A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Maria de Fátima de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28600
Resumo: Nas últimas décadas, o discurso político-legal propõe a ideia do reforço da autonomia escolar através dos Contratos de Autonomia. No entanto, é importante compreender em que medida se verifica esse reforço e de que forma a contratualização da autonomia demonstra, de facto, o reforço da autonomia escolar. A presente investigação prespetiva compreender o significado do Contrato de Autonomia, conhecer o desenvolvimento da autonomia escolar e quais os poderes e alterações nas dinâmicas de gestão que as escolas passaram a deter, com a assinatura desses contratos. Procuraremos, neste estudo, investigar se a contratualização da autonomia permitiu à escola o aumento da capacidade de decisão e de organização interna de forma a ajustar a consecução do seu projeto educativo às necessidades da comunidade em que está inserida. Esta investigação privilegia uma abordagem essencialmente de matriz qualitativa, com o estudo de caso em uma unidade organizacional da região centro. Privilegiámos como técnicas e instrumentos de recolha de dados a análise documental, entrevistas e inquéritos por questionário. Para a análise e tratamento de dados utilizámos a análise de conteúdo e tratamento estatístico. Os principais resultados obtidos permitiram verificar que a contratualização da autonomia não trouxe grandes mudanças administrativas e pedagógicas. O Contrato de Autonomia não contribuiu para um verdadeiro reforço da autonomia da escola.
id RCAP_4b32edfb047a9349b2cfbaf25a13662f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacionalAutonomiaContrato de autonomiaProjeto educativoMudançasNas últimas décadas, o discurso político-legal propõe a ideia do reforço da autonomia escolar através dos Contratos de Autonomia. No entanto, é importante compreender em que medida se verifica esse reforço e de que forma a contratualização da autonomia demonstra, de facto, o reforço da autonomia escolar. A presente investigação prespetiva compreender o significado do Contrato de Autonomia, conhecer o desenvolvimento da autonomia escolar e quais os poderes e alterações nas dinâmicas de gestão que as escolas passaram a deter, com a assinatura desses contratos. Procuraremos, neste estudo, investigar se a contratualização da autonomia permitiu à escola o aumento da capacidade de decisão e de organização interna de forma a ajustar a consecução do seu projeto educativo às necessidades da comunidade em que está inserida. Esta investigação privilegia uma abordagem essencialmente de matriz qualitativa, com o estudo de caso em uma unidade organizacional da região centro. Privilegiámos como técnicas e instrumentos de recolha de dados a análise documental, entrevistas e inquéritos por questionário. Para a análise e tratamento de dados utilizámos a análise de conteúdo e tratamento estatístico. Os principais resultados obtidos permitiram verificar que a contratualização da autonomia não trouxe grandes mudanças administrativas e pedagógicas. O Contrato de Autonomia não contribuiu para um verdadeiro reforço da autonomia da escola.In the last decades, the political-legal discourse proposes the idea of the reinforcement of the school autonomy through the Contracts of Autonomy. However, it is important to understand to what extent this reinforcement takes place and how the contractualisation of autonomy demonstrates, in fact, the reinforcement of school autonomy. The present research prespective to understand the meaning of the Contract of Autonomy, to know the development of the school autonomy and what powers and changes in the management dynamics that the schools happened to hold, with the signing of these contracts. In this study, we will investigate whether the contractualisation of autonomy allowed the school to increase the capacity for decision and internal organization in order to adjust the achievement of its educational project to the needs of the community in which it is inserted. This research privileges an essentially qualitative matrix approach, with the case study in an organizational unit of the center region. We focused on document analysis, interviews and questionnaire surveys as techniques and instruments of data collection. For data analysis and treatment we used content analysis and statistical treatment. The main results obtained allowed to verify that the contractualisation of autonomy did not bring great administrative and pedagogical changes. The Agreement of Autonomy did not contribute to a true reinforcement of the autonomy of the school.2020-06-01T13:15:30Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28600porCoimbra, Maria de Fátima de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:19Zoai:ria.ua.pt:10773/28600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:06.261709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
title A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
spellingShingle A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
Coimbra, Maria de Fátima de Oliveira
Autonomia
Contrato de autonomia
Projeto educativo
Mudanças
title_short A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
title_full A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
title_fullStr A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
title_full_unstemmed A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
title_sort A contratualização da autonomia e o seu impacto nas dinâmicas de gestão da escola: um estudo de caso numa unidade organizacional
author Coimbra, Maria de Fátima de Oliveira
author_facet Coimbra, Maria de Fátima de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Maria de Fátima de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Contrato de autonomia
Projeto educativo
Mudanças
topic Autonomia
Contrato de autonomia
Projeto educativo
Mudanças
description Nas últimas décadas, o discurso político-legal propõe a ideia do reforço da autonomia escolar através dos Contratos de Autonomia. No entanto, é importante compreender em que medida se verifica esse reforço e de que forma a contratualização da autonomia demonstra, de facto, o reforço da autonomia escolar. A presente investigação prespetiva compreender o significado do Contrato de Autonomia, conhecer o desenvolvimento da autonomia escolar e quais os poderes e alterações nas dinâmicas de gestão que as escolas passaram a deter, com a assinatura desses contratos. Procuraremos, neste estudo, investigar se a contratualização da autonomia permitiu à escola o aumento da capacidade de decisão e de organização interna de forma a ajustar a consecução do seu projeto educativo às necessidades da comunidade em que está inserida. Esta investigação privilegia uma abordagem essencialmente de matriz qualitativa, com o estudo de caso em uma unidade organizacional da região centro. Privilegiámos como técnicas e instrumentos de recolha de dados a análise documental, entrevistas e inquéritos por questionário. Para a análise e tratamento de dados utilizámos a análise de conteúdo e tratamento estatístico. Os principais resultados obtidos permitiram verificar que a contratualização da autonomia não trouxe grandes mudanças administrativas e pedagógicas. O Contrato de Autonomia não contribuiu para um verdadeiro reforço da autonomia da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T00:00:00Z
2019-07-19
2020-06-01T13:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28600
url http://hdl.handle.net/10773/28600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137666974875648