Abordagem do tema da fundamentação moral no programa de filosofia do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17737 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014 |
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Abordagem do tema da fundamentação moral no programa de filosofia do ensino secundárioFilosofia - Estudo e ensinoAvaliação dos alunosMoralRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014O atual Programa de Filosofia do Ensino Secundário desenvolve-se desde os problemas de teor prático, no campo da ação, em muito associados ao viver em sociedade, para uma abstração lógica, abordando racionalidade e o conhecimento. Todo o 10.º ano de escolaridade se estrutura em torno da ação humana. As aulas alvo do presente relatório dizem respeito à teoria ética de Kant, que se enquadra na dimensão ética da ação humana. Num primeiro momento, refletir-se-á sobre o papel do professor e o projeto pedagógico a desenvolver. Num segundo momento, tomar-se-á a fundamentação da moral enquanto problema filosófico, sem descurar a forma como este problema surge e é tratado no Programa. Num terceiro momento, descrever-se-á a sequência letiva de cinco aulas, levada a cabo no estágio no âmbito da Introdução à Prática Profissional, sobre a teoria ética de Kant como resposta ao problema da fundamentação da moral, analisando as características essenciais da escola e da turma, apresentando e justificando os objetivos das aulas, as estratégias tomadas, os materiais utilizados e a avaliação dos alunos.L’actuel Programme de Philosophie de l’Enseignement Secondaire se développe depuis les problèmes pratiques, dans le camp de l’action, beaucoup associés au vivre en société, pour une abstraction logique, la rationalité et le connaître. Toute la 10éme année, de l’enseignement portugais, en philosophie, se structure autour de l’action humaine. Les cours cible du présent rapport concernent à la théorie de l’éthique de Kant qui s’inscrit dans la dimension éthique de l’action humaine. Dans un premier moment, on va réfléchir sur le rôle du professeur et le projet pédagogique à développer. Dans un second moment, on va considérer les fondements de la morale comme un problème philosophique, sans oublier la façon comme il apparaît et est traité dans le Programme. Dans un troisième moment, on va décrire la séquence de cinq cours réalisée dans le stage dans le cadre de l’Introduction à la Pratique Professionnelle, sur la théorie de l’éthique de Kant en réponse au problème du raisonnement moral, en analysant les caractéristiques essentielles de l’école et de la classe, présentant et justifiant les objectifs des cours, les stratégies adoptées, les matériaux utilisés et l’évaluation des élèves.Barata-Moura, JoséFerreira, Maria Luísa Ribeiro, 1944-Repositório da Universidade de LisboaVargas, Sara Sofia Lúcio, 1991-2015-03-17T11:55:09Z20142014-10-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17737TID:201373424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:30.521351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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