Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Liliana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36488
Resumo: Ensinar História e Geografia de Portugal é, no tempo hodierno, cada vez mais desafiante e, por essa razão, pretende-se com este trabalho encontrar novas metodologias e estratégias de ensino que permitam aos alunos obterem aprendizagens que perdurem a longo tempo. Neste sentido, surgiu a possibilidade de lecionar esta disciplina a partir da Dramatização. Assim, desenvolveu-se um Projeto em Contexto Educativo com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que se designou: “Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal”. A turma envolvida exerceu um papel ativo no desenvolvimento deste projeto, especialmente na medida em que, foi através da sua participação que se apuraram dados, retiraram deduções e obtiveram-se conclusões. Para este projeto, foram realizadas várias atividades relacionadas com o tema em apreço com o objetivo de, paulatinamente, sensibilizar os alunos para a compreensão e prática da Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal. Com o presente estudo, pretende-se alcançar aprendizagens significativas, através da lecionação de temas/conteúdos que abarcam a Dramatização na sala de aula de História e Geografia de Portugal. Desta forma, através de pequenas representações dramáticas elaboradas pelos alunos, apurou-se a validade da utilização da Dramatização no ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prestou-se uma atenção especial ao compromisso, empenho e motivação dos discentes. Deste modo, adotou-se uma metodologia de caráter qualitativo, baseada numa investigação com características de tipo investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação direta e participante e a descrição das sessões ocorridas no decorrer do segundo semestre. Recorreu-se, também a questionários (anónimos) iniciais, antes do “arranque” do Projeto, com a finalidade de averiguar previamente o que os alunos entendiam sobre Dramatização e se, porventura, já tinham elaborado/participado em dramatizações (dentro ou fora do contexto escolar). Além disso, também foi distribuído um questionário (anónimo) final para averiguar o impacto que o tema e a prática da “Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal” acrescentou na área disciplinar e na turma envolvida. Efetivamente, a conceção e a prática da Dramatização auxiliou os alunos na abordagem, compreensão e consolidação dos conteúdos programáticos e nos exercícios de revisão, estimulando ainda, a motivação e o empenho dos alunos.
id RCAP_4b07c45872af7592ee37b1d1a3f4a675
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino BásicoDramatizaçãoMotivaçãoAprendizagem significativaPrática inovadoraHistória e geografia de PortugalEnsinar História e Geografia de Portugal é, no tempo hodierno, cada vez mais desafiante e, por essa razão, pretende-se com este trabalho encontrar novas metodologias e estratégias de ensino que permitam aos alunos obterem aprendizagens que perdurem a longo tempo. Neste sentido, surgiu a possibilidade de lecionar esta disciplina a partir da Dramatização. Assim, desenvolveu-se um Projeto em Contexto Educativo com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que se designou: “Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal”. A turma envolvida exerceu um papel ativo no desenvolvimento deste projeto, especialmente na medida em que, foi através da sua participação que se apuraram dados, retiraram deduções e obtiveram-se conclusões. Para este projeto, foram realizadas várias atividades relacionadas com o tema em apreço com o objetivo de, paulatinamente, sensibilizar os alunos para a compreensão e prática da Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal. Com o presente estudo, pretende-se alcançar aprendizagens significativas, através da lecionação de temas/conteúdos que abarcam a Dramatização na sala de aula de História e Geografia de Portugal. Desta forma, através de pequenas representações dramáticas elaboradas pelos alunos, apurou-se a validade da utilização da Dramatização no ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prestou-se uma atenção especial ao compromisso, empenho e motivação dos discentes. Deste modo, adotou-se uma metodologia de caráter qualitativo, baseada numa investigação com características de tipo investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação direta e participante e a descrição das sessões ocorridas no decorrer do segundo semestre. Recorreu-se, também a questionários (anónimos) iniciais, antes do “arranque” do Projeto, com a finalidade de averiguar previamente o que os alunos entendiam sobre Dramatização e se, porventura, já tinham elaborado/participado em dramatizações (dentro ou fora do contexto escolar). Além disso, também foi distribuído um questionário (anónimo) final para averiguar o impacto que o tema e a prática da “Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal” acrescentou na área disciplinar e na turma envolvida. Efetivamente, a conceção e a prática da Dramatização auxiliou os alunos na abordagem, compreensão e consolidação dos conteúdos programáticos e nos exercícios de revisão, estimulando ainda, a motivação e o empenho dos alunos.Teach Portuguese History and Geography its nowadays increasingly challenging and due that, this work aims to find new methodologies and teaching strategies that allows students to obtain knowledge that last longer. With this, the possibility of teaching this subject through drama emerged. Thus, was developed a Project in Educational Context with students of the 2nd Cycle of Basic Education, which was called: "Dramatization in the teaching of History and Geography of Portugal". The class involved had an active role in the development of this project, especially because it was through their participation that data was collected, deductions were drawn and conclusions were obtained. For this project, several activities related to the theme were carried out in order to gradually raise students' awareness to the understanding and practice of Dramatization in the teaching of History and Geography of Portugal. With this study, were intended to achieve significant learnings, through the teaching of themes/contents that encompass the Dramatization in the classroom of History and Geography of Portugal. Thus, through short dramatic representations made by the students, was possible to assess the validity of using dramatization in the teaching and learning of History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of basic education. Special attention was given to the commitment, engagement and motivation of the students. In this way a qualitative methodology was adopted, based on a research with action-research characteristics, whereby the instruments used for data collection were direct observation and participation, plus the description of the sessions that took place during the second semester. Initial questionnaires (anonymous) were also used, before the "start" of the project, in order to find out beforehand what the students understood about dramatization and if, perhaps, they had already prepared/participated in dramatizations (inside or outside the school context). Additionally, a final questionnaire (anonymous) was also distributed to find out the impact that the theme and practice of "Dramatization in the teaching of History and Geography of Portugal" added to the subject area and the class involved. Effectively, the conception and practice of dramatization helped students in the approach, understanding and consolidation of the program content and review exercises, as has, stimulated the motivation and commitment of students.2024-03-15T00:00:00Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36488porFerreira, Liliana da Silvainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:22Zoai:ria.ua.pt:10773/36488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:17.450909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
title Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
Ferreira, Liliana da Silva
Dramatização
Motivação
Aprendizagem significativa
Prática inovadora
História e geografia de Portugal
title_short Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Dramatização no ensino da história e geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
author Ferreira, Liliana da Silva
author_facet Ferreira, Liliana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Liliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dramatização
Motivação
Aprendizagem significativa
Prática inovadora
História e geografia de Portugal
topic Dramatização
Motivação
Aprendizagem significativa
Prática inovadora
História e geografia de Portugal
description Ensinar História e Geografia de Portugal é, no tempo hodierno, cada vez mais desafiante e, por essa razão, pretende-se com este trabalho encontrar novas metodologias e estratégias de ensino que permitam aos alunos obterem aprendizagens que perdurem a longo tempo. Neste sentido, surgiu a possibilidade de lecionar esta disciplina a partir da Dramatização. Assim, desenvolveu-se um Projeto em Contexto Educativo com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que se designou: “Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal”. A turma envolvida exerceu um papel ativo no desenvolvimento deste projeto, especialmente na medida em que, foi através da sua participação que se apuraram dados, retiraram deduções e obtiveram-se conclusões. Para este projeto, foram realizadas várias atividades relacionadas com o tema em apreço com o objetivo de, paulatinamente, sensibilizar os alunos para a compreensão e prática da Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal. Com o presente estudo, pretende-se alcançar aprendizagens significativas, através da lecionação de temas/conteúdos que abarcam a Dramatização na sala de aula de História e Geografia de Portugal. Desta forma, através de pequenas representações dramáticas elaboradas pelos alunos, apurou-se a validade da utilização da Dramatização no ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prestou-se uma atenção especial ao compromisso, empenho e motivação dos discentes. Deste modo, adotou-se uma metodologia de caráter qualitativo, baseada numa investigação com características de tipo investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação direta e participante e a descrição das sessões ocorridas no decorrer do segundo semestre. Recorreu-se, também a questionários (anónimos) iniciais, antes do “arranque” do Projeto, com a finalidade de averiguar previamente o que os alunos entendiam sobre Dramatização e se, porventura, já tinham elaborado/participado em dramatizações (dentro ou fora do contexto escolar). Além disso, também foi distribuído um questionário (anónimo) final para averiguar o impacto que o tema e a prática da “Dramatização no ensino da História e Geografia de Portugal” acrescentou na área disciplinar e na turma envolvida. Efetivamente, a conceção e a prática da Dramatização auxiliou os alunos na abordagem, compreensão e consolidação dos conteúdos programáticos e nos exercícios de revisão, estimulando ainda, a motivação e o empenho dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T00:00:00Z
2022-12-21
2024-03-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36488
url http://hdl.handle.net/10773/36488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137728087982080