Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catumbela, Viana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4695
Resumo: O mercado é composto por um conjunto de entidades, individuais ou coletivas que procedem a processos de troca. Atualmente, os mercados são cada vez mais voláteis e com o avanço da tecnologia as barreiras são transponíveis de forma célere. Internacionalizar hoje é cada vez mais uma questão de atitude e de sobrevivência. O presente relatório surge na sequência da realização do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios Digitais Pela Universidade Portucalense, desenvolvido na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), uma empresa publica portuguesa vocacionada para apoiar a internacionalização da economia portuguesa, através da promoção das empresas portuguesas no estrangeiro e da captação de investimento para Portugal. Pretende-se aferir da importância da internacionalização para o tecido empresarial português e contribuir com o estudo em específico de um mercado internacional, com foco no setor dos vinhos e cervejas. Foi feito o estudo de mercado senegalês, necessário ao pleno conhecimento das oportunidades e ameaças que uma empresa portuguesa poderá enfrentar ao operar no mesmo, procedendo à caraterização da envolvente geral e competitiva. Foi elaborado um relatório para suporte da AICEP em futuras reuniões com potenciais clientes interessados em abraçar processos de internacionalização que contemplem o país referido. Do estudo e das atividades realizadas conclui-se da importância da internacionalização para pequenas, médias e grandes empresas portuguesas e, ainda, da existência de oportunidades em quantidade suficiente para que o Senegal seja um destino a considerar.
id RCAP_4b841d004aa21b076b6bf6ffb4a7262e
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/4695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalêsGlobalizaçãoInternacionalizaçãoMercadoMarketingMarketing e Negócios DigitaisO mercado é composto por um conjunto de entidades, individuais ou coletivas que procedem a processos de troca. Atualmente, os mercados são cada vez mais voláteis e com o avanço da tecnologia as barreiras são transponíveis de forma célere. Internacionalizar hoje é cada vez mais uma questão de atitude e de sobrevivência. O presente relatório surge na sequência da realização do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios Digitais Pela Universidade Portucalense, desenvolvido na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), uma empresa publica portuguesa vocacionada para apoiar a internacionalização da economia portuguesa, através da promoção das empresas portuguesas no estrangeiro e da captação de investimento para Portugal. Pretende-se aferir da importância da internacionalização para o tecido empresarial português e contribuir com o estudo em específico de um mercado internacional, com foco no setor dos vinhos e cervejas. Foi feito o estudo de mercado senegalês, necessário ao pleno conhecimento das oportunidades e ameaças que uma empresa portuguesa poderá enfrentar ao operar no mesmo, procedendo à caraterização da envolvente geral e competitiva. Foi elaborado um relatório para suporte da AICEP em futuras reuniões com potenciais clientes interessados em abraçar processos de internacionalização que contemplem o país referido. Do estudo e das atividades realizadas conclui-se da importância da internacionalização para pequenas, médias e grandes empresas portuguesas e, ainda, da existência de oportunidades em quantidade suficiente para que o Senegal seja um destino a considerar.The market is composed by a set of entities, individual or collective, that carry out exchange processes. Currently, markets are increasingly volatile and with the advancement of technology, barriers are quickly overcome. Going international, today, is key issue for any company to stay competitive and reduce risks associated to depending on just a market. This report is essential to allow getting the Master's degree in Marketing and Digital Business at Universidade Portucalense. An intership was developed at the Agency for Investment and Foreign Trade of Portugal (AICEP), a Portuguese public company dedicated to supporting the internationalization of the Portuguese economy, by promoting Portuguese companies abroad and attracting investment to Portugal. It is intended to assess the importance of internationalization for the Portuguese companies and contribute to the specific study of a possible international market, focusing on the wine and beer sector (Senegal). A Senegalese market study was carried out, necessary to fully understand the opportunities and threats that a Portuguese company may face when operating in it, proceeding to the characterization of the general and competitive environment. A report was prepared to support AICEP in future meetings with potential clients interested in embracing internationalization processes to this specific country. From the study and the activities carried out, it is concluded that internationalization is important for small, medium and large Portuguese companies and, also, that there are enough opportunities for Senegal to be a destination to consider.2023-02-28T15:55:05Z2023-02-282023-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCatumbela, V. (2023). Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4695http://hdl.handle.net/11328/4695Catumbela, V. (2023). Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4695http://hdl.handle.net/11328/4695TID:203239580porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCatumbela, Vianareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:21Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:19.484164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
title Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
spellingShingle Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
Catumbela, Viana
Globalização
Internacionalização
Mercado
Marketing
Marketing e Negócios Digitais
title_short Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
title_full Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
title_fullStr Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
title_full_unstemmed Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
title_sort Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês
author Catumbela, Viana
author_facet Catumbela, Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catumbela, Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Internacionalização
Mercado
Marketing
Marketing e Negócios Digitais
topic Globalização
Internacionalização
Mercado
Marketing
Marketing e Negócios Digitais
description O mercado é composto por um conjunto de entidades, individuais ou coletivas que procedem a processos de troca. Atualmente, os mercados são cada vez mais voláteis e com o avanço da tecnologia as barreiras são transponíveis de forma célere. Internacionalizar hoje é cada vez mais uma questão de atitude e de sobrevivência. O presente relatório surge na sequência da realização do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios Digitais Pela Universidade Portucalense, desenvolvido na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), uma empresa publica portuguesa vocacionada para apoiar a internacionalização da economia portuguesa, através da promoção das empresas portuguesas no estrangeiro e da captação de investimento para Portugal. Pretende-se aferir da importância da internacionalização para o tecido empresarial português e contribuir com o estudo em específico de um mercado internacional, com foco no setor dos vinhos e cervejas. Foi feito o estudo de mercado senegalês, necessário ao pleno conhecimento das oportunidades e ameaças que uma empresa portuguesa poderá enfrentar ao operar no mesmo, procedendo à caraterização da envolvente geral e competitiva. Foi elaborado um relatório para suporte da AICEP em futuras reuniões com potenciais clientes interessados em abraçar processos de internacionalização que contemplem o país referido. Do estudo e das atividades realizadas conclui-se da importância da internacionalização para pequenas, médias e grandes empresas portuguesas e, ainda, da existência de oportunidades em quantidade suficiente para que o Senegal seja um destino a considerar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28T15:55:05Z
2023-02-28
2023-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Catumbela, V. (2023). Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4695
http://hdl.handle.net/11328/4695
Catumbela, V. (2023). Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4695
http://hdl.handle.net/11328/4695
TID:203239580
identifier_str_mv Catumbela, V. (2023). Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4695
TID:203239580
url http://hdl.handle.net/11328/4695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134976978976768