Trabalho colaborativo e representações sociais: contributos para a promoção do sucesso escolar em matemática
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.495 |
Resumo: | Numa sociedade tecnológica e global, como a actual, são exigidas, aos cidadãos, capacidades e competências que lhes permitam ultrapassar os desafios. A matemática assume-se como uma forma de conhecimento, culturalmente situado, importante na mediação e resolução desses desafios. Enquanto disciplina associada a elevadas taxas de insucesso académico e a representações sociais negativas, é, muitas vezes, responsável por abandonos escolares precoces. O trabalho colaborativo, em díade ou pequenos grupos, actua como ferramenta mediadora no acesso ao sucesso académico e como facilitador no desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), promovendo a literacia matemática. Este trabalho insere-se no projecto Interacção e Conhecimento. Assume um paradigma interpretativo e um design de investigação-acção. Os participantes são os alunos duma turma de 8.º ano de escolaridade, o professor/investigador e outros dois observadores. Os instrumentos de recolha de dados são um instrumento de avaliação de capacidades e competências (matemáticas), tarefas de inspiração projectiva, questionários, observação, recolha documental e protocolos dos alunos. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo narrativa, sucessiva e aprofundada, de onde emergiram categorias indutivas. Analisamos as trajectórias de participação de uma aluna (Carolina, nome fictício), enquanto exemplo paradigmático. Discutimos estas trajectórias de participação em matemática, nomeadamente as três tarefas de inspiração projectiva e algumas tarefas matemáticas, realizadas em aula e em díade. Esta investigação ilumina as potencialidades que o trabalho colaborativo tem na apropriação de conhecimentos (matemáticos), na mobilização e/ou desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), na mudança das representações sociais relativas à matemática e nos processos de socialização dos alunos. |
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Trabalho colaborativo e representações sociais: contributos para a promoção do sucesso escolar em matemáticaNúmero 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da MatemáticaNuma sociedade tecnológica e global, como a actual, são exigidas, aos cidadãos, capacidades e competências que lhes permitam ultrapassar os desafios. A matemática assume-se como uma forma de conhecimento, culturalmente situado, importante na mediação e resolução desses desafios. Enquanto disciplina associada a elevadas taxas de insucesso académico e a representações sociais negativas, é, muitas vezes, responsável por abandonos escolares precoces. O trabalho colaborativo, em díade ou pequenos grupos, actua como ferramenta mediadora no acesso ao sucesso académico e como facilitador no desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), promovendo a literacia matemática. Este trabalho insere-se no projecto Interacção e Conhecimento. Assume um paradigma interpretativo e um design de investigação-acção. Os participantes são os alunos duma turma de 8.º ano de escolaridade, o professor/investigador e outros dois observadores. Os instrumentos de recolha de dados são um instrumento de avaliação de capacidades e competências (matemáticas), tarefas de inspiração projectiva, questionários, observação, recolha documental e protocolos dos alunos. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo narrativa, sucessiva e aprofundada, de onde emergiram categorias indutivas. Analisamos as trajectórias de participação de uma aluna (Carolina, nome fictício), enquanto exemplo paradigmático. Discutimos estas trajectórias de participação em matemática, nomeadamente as três tarefas de inspiração projectiva e algumas tarefas matemáticas, realizadas em aula e em díade. Esta investigação ilumina as potencialidades que o trabalho colaborativo tem na apropriação de conhecimentos (matemáticos), na mobilização e/ou desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), na mudança das representações sociais relativas à matemática e nos processos de socialização dos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2012-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.495por1646-2335Machado, RicardoCésar, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:41.297763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Numa sociedade tecnológica e global, como a actual, são exigidas, aos cidadãos, capacidades e competências que lhes permitam ultrapassar os desafios. A matemática assume-se como uma forma de conhecimento, culturalmente situado, importante na mediação e resolução desses desafios. Enquanto disciplina associada a elevadas taxas de insucesso académico e a representações sociais negativas, é, muitas vezes, responsável por abandonos escolares precoces. O trabalho colaborativo, em díade ou pequenos grupos, actua como ferramenta mediadora no acesso ao sucesso académico e como facilitador no desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), promovendo a literacia matemática. Este trabalho insere-se no projecto Interacção e Conhecimento. Assume um paradigma interpretativo e um design de investigação-acção. Os participantes são os alunos duma turma de 8.º ano de escolaridade, o professor/investigador e outros dois observadores. Os instrumentos de recolha de dados são um instrumento de avaliação de capacidades e competências (matemáticas), tarefas de inspiração projectiva, questionários, observação, recolha documental e protocolos dos alunos. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo narrativa, sucessiva e aprofundada, de onde emergiram categorias indutivas. Analisamos as trajectórias de participação de uma aluna (Carolina, nome fictício), enquanto exemplo paradigmático. Discutimos estas trajectórias de participação em matemática, nomeadamente as três tarefas de inspiração projectiva e algumas tarefas matemáticas, realizadas em aula e em díade. Esta investigação ilumina as potencialidades que o trabalho colaborativo tem na apropriação de conhecimentos (matemáticos), na mobilização e/ou desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), na mudança das representações sociais relativas à matemática e nos processos de socialização dos alunos. |
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