LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: kujawa, Israel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lupercio, Mauro José Organista, Furlanett, Claudia Helena Paim, Patias, Naiana Dapieve
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.14854
Resumo: Contexto de baixos níveis de aprendizado escolar estão frequentemente associados com situações de indisciplina que podem ser avaliadas a partir do registro no “Livro de Ocorrências”, existente na grande maioria das escolas.  O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as principais ações registradas em relação aos alunos que praticaram atos classificados como indisciplinares, numa escola pública do ensino fundamental de uma cidade, situada na região Sul do Brasil.  Como procedimento metodológico, foram selecionados os três alunos com maior número de registros de ocorrências nas atas e identificadas as providências tomadas para com eles. Conclui-se a partir dessa pesquisa que existem procedimentos que podem ser avaliados como adequados, inadequados e problemáticos, por parte do professor e da escola, evidenciando uma tendência a olhar os atos de indisciplina com foco no indivíduo, sem olhar para as interações e para os contextos.  
id RCAP_4ac2e5c2ea907aa62ab292acae18ded1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINAArtigosContexto de baixos níveis de aprendizado escolar estão frequentemente associados com situações de indisciplina que podem ser avaliadas a partir do registro no “Livro de Ocorrências”, existente na grande maioria das escolas.  O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as principais ações registradas em relação aos alunos que praticaram atos classificados como indisciplinares, numa escola pública do ensino fundamental de uma cidade, situada na região Sul do Brasil.  Como procedimento metodológico, foram selecionados os três alunos com maior número de registros de ocorrências nas atas e identificadas as providências tomadas para com eles. Conclui-se a partir dessa pesquisa que existem procedimentos que podem ser avaliados como adequados, inadequados e problemáticos, por parte do professor e da escola, evidenciando uma tendência a olhar os atos de indisciplina com foco no indivíduo, sem olhar para as interações e para os contextos.  Context of low levels of school learning are often associated with situations of indiscipline that can be evaluated from the record in the "Book of Occurrences", which exists in the great majority of schools.  The objective of the research was to identify and analyze the main actions registered in relation to the students who practiced acts classified as indisciplinary, in a public elementary school of a city located in the southern region of Brazil. As a methodological procedure, the three students with the highest number of occurrence records in the minutes were selected and the measures taken with them were identified. It is concluded from this research that there are procedures that can be evaluated as adequate, inadequate and problematic, by the teacher and the school, evidencing a tendency to look at acts of indiscipline with a focus on the individual, without looking at the interactions and to the contexts.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.14854por1646-2335kujawa, IsraelLupercio, Mauro José OrganistaFurlanett, Claudia Helena PaimPatias, Naiana Dapieveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:57.971076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
title LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
spellingShingle LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
kujawa, Israel
Artigos
title_short LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
title_full LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
title_fullStr LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
title_full_unstemmed LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
title_sort LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
author kujawa, Israel
author_facet kujawa, Israel
Lupercio, Mauro José Organista
Furlanett, Claudia Helena Paim
Patias, Naiana Dapieve
author_role author
author2 Lupercio, Mauro José Organista
Furlanett, Claudia Helena Paim
Patias, Naiana Dapieve
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv kujawa, Israel
Lupercio, Mauro José Organista
Furlanett, Claudia Helena Paim
Patias, Naiana Dapieve
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Contexto de baixos níveis de aprendizado escolar estão frequentemente associados com situações de indisciplina que podem ser avaliadas a partir do registro no “Livro de Ocorrências”, existente na grande maioria das escolas.  O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as principais ações registradas em relação aos alunos que praticaram atos classificados como indisciplinares, numa escola pública do ensino fundamental de uma cidade, situada na região Sul do Brasil.  Como procedimento metodológico, foram selecionados os três alunos com maior número de registros de ocorrências nas atas e identificadas as providências tomadas para com eles. Conclui-se a partir dessa pesquisa que existem procedimentos que podem ser avaliados como adequados, inadequados e problemáticos, por parte do professor e da escola, evidenciando uma tendência a olhar os atos de indisciplina com foco no indivíduo, sem olhar para as interações e para os contextos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.14854
url https://doi.org/10.25755/int.14854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950205964288