O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Juliana Denise Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9828
Resumo: O presente relatório de estágio teve como principal objetivo compreender de que forma é possível desenvolver competências de compreensão leitora e de produção escrita em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico através do estudo da estrutura da narrativa e do reconto escrito. Neste sentido, foi realizado um estudo de investigação-ação junto de alunos do 3.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Chave, situada na Gafanha da Nazaré. O texto narrativo encontra-se presente na rotina diária do ser humano e acompanha-o desde sempre, sendo um dos primeiros tipos de texto com o qual contacta. A apreensão da sua estrutura é feita de uma forma quase intuitiva. Contudo, não quer dizer que esta mesma aquisição natural das propriedades do texto narrativo faça com que o indivíduo seja um leitor ou produtor de textos eficiente. Nesta medida, é fundamental que a escola e o professor forneçam ao aluno ferramentas que o ajudem a desconstruir o texto, no sentido de melhor perceber a sua constituição e características a ele inerentes. De modo a trabalhar este tipo de texto, especificamente o género “reconto”,junto do grupo de alunos, foi utilizado um modelo de estrutura do texto narrativo construído através dos modelos apontados por três autores que dedicaram o seu estudo à temática em evidência. De acordo com a análise de dados feita às atividades realizadas é de salientar que os alunos demonstram uma maior facilidade em certas categorias do texto narrativo – situação inicial (identificação dos personagens e ação inicial) e situação final (resultado final das ações) – em detrimento de outras – desenvolvimento (identificação das peripécias e sua localização espácio-temporal). Grosso modo, é necessário efetuar junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico atividades didáticas devidamente planeadas e fundamentadas que permitam trabalhar as diversas potencialidades do texto narrativo. Este projeto foi realizado de forma gradual e sistematizada de modo a ajudar o aluno a consciencializar-se da estruturação de texto do género narrativo com o intuito de desenvolver uma boa capacidade de compreensão leitora e de produção escrita.
id RCAP_4b4c7ab0f958b62302a38cc3d9f9887d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º anoEducação pré-escolarCompreensão da leituraEnsino básico 1º cicloO presente relatório de estágio teve como principal objetivo compreender de que forma é possível desenvolver competências de compreensão leitora e de produção escrita em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico através do estudo da estrutura da narrativa e do reconto escrito. Neste sentido, foi realizado um estudo de investigação-ação junto de alunos do 3.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Chave, situada na Gafanha da Nazaré. O texto narrativo encontra-se presente na rotina diária do ser humano e acompanha-o desde sempre, sendo um dos primeiros tipos de texto com o qual contacta. A apreensão da sua estrutura é feita de uma forma quase intuitiva. Contudo, não quer dizer que esta mesma aquisição natural das propriedades do texto narrativo faça com que o indivíduo seja um leitor ou produtor de textos eficiente. Nesta medida, é fundamental que a escola e o professor forneçam ao aluno ferramentas que o ajudem a desconstruir o texto, no sentido de melhor perceber a sua constituição e características a ele inerentes. De modo a trabalhar este tipo de texto, especificamente o género “reconto”,junto do grupo de alunos, foi utilizado um modelo de estrutura do texto narrativo construído através dos modelos apontados por três autores que dedicaram o seu estudo à temática em evidência. De acordo com a análise de dados feita às atividades realizadas é de salientar que os alunos demonstram uma maior facilidade em certas categorias do texto narrativo – situação inicial (identificação dos personagens e ação inicial) e situação final (resultado final das ações) – em detrimento de outras – desenvolvimento (identificação das peripécias e sua localização espácio-temporal). Grosso modo, é necessário efetuar junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico atividades didáticas devidamente planeadas e fundamentadas que permitam trabalhar as diversas potencialidades do texto narrativo. Este projeto foi realizado de forma gradual e sistematizada de modo a ajudar o aluno a consciencializar-se da estruturação de texto do género narrativo com o intuito de desenvolver uma boa capacidade de compreensão leitora e de produção escrita.This dissertation aims to examine ways of development of understanding skills regarding reading and writing production by Primary School students towards the study of narrative structure and written recount. Consequently, it was carried an investigation-action study with 3rd grade students from Chave’s Primary School, located in Gafanha da Nazaré. The narrative text represents a textual genre present on human’s daily routine and one of the first text types that humans explore ever since. The apprehension of its structure is made almost intuitively. Even so, it does not implicate that individuals are readers or efficient text producers. Regarding this, it is essential that the school and the teacher provide tools to the student for the deconstruction of the text regardingtheunderstanding of its constitution and its characteristics. In order to explore this textual genre along with the students it was used a model of structure designated by three authors that dedicated their study to this theme. According to the data analysis of these activities it is important to emphasize that some students have had less issuesabout certain categories of narrative text – initial situation (character identification and initial action) and final situation (actions final result) – in detriment of others – development ( identification of actions and its location in space and time). Finally, it is essential to develop along with Primary School students didactic activities properly planned and justified that allow to work the various potentialities of narrative text. This work ought to be done gradually and in a systematized way to help the student to be sensitive to the structure of narrative text genre and aiming the development of good reading comprehension and writing production skills.Universidade de Aveiro2013-03-06T12:54:15Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9828porFrancisco, Juliana Denise Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:01Zoai:ria.ua.pt:10773/9828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:34.753536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
title O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
spellingShingle O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
Francisco, Juliana Denise Pereira
Educação pré-escolar
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
title_short O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
title_full O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
title_fullStr O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
title_full_unstemmed O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
title_sort O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
author Francisco, Juliana Denise Pereira
author_facet Francisco, Juliana Denise Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Juliana Denise Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
topic Educação pré-escolar
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
description O presente relatório de estágio teve como principal objetivo compreender de que forma é possível desenvolver competências de compreensão leitora e de produção escrita em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico através do estudo da estrutura da narrativa e do reconto escrito. Neste sentido, foi realizado um estudo de investigação-ação junto de alunos do 3.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Chave, situada na Gafanha da Nazaré. O texto narrativo encontra-se presente na rotina diária do ser humano e acompanha-o desde sempre, sendo um dos primeiros tipos de texto com o qual contacta. A apreensão da sua estrutura é feita de uma forma quase intuitiva. Contudo, não quer dizer que esta mesma aquisição natural das propriedades do texto narrativo faça com que o indivíduo seja um leitor ou produtor de textos eficiente. Nesta medida, é fundamental que a escola e o professor forneçam ao aluno ferramentas que o ajudem a desconstruir o texto, no sentido de melhor perceber a sua constituição e características a ele inerentes. De modo a trabalhar este tipo de texto, especificamente o género “reconto”,junto do grupo de alunos, foi utilizado um modelo de estrutura do texto narrativo construído através dos modelos apontados por três autores que dedicaram o seu estudo à temática em evidência. De acordo com a análise de dados feita às atividades realizadas é de salientar que os alunos demonstram uma maior facilidade em certas categorias do texto narrativo – situação inicial (identificação dos personagens e ação inicial) e situação final (resultado final das ações) – em detrimento de outras – desenvolvimento (identificação das peripécias e sua localização espácio-temporal). Grosso modo, é necessário efetuar junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico atividades didáticas devidamente planeadas e fundamentadas que permitam trabalhar as diversas potencialidades do texto narrativo. Este projeto foi realizado de forma gradual e sistematizada de modo a ajudar o aluno a consciencializar-se da estruturação de texto do género narrativo com o intuito de desenvolver uma boa capacidade de compreensão leitora e de produção escrita.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-06T12:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9828
url http://hdl.handle.net/10773/9828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137517508755456