Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2589 |
Resumo: | O presente relatório, relativo ao Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico está dividido em duas partes, sendo estas, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva é constituída por uma reflexão crítica fundamentada acerca dos aspetos mais relevantes e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos vivenciados na Prática Pedagógica Supervisionada. Na dimensão investigativa, é apresentada a investigação concretizada numa turma do 3.ºano de escolaridade da cidade de Leiria. Na presente investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão “Qual a influência das atividades experimentais nas ideias de alunos de um 3.ºano de escolaridade acerca da mudança da água do estado sólido ao estado líquido?”. Optou-se essencialmente pela metodologia de investigação qualitativa, com o objetivo de identificar as ideias dos alunos acerca da mudança da água do estado sólido para o estado líquido. Assim, foi realizado um questionário, que foi aplicado em duas etapas, sendo estes, o pré-teste e o pós-teste. Depois da realização do pré-teste e antes da aplicação do pós-teste, foram implementadas atividades experimentais envolvendo vários conceitos acerca da fusão. Posteriormente, os dados recolhidos nos dois questionários foram analisados comparativamente, de modo a perceber se existiu progressos, relativamente a ideias mais aceites pela comunidade científica. Os dados recolhidos, parecem mostrar ter existido uma evolução nas conceções das crianças do pré-teste para o pós-teste, o que sugere que as atividades experimentais contribuíram para a alteração das ideias dos alunos sobre a fusão da água. |
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O presente relatório, relativo ao Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico está dividido em duas partes, sendo estas, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva é constituída por uma reflexão crítica fundamentada acerca dos aspetos mais relevantes e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos vivenciados na Prática Pedagógica Supervisionada. Na dimensão investigativa, é apresentada a investigação concretizada numa turma do 3.ºano de escolaridade da cidade de Leiria. Na presente investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão “Qual a influência das atividades experimentais nas ideias de alunos de um 3.ºano de escolaridade acerca da mudança da água do estado sólido ao estado líquido?”. Optou-se essencialmente pela metodologia de investigação qualitativa, com o objetivo de identificar as ideias dos alunos acerca da mudança da água do estado sólido para o estado líquido. Assim, foi realizado um questionário, que foi aplicado em duas etapas, sendo estes, o pré-teste e o pós-teste. Depois da realização do pré-teste e antes da aplicação do pós-teste, foram implementadas atividades experimentais envolvendo vários conceitos acerca da fusão. Posteriormente, os dados recolhidos nos dois questionários foram analisados comparativamente, de modo a perceber se existiu progressos, relativamente a ideias mais aceites pela comunidade científica. Os dados recolhidos, parecem mostrar ter existido uma evolução nas conceções das crianças do pré-teste para o pós-teste, o que sugere que as atividades experimentais contribuíram para a alteração das ideias dos alunos sobre a fusão da água. |
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