Exploração de histórias e o reconto oral em crianças do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Ana Margarida Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13565
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Seminário de Investigação Educacional e Prática Pedagógica Supervisionada e implementado numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem como objeto de estudo compreender se a análise de uma história influencia o seu reconto oral pela criança. Foi desenvolvido em quatro sessões, nas quais apresentámos a narrativa Sexta-feira ou a Vida Selvagem”. Analisámos e explorámos, com as crianças, as caraterísticas das personagens e do espaço onde decorria a ação. Neste projeto, com caraterísticas de investigação-ação, privilegiámos a observação direta e a vídeo-gravação, quer das sessões quer dos recontos, como instrumentos de recolha de dados. A partir da análise dos dados pudemos constatar que o modo como se apresenta a história e aquilo que dela se analisa influencia o reconto. Nos recontos observámos que as crianças fazem inferências e introduzem os elementos referidos nas diversas análises realizadas. Dos primeiros para os segundos recontos, verificámos um aumento no número de palavras, de unidades de texto, de caraterísticas e de espaços referidos. Isto é um indicador de evolução na qualidade dos recontos. Este último aspeto refletiu-se nos níveis de avaliação qualitativa, nos quais constatámos evolução na qualidade da narrativa da história na maioria das crianças. Com a realização deste trabalho compreendemos, a partir do reconto da criança, a importância que a análise de uma história tem na compreensão de texto e no desenvolvimento de narrativas.
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