O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/18001 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia no Secundário, Universidade de Lisboa, 2014 |
id |
RCAP_8023e0fb8223fd6120d30f0cfde85f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/18001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientaçõesMaterialismoPráxisEpistemologiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia no Secundário, Universidade de Lisboa, 2014O Relatório de Prática de Ensino Supervisionada procurará, a um primeiro tempo, surpreender um substrato dominante, embora latente, no Programa de Filosofia do Ensino Secundário, confirmado pelas posteriores Orientações. Como o título indica, tal substrato sobressairá como idealista. Esta primeira parte, guardada para a anunciada investigação crítica, arrepiará caminho através da chamada “questão fundamental da filosofia”, das teses sobre a chamada “terceira via”, e por intermédio de um posicionamento adverso – materialista. Buscar-se-á, então, relevar as principais consequências derivadas de um tal substrato idealista (de um matiz ético-performativo) e a importância de um outro posicionamento face à realidade. Na segunda parte, o Relatório procurará refletir a prática de estágio dado o contexto programático e escolar, destacando a subunidade que versa sobre o Conhecimento (René Descartes). Visa uma prática e reflexão que dimana das laborações contidas na primeira parte, isto é, não deixando de se espelhar nas aulas. E procura, num momento final, destacar a importância do ensino da Filosofia no Ensino Secundário como corolário consequente de uma tal reflexão ao longo da investigação. Palavras-chave Idealismo; Materialismo; Práxis; Epistemologia; EducaçãoThe Report of Supervised Teaching Practice endeavors, firstly, to come upon a latent but dominant substrate of the Philosophy Program for Secondary Education, confirmed by subsequent guidelines. As the title indicates, this substrate emerges as idealistic. This first part, left for the critical research announced, will make way through the so-called “fundamental question of philosophy”, through theses on the so-called “third way”, and through an adverse position – a materialistic one. We will then try to identify the main consequences of such an idealistic substrate (of an ethical-performative hue) and the importance of having a different positioning in view of the reality. In the second part, the report will seek to mirror the Practice, given its programmatic stage and school context, highlighting the subunit on the Knowledge (René Descartes). It aims at a practice and reflection that emanates from what is worked upon in the first part, but always being mirrored in the lessons. Finally, it seeks to highlight the importance of teaching Philosophy in Secondary Education as a consequent corollary of such a reflection throughout the research. Keywords Idealism; Materialism;Moura, José Barata, 1948-Repositório da Universidade de LisboaAntunes, Paulo Fernando Rocha, 1985-2015-04-29T10:45:19Z20142014-10-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18001TID:201373408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:40.761160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações |
title |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações |
spellingShingle |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985- Materialismo Práxis Epistemologia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
title_short |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações |
title_full |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações |
title_fullStr |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações |
title_full_unstemmed |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações |
title_sort |
O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações |
author |
Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985- |
author_facet |
Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, José Barata, 1948- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materialismo Práxis Epistemologia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
topic |
Materialismo Práxis Epistemologia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia no Secundário, Universidade de Lisboa, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-10-02 2014-01-01T00:00:00Z 2015-04-29T10:45:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/18001 TID:201373408 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/18001 |
identifier_str_mv |
TID:201373408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134274754969600 |