Como pode a prática da leitura desenvolver a competência leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigo, Inês Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16908
Resumo: A importância da compreensão leitora é algo inquestionável, pois dependemos dela para as mais diversas tarefas do quotidiano. O ensino da compreensão leitora assume-se como fundamental no âmbito da educação dado ser transversal a todas as áreas disciplinares. É essencial que as crianças compreendam a importância da leitura, bem como as regras que lhe estão inerentes. É necessário ter em atenção que a leitura é um processo complexo, sendo por isso essencial que o professor assuma o papel de orientador e disponibilize às crianças estratégias e materiais que as auxiliem. O presente relatório tem como objetivo expor os resultados do projeto, assente num paradigma qualitativo e recorrendo à metodologia próxima da investigaçãoação. O projeto desenvolveu-se numa turma de 2º ano de escolaridade do Ensino Básico, no ano letivo 2015/2016, num período de quatro semanas, tendo como objetivos compreender em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que níveis de compreensão das questões do literal ao inferencial os alunos mostram mais sucesso. Simultaneamente, foi construído um glossário tendo em vista estimular os alunos a pesquisarem as palavras que não conhecem. Assim sendo, a questão-problema definida foi “Como se pode desenvolver explicitamente a compreensão da leitura no 2º ano de escolaridade?”. Os dispositivos e procedimentos de recolha de dados foram a observação participante, o inquérito por questionário, os testes de avaliação e a análise documental. A intervenção decorreu em contexto de estágio numa turma composta por vinte e seis alunos, tendo sido analisadas as produções de cinco alunos de nível médio no que diz respeito à área do português. A análise dos dados permitiu compreender no texto narrativo, em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que que níveis de compreensão das questões, do literal ao inferencial, os alunos têm mais sucesso.
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