
author Carvalho, Bárbara Janiques
author_facet Carvalho, Bárbara Janiques
Pereira, Sara
Marôpo, Lídia
author_role author
author2 Pereira, Sara
Marôpo, Lídia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Bárbara Janiques
Pereira, Sara
Marôpo, Lídia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de influência
Influenciadores digitais
Self-branding
Youtube
Jovem
Influencer marketing
Digital influencers
Self-branding
Youtube
Teen
Marketing de influencia
Influenciadores digitales
Joven
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Marketing de influência
Influenciadores digitais
Self-branding
Youtube
Jovem
Influencer marketing
Digital influencers
Self-branding
Youtube
Teen
Marketing de influencia
Influenciadores digitales
Joven
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre a narrativa autoral e discurso publicitário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73769
url http://hdl.handle.net/1822/73769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, B. J., Pereira, S., & Marôpo, L. (2020). O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo, 20(36), 41-54. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_2
1645-5681
2183-5462
10.14195/2183-5462_36_2
https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Minerva
publisher.none.fl_str_mv Edições Minerva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132375890788352