Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17962 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014 |
id |
RCAP_63238903e59d0ab3d020abe8135b2320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/17962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundárioFilosofia das ciênciasReflexão filosóficaFilosofia - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014Este relatório surge no âmbito da leccionação de um conjunto de aulas sobre a unidade programática de Filosofia da Ciência, unidade essa pertencente ao 11º ano de escolaridade na disciplina de Filosofia. Nesse sentido o conteúdo deste relatório incide sobre um estudo e análise dos problemas filosóficos fundamentais suscitados pela actividade científica – problemas como ‘será a Ciência uma actividade objectiva?, ‘O que distingue Ciência de pseudociência?’, etc. Para além disso há espaço a uma descrição e reflexão pessoal acerca dos conteúdos e materiais que foram utilizados na leccionação. Nessas aulas foram utilizadas diversas estratégias para levar os alunos não só a adquirirem conhecimentos fundados nos conteúdos em voga, mas também para os fazer reflectir e pensar criticamente acerca dos problemas levantados pela Filosofia da Ciência e pela actividade humana em geral. Há ainda lugar a uma reflexão pessoal acerca da legitimidade da avaliação e a uma defesa de uma educação englobadora e crítica, por oposição a uma educação técnicomecanicista.This report emerges in the scope of the lecturing of a group of school classes about the programmatic unity of Philosophy of Science, unity which belongs to the 11th grade in the school subject of Philosophy. In that sense the content of this report focuses on the study and analyses of the fundamental philosophical problems raised by the scientific activity – problems such as ‘is Science an objective activity?’, ‘what distinguishes Science from pseudoscience?’, etc. Beyond this, there is space to a description and personal reflection about the contents and materials used for the lecturing’s. In these classes diverse strategies where used to make the students, not only to acquire expertise founded on the contents at stake, but also to make them reflect and think critically about the problems raised by Philosophy of Science and by the human activity in general. There is also place to a personal reflection about the legitimacy of grade evaluations and to a defense of an englobed and critical education, in opposition to a technico-mechanistic one.Graça, Adriana Silva, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSilva, João José Meneses Pereira da, 1990-2015-04-23T14:45:41Z20142014-07-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17962TID:201373378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:39.468463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário |
title |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário |
spellingShingle |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário Silva, João José Meneses Pereira da, 1990- Filosofia das ciências Reflexão filosófica Filosofia - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
title_short |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário |
title_full |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário |
title_fullStr |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário |
title_sort |
Do ensino da filosofia da ciência no ensino secundário |
author |
Silva, João José Meneses Pereira da, 1990- |
author_facet |
Silva, João José Meneses Pereira da, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Adriana Silva, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João José Meneses Pereira da, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia das ciências Reflexão filosófica Filosofia - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
topic |
Filosofia das ciências Reflexão filosófica Filosofia - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-07-02 2014-01-01T00:00:00Z 2015-04-23T14:45:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/17962 TID:201373378 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/17962 |
identifier_str_mv |
TID:201373378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134274707783680 |