O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19018 |
Resumo: | O bullying homofóbico nas escolas afeta o sentimento de segurança e pertença dos/as jovens estudantes LGB na comunidade escolar, com diversos impactos. O objetivo deste estudo foi compreender se a existência de práticas discriminatórias, de um currículo não inclusivo e se o sentimento de segurança e de pertença funcionam como fatores que podem operar como fatores acumulativos de risco nos/as jovens LGB que sofrem de bullying homofóbico. Deste modo, foi recolhido um questionário online, tendo sido validados 562 participantes de Portugal (15 aos 21 anos). Os resultados revelaram que o sentimento de segurança dos/as jovens LGB funciona como variável mediadora da relação do bullying homofóbico com o absentismo, bem como o desempenho académico. Ainda foi possível concluir que o sentimento de pertença medeia a relação entre o bullying e a baixa autoestima dos/as estudantes. São discutidos os resultados e as implicações para as políticas na educação. |
id |
RCAP_4b9f2560b75f2792364a024eba8cb6c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19018 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGBBullying homofóbicoPráticas discriminatóriasCurrículo não InclusivoSentimento de segurança e pertençaHomophobic bullyingDiscriminatory practicesNon-inclusive curriculaFeeling of security and belongingO bullying homofóbico nas escolas afeta o sentimento de segurança e pertença dos/as jovens estudantes LGB na comunidade escolar, com diversos impactos. O objetivo deste estudo foi compreender se a existência de práticas discriminatórias, de um currículo não inclusivo e se o sentimento de segurança e de pertença funcionam como fatores que podem operar como fatores acumulativos de risco nos/as jovens LGB que sofrem de bullying homofóbico. Deste modo, foi recolhido um questionário online, tendo sido validados 562 participantes de Portugal (15 aos 21 anos). Os resultados revelaram que o sentimento de segurança dos/as jovens LGB funciona como variável mediadora da relação do bullying homofóbico com o absentismo, bem como o desempenho académico. Ainda foi possível concluir que o sentimento de pertença medeia a relação entre o bullying e a baixa autoestima dos/as estudantes. São discutidos os resultados e as implicações para as políticas na educação.Homophobic bullying in schools affects the sense of safety and belonging to young LGB students in the school community, with various impacts. The aim of this research was then to understand whether the existence of non-discriminatory policies, a non-inclusive curricula, a sense of security and a sense of belonging operate as factors that can function as accumulative risk factors for LGB young people who suffer from homophobic bullying. Thus, an online questionnaire was used and 562 participants from Portugal (15 to 21 years old) participated. The results showed that the feeling of safety of LGB young people acts as a mediator of the relationship between homophobic bullying and absenteeism as well as academic performance. It was also possible to conclude that the feeling of belonging mediates the relationship between bullying and student’s low self-esteem. The outcomes and implications for policy in education are discussed.2020-11-04T00:00:00Z2019-11-05T00:00:00Z2019-11-052019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19018TID:202311163porFreitas, Emanuel Diogo Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:23.391376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB |
title |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB |
spellingShingle |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB Freitas, Emanuel Diogo Nunes Bullying homofóbico Práticas discriminatórias Currículo não Inclusivo Sentimento de segurança e pertença Homophobic bullying Discriminatory practices Non-inclusive curricula Feeling of security and belonging |
title_short |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB |
title_full |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB |
title_fullStr |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB |
title_full_unstemmed |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB |
title_sort |
O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB |
author |
Freitas, Emanuel Diogo Nunes |
author_facet |
Freitas, Emanuel Diogo Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Emanuel Diogo Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying homofóbico Práticas discriminatórias Currículo não Inclusivo Sentimento de segurança e pertença Homophobic bullying Discriminatory practices Non-inclusive curricula Feeling of security and belonging |
topic |
Bullying homofóbico Práticas discriminatórias Currículo não Inclusivo Sentimento de segurança e pertença Homophobic bullying Discriminatory practices Non-inclusive curricula Feeling of security and belonging |
description |
O bullying homofóbico nas escolas afeta o sentimento de segurança e pertença dos/as jovens estudantes LGB na comunidade escolar, com diversos impactos. O objetivo deste estudo foi compreender se a existência de práticas discriminatórias, de um currículo não inclusivo e se o sentimento de segurança e de pertença funcionam como fatores que podem operar como fatores acumulativos de risco nos/as jovens LGB que sofrem de bullying homofóbico. Deste modo, foi recolhido um questionário online, tendo sido validados 562 participantes de Portugal (15 aos 21 anos). Os resultados revelaram que o sentimento de segurança dos/as jovens LGB funciona como variável mediadora da relação do bullying homofóbico com o absentismo, bem como o desempenho académico. Ainda foi possível concluir que o sentimento de pertença medeia a relação entre o bullying e a baixa autoestima dos/as estudantes. São discutidos os resultados e as implicações para as políticas na educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-05T00:00:00Z 2019-11-05 2019-09 2020-11-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/19018 TID:202311163 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/19018 |
identifier_str_mv |
TID:202311163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134855977500672 |