O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18001
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia no Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_8023e0fb8223fd6120d30f0cfde85f4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/18001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientaçõesMaterialismoPráxisEpistemologiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia no Secundário, Universidade de Lisboa, 2014O Relatório de Prática de Ensino Supervisionada procurará, a um primeiro tempo, surpreender um substrato dominante, embora latente, no Programa de Filosofia do Ensino Secundário, confirmado pelas posteriores Orientações. Como o título indica, tal substrato sobressairá como idealista. Esta primeira parte, guardada para a anunciada investigação crítica, arrepiará caminho através da chamada “questão fundamental da filosofia”, das teses sobre a chamada “terceira via”, e por intermédio de um posicionamento adverso – materialista. Buscar-se-á, então, relevar as principais consequências derivadas de um tal substrato idealista (de um matiz ético-performativo) e a importância de um outro posicionamento face à realidade. Na segunda parte, o Relatório procurará refletir a prática de estágio dado o contexto programático e escolar, destacando a subunidade que versa sobre o Conhecimento (René Descartes). Visa uma prática e reflexão que dimana das laborações contidas na primeira parte, isto é, não deixando de se espelhar nas aulas. E procura, num momento final, destacar a importância do ensino da Filosofia no Ensino Secundário como corolário consequente de uma tal reflexão ao longo da investigação. Palavras-chave Idealismo; Materialismo; Práxis; Epistemologia; EducaçãoThe Report of Supervised Teaching Practice endeavors, firstly, to come upon a latent but dominant substrate of the Philosophy Program for Secondary Education, confirmed by subsequent guidelines. As the title indicates, this substrate emerges as idealistic. This first part, left for the critical research announced, will make way through the so-called “fundamental question of philosophy”, through theses on the so-called “third way”, and through an adverse position – a materialistic one. We will then try to identify the main consequences of such an idealistic substrate (of an ethical-performative hue) and the importance of having a different positioning in view of the reality. In the second part, the report will seek to mirror the Practice, given its programmatic stage and school context, highlighting the subunit on the Knowledge (René Descartes). It aims at a practice and reflection that emanates from what is worked upon in the first part, but always being mirrored in the lessons. Finally, it seeks to highlight the importance of teaching Philosophy in Secondary Education as a consequent corollary of such a reflection throughout the research. Keywords Idealism; Materialism;Moura, José Barata, 1948-Repositório da Universidade de LisboaAntunes, Paulo Fernando Rocha, 1985-2015-04-29T10:45:19Z20142014-10-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18001TID:201373408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:40.761160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
title O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
spellingShingle O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985-
Materialismo
Práxis
Epistemologia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
title_full O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
title_fullStr O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
title_full_unstemmed O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
title_sort O substrato idealista no programa de filosofia do ensino secundário e nas posteriores orientações
author Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985-
author_facet Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, José Barata, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Paulo Fernando Rocha, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Materialismo
Práxis
Epistemologia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Materialismo
Práxis
Epistemologia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia no Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-02
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-29T10:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/18001
TID:201373408
url http://hdl.handle.net/10451/18001
identifier_str_mv TID:201373408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274754969600