A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirinhos, Cláudia Sofia Oliveira Macedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Meirinhos, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25565
Resumo: As crianças nascidas na última década representam a primeira geração intrinsecamente imbuída nas novas tecnologias. Os dispositivos móveis fazem parte do seu dia a dia, com um uso crescente ao nível dos jogos, participação nas redes sociais e como ferramenta de aprendizagem. É nesta última vertente que se deve debruçar mais a escola, potenciando as aprendizagens suportadas pelas tecnologias digitais. A Realidade Aumentada como uma tecnologia com grande potencial inovador, promovendo experiências com altos níveis de motivação e possibilitando uma maior envolvência dos alunos. Neste estudo procuramos caraterizar a Realidade Aumentada sob o ponto de vista conceptual, identificar as vantagens do seu uso na Educação e fornecer algumas plataformas e aplicações que poderão ser usadas por professores, em contexto de aprendizagem, para a promoção do sucesso educativo dos seus alunos
id RCAP_4bbc48613b17cfbc335d9845945bc114
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25565
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação BásicaAugmented Reality in the educational context of Basic EducationRealidade aumentadaAppsIntegração pedagógicaEducação básicaAs crianças nascidas na última década representam a primeira geração intrinsecamente imbuída nas novas tecnologias. Os dispositivos móveis fazem parte do seu dia a dia, com um uso crescente ao nível dos jogos, participação nas redes sociais e como ferramenta de aprendizagem. É nesta última vertente que se deve debruçar mais a escola, potenciando as aprendizagens suportadas pelas tecnologias digitais. A Realidade Aumentada como uma tecnologia com grande potencial inovador, promovendo experiências com altos níveis de motivação e possibilitando uma maior envolvência dos alunos. Neste estudo procuramos caraterizar a Realidade Aumentada sob o ponto de vista conceptual, identificar as vantagens do seu uso na Educação e fornecer algumas plataformas e aplicações que poderão ser usadas por professores, em contexto de aprendizagem, para a promoção do sucesso educativo dos seus alunosChildren born in the last decade represent the first generation intrinsically imbued with new technologies. Mobile devices are part of their daily lives, with an increasing use in terms of games, participation in social networks and as a learning tool. It is on this last aspect that the school should focus more, enhancing learning supported by digital technologies. Augmented Reality as a technology with great innovative potential, promoting experiences with high levels of motivation and enabling greater student involvement. In this study we seek to characterize Augmented Reality from a conceptual point of view, identify the advantages of its use in Education and provide some platforms and applications that can be used by teachers in the learning context, to promote the educational success of their studentsInstituto Poitécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMeirinhos, Cláudia Sofia Oliveira MacedoMeirinhos, Manuel2022-06-08T15:03:36Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25565porMeirinhos, Cláudia; Meirinhos, Manuel (2021). A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica. EduSer: Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 13:2, p. 99-1111645-477410.34620/eduser.v13i2.167info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:13.817225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
Augmented Reality in the educational context of Basic Education
title A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
spellingShingle A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
Meirinhos, Cláudia Sofia Oliveira Macedo
Realidade aumentada
Apps
Integração pedagógica
Educação básica
title_short A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
title_full A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
title_fullStr A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
title_full_unstemmed A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
title_sort A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica
author Meirinhos, Cláudia Sofia Oliveira Macedo
author_facet Meirinhos, Cláudia Sofia Oliveira Macedo
Meirinhos, Manuel
author_role author
author2 Meirinhos, Manuel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirinhos, Cláudia Sofia Oliveira Macedo
Meirinhos, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Apps
Integração pedagógica
Educação básica
topic Realidade aumentada
Apps
Integração pedagógica
Educação básica
description As crianças nascidas na última década representam a primeira geração intrinsecamente imbuída nas novas tecnologias. Os dispositivos móveis fazem parte do seu dia a dia, com um uso crescente ao nível dos jogos, participação nas redes sociais e como ferramenta de aprendizagem. É nesta última vertente que se deve debruçar mais a escola, potenciando as aprendizagens suportadas pelas tecnologias digitais. A Realidade Aumentada como uma tecnologia com grande potencial inovador, promovendo experiências com altos níveis de motivação e possibilitando uma maior envolvência dos alunos. Neste estudo procuramos caraterizar a Realidade Aumentada sob o ponto de vista conceptual, identificar as vantagens do seu uso na Educação e fornecer algumas plataformas e aplicações que poderão ser usadas por professores, em contexto de aprendizagem, para a promoção do sucesso educativo dos seus alunos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-06-08T15:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25565
url http://hdl.handle.net/10198/25565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Meirinhos, Cláudia; Meirinhos, Manuel (2021). A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica. EduSer: Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 13:2, p. 99-111
1645-4774
10.34620/eduser.v13i2.167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135446984294400