Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2589
Resumo: O presente relatório, relativo ao Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico está dividido em duas partes, sendo estas, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva é constituída por uma reflexão crítica fundamentada acerca dos aspetos mais relevantes e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos vivenciados na Prática Pedagógica Supervisionada. Na dimensão investigativa, é apresentada a investigação concretizada numa turma do 3.ºano de escolaridade da cidade de Leiria. Na presente investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão “Qual a influência das atividades experimentais nas ideias de alunos de um 3.ºano de escolaridade acerca da mudança da água do estado sólido ao estado líquido?”. Optou-se essencialmente pela metodologia de investigação qualitativa, com o objetivo de identificar as ideias dos alunos acerca da mudança da água do estado sólido para o estado líquido. Assim, foi realizado um questionário, que foi aplicado em duas etapas, sendo estes, o pré-teste e o pós-teste. Depois da realização do pré-teste e antes da aplicação do pós-teste, foram implementadas atividades experimentais envolvendo vários conceitos acerca da fusão. Posteriormente, os dados recolhidos nos dois questionários foram analisados comparativamente, de modo a perceber se existiu progressos, relativamente a ideias mais aceites pela comunidade científica. Os dados recolhidos, parecem mostrar ter existido uma evolução nas conceções das crianças do pré-teste para o pós-teste, o que sugere que as atividades experimentais contribuíram para a alteração das ideias dos alunos sobre a fusão da água.
id RCAP_4b01b87e1ba2e979a4d6382cf91b21f3
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.Ensino básico do 1º cicloEnsino das ciênciasMudança de estado físicoDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório, relativo ao Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico está dividido em duas partes, sendo estas, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva é constituída por uma reflexão crítica fundamentada acerca dos aspetos mais relevantes e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos vivenciados na Prática Pedagógica Supervisionada. Na dimensão investigativa, é apresentada a investigação concretizada numa turma do 3.ºano de escolaridade da cidade de Leiria. Na presente investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão “Qual a influência das atividades experimentais nas ideias de alunos de um 3.ºano de escolaridade acerca da mudança da água do estado sólido ao estado líquido?”. Optou-se essencialmente pela metodologia de investigação qualitativa, com o objetivo de identificar as ideias dos alunos acerca da mudança da água do estado sólido para o estado líquido. Assim, foi realizado um questionário, que foi aplicado em duas etapas, sendo estes, o pré-teste e o pós-teste. Depois da realização do pré-teste e antes da aplicação do pós-teste, foram implementadas atividades experimentais envolvendo vários conceitos acerca da fusão. Posteriormente, os dados recolhidos nos dois questionários foram analisados comparativamente, de modo a perceber se existiu progressos, relativamente a ideias mais aceites pela comunidade científica. Os dados recolhidos, parecem mostrar ter existido uma evolução nas conceções das crianças do pré-teste para o pós-teste, o que sugere que as atividades experimentais contribuíram para a alteração das ideias dos alunos sobre a fusão da água.Saraiva, Alzira Maria RascãoIC-OnlineOliveira, Carolina Alves2017-06-05T13:28:50Z2017-05-242017-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2589TID:201702827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:55.542693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
Oliveira, Carolina Alves
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Mudança de estado físico
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.
author Oliveira, Carolina Alves
author_facet Oliveira, Carolina Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Alzira Maria Rascão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carolina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Mudança de estado físico
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Mudança de estado físico
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório, relativo ao Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico está dividido em duas partes, sendo estas, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva é constituída por uma reflexão crítica fundamentada acerca dos aspetos mais relevantes e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos vivenciados na Prática Pedagógica Supervisionada. Na dimensão investigativa, é apresentada a investigação concretizada numa turma do 3.ºano de escolaridade da cidade de Leiria. Na presente investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão “Qual a influência das atividades experimentais nas ideias de alunos de um 3.ºano de escolaridade acerca da mudança da água do estado sólido ao estado líquido?”. Optou-se essencialmente pela metodologia de investigação qualitativa, com o objetivo de identificar as ideias dos alunos acerca da mudança da água do estado sólido para o estado líquido. Assim, foi realizado um questionário, que foi aplicado em duas etapas, sendo estes, o pré-teste e o pós-teste. Depois da realização do pré-teste e antes da aplicação do pós-teste, foram implementadas atividades experimentais envolvendo vários conceitos acerca da fusão. Posteriormente, os dados recolhidos nos dois questionários foram analisados comparativamente, de modo a perceber se existiu progressos, relativamente a ideias mais aceites pela comunidade científica. Os dados recolhidos, parecem mostrar ter existido uma evolução nas conceções das crianças do pré-teste para o pós-teste, o que sugere que as atividades experimentais contribuíram para a alteração das ideias dos alunos sobre a fusão da água.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-05T13:28:50Z
2017-05-24
2017-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2589
TID:201702827
url http://hdl.handle.net/10400.8/2589
identifier_str_mv TID:201702827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136963607920640