Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafaela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9934
Resumo: Este relatório apresenta experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio profissional realizado no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB1 Artur Mirandela (1.º ciclo do ensino básico) e na Escola EB2,3 Paulo Quintela (2.º ciclo do ensino básico), no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada oferece a possibilidade de mobilizar, em contexto real, saberes trabalhados na formação profissional, integrando a supervisão em ambiente de formação como indispensável à qualidade educativa e à sensibilização do futuro professor para adotar uma postura de análise e reflexão, de forma a melhorar as suas práticas profissionais e a desenvolver saberes que envolvem todo o contexto educativo. O presente relatório pretende, então, ser um reflexo do trabalho realizado, descrevendo experiências educativas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e nas áreas do saber (Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza, Matemática e Expressões) e destacando aspetos reflexivos e investigativos sobre a prática letiva desenvolvida. As quatro experiências de ensino e aprendizagem apresentadas assentam nos pressupostos que enquadraram a prática letiva, na promoção de uma aprendizagem ativa dos alunos, estimulando a participação, o interesse e a motivação, e na valorização de processos e recursos que permitam aprendizagens de qualidade. A descrição e análise das experiências de ensino e aprendizagem suportam-se em evidências das aulas, baseando-se em estudos ou investigações realizados na comunidade e em dados recolhidos ao longo do estágio, como notas de campo, fotografias, diálogos, tabelas de registo ou produções dos alunos.
id RCAP_4b70077253114ae61c154784ef7aa793
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório apresenta experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio profissional realizado no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB1 Artur Mirandela (1.º ciclo do ensino básico) e na Escola EB2,3 Paulo Quintela (2.º ciclo do ensino básico), no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada oferece a possibilidade de mobilizar, em contexto real, saberes trabalhados na formação profissional, integrando a supervisão em ambiente de formação como indispensável à qualidade educativa e à sensibilização do futuro professor para adotar uma postura de análise e reflexão, de forma a melhorar as suas práticas profissionais e a desenvolver saberes que envolvem todo o contexto educativo. O presente relatório pretende, então, ser um reflexo do trabalho realizado, descrevendo experiências educativas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e nas áreas do saber (Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza, Matemática e Expressões) e destacando aspetos reflexivos e investigativos sobre a prática letiva desenvolvida. As quatro experiências de ensino e aprendizagem apresentadas assentam nos pressupostos que enquadraram a prática letiva, na promoção de uma aprendizagem ativa dos alunos, estimulando a participação, o interesse e a motivação, e na valorização de processos e recursos que permitam aprendizagens de qualidade. A descrição e análise das experiências de ensino e aprendizagem suportam-se em evidências das aulas, baseando-se em estudos ou investigações realizados na comunidade e em dados recolhidos ao longo do estágio, como notas de campo, fotografias, diálogos, tabelas de registo ou produções dos alunos.This report presents teaching and learning experiences developed during the professional traineeship which was realized in the school year of 2012/2013, at the basic school Artur Mirandela (since the 1st grade until the 4th) and also at the school Paulo Quintela (5th and 6th grades), according the signature of Supervised Teaching Practice of the master degree in teaching of the 1st and 2nd cycle of basic education. The Supervised Teaching Practice offers the possibility of realize, in a real context, some acquired knowledge throughout all the professional training, integrating the environment training supervision as indispensable for the quality of education and the awareness of a future teacher, to make him adopt a posture of analysis and reflection and then improve their professional practices. The present report aims to be a reflection of all the work that was developed, describing educational experiences in the 1st and 2nd cycles of the basic education and also in the teaching signatures (portuguese, history and geography of Portugal, nature sciences, mathematics and expressions) highlighting some reflection and investigation aspects about all the developed practice. The teaching and learning experiences concretize more general educational ideas, which framed the practice to promote an active learning, stimulating the participation, the interest and motivation and in the appreciation of the processes and resources that allowed the quality of learning. The description and analysis of the teaching and learning experiences are supported in the classroom evidences, based in research studies and in the collected data from the traineeship such field notes, photographies, dialogues, registration tables or student’s productions.Pires, Manuel VaraBiblioteca Digital do IPBFerreira, Rafaela2014-07-22T15:58:00Z20142014-07-222014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9934TID:201028271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:00.249420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Ferreira, Rafaela
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
author Ferreira, Rafaela
author_facet Ferreira, Rafaela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Manuel Vara
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rafaela
description Este relatório apresenta experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio profissional realizado no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB1 Artur Mirandela (1.º ciclo do ensino básico) e na Escola EB2,3 Paulo Quintela (2.º ciclo do ensino básico), no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada oferece a possibilidade de mobilizar, em contexto real, saberes trabalhados na formação profissional, integrando a supervisão em ambiente de formação como indispensável à qualidade educativa e à sensibilização do futuro professor para adotar uma postura de análise e reflexão, de forma a melhorar as suas práticas profissionais e a desenvolver saberes que envolvem todo o contexto educativo. O presente relatório pretende, então, ser um reflexo do trabalho realizado, descrevendo experiências educativas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e nas áreas do saber (Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza, Matemática e Expressões) e destacando aspetos reflexivos e investigativos sobre a prática letiva desenvolvida. As quatro experiências de ensino e aprendizagem apresentadas assentam nos pressupostos que enquadraram a prática letiva, na promoção de uma aprendizagem ativa dos alunos, estimulando a participação, o interesse e a motivação, e na valorização de processos e recursos que permitam aprendizagens de qualidade. A descrição e análise das experiências de ensino e aprendizagem suportam-se em evidências das aulas, baseando-se em estudos ou investigações realizados na comunidade e em dados recolhidos ao longo do estágio, como notas de campo, fotografias, diálogos, tabelas de registo ou produções dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-22T15:58:00Z
2014
2014-07-22
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9934
TID:201028271
url http://hdl.handle.net/10198/9934
identifier_str_mv TID:201028271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240338276352