Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elisabete X.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Mariana Gaio, Pires, Ana Luísa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237
Resumo: Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa descola – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “em que medida o descola reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no descola, mas também de interrupções da mesma, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
id RCAP_4c2b37f8ce798b9dfd5c861629e6e06e
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolarReconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa descola – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “em que medida o descola reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no descola, mas também de interrupções da mesma, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/237Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 25-43Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 25-43Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 25-43Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 25-432182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237/359Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Elisabete X.Alves, Mariana GaioPires, Ana Luísa de Oliveira2022-09-22T10:36:36Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.825359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
spellingShingle Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
Gomes, Elisabete X.
title_short Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_full Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_fullStr Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_full_unstemmed Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_sort Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
author Gomes, Elisabete X.
author_facet Gomes, Elisabete X.
Alves, Mariana Gaio
Pires, Ana Luísa de Oliveira
author_role author
author2 Alves, Mariana Gaio
Pires, Ana Luísa de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elisabete X.
Alves, Mariana Gaio
Pires, Ana Luísa de Oliveira
description Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa descola – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “em que medida o descola reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no descola, mas também de interrupções da mesma, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/237
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237/359
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 25-43
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 25-43
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 25-43
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 25-43
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453140045824