Será água? Os fenómenos físicos da água no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1574 |
Resumo: | Este relatório decorre da unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II(PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Esta prática foi desenvolvida num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. A estrutura deste relatório encontra-se dividida em três partes. A primeira parte abrange a caracterização do meio, do jardim-de-infância (JI) onde decorreu a PES II, e do grupo de crianças nele incluído. A segunda parte relata um estudo realizado com essas crianças nesse contexto. Na terceira e última parte efetua-se uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) e a PES II. O estudo atrás referido teve como objetivo promover o gosto e a compreensão na área das ciências embora centrado no tema mais específico da água. Após a recolha de dados – na fase inicial, no decorrer e na fase final do processo – procedeu-se a uma análise aprofundada dos dados, comparando-os e observando como as atividades contribuíram para a evolução das crianças, no que toca a seus saberes/aprendizagens científicos acerca desta temática. O estudo desenvolveu-se em torno da questão de investigação: Será que a exploração de atividades de ciências relacionadas com a água influencia a forma como as crianças se apropriam dos termos científicos usados e contribuem para uma linguagem cientificamente mais correta? Para responder à questão foram definidos alguns objetivos. Este estudo foi apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de estudo de caso. O estudo contou com 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos. Os resultados do estudo evidenciam que as crianças ficaram sensibilizadas para a existência de dois tipos de água (potável e imprópria para consumo), o que promove hábitos de segurança por parte da criança. Ficaram também a compreender os vários estados físicos da água e as mudanças de estado. As crianças revelaram apropriação diferenciada dos termos científicos tendo-se evidenciado pela maioria das crianças a apropriação dos termos sólido e líquido em detrimento do gasoso. |
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Será água? Os fenómenos físicos da água no pré-escolarCiênciasEducação pré-escolarFenómenos físicos e mudanças de estado físico da águaAprendizagem de termos científicosSciencesPre-primary educationPhysical phenomena and water changes of stateLearning of scientific termsEste relatório decorre da unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II(PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Esta prática foi desenvolvida num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. A estrutura deste relatório encontra-se dividida em três partes. A primeira parte abrange a caracterização do meio, do jardim-de-infância (JI) onde decorreu a PES II, e do grupo de crianças nele incluído. A segunda parte relata um estudo realizado com essas crianças nesse contexto. Na terceira e última parte efetua-se uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) e a PES II. O estudo atrás referido teve como objetivo promover o gosto e a compreensão na área das ciências embora centrado no tema mais específico da água. Após a recolha de dados – na fase inicial, no decorrer e na fase final do processo – procedeu-se a uma análise aprofundada dos dados, comparando-os e observando como as atividades contribuíram para a evolução das crianças, no que toca a seus saberes/aprendizagens científicos acerca desta temática. O estudo desenvolveu-se em torno da questão de investigação: Será que a exploração de atividades de ciências relacionadas com a água influencia a forma como as crianças se apropriam dos termos científicos usados e contribuem para uma linguagem cientificamente mais correta? Para responder à questão foram definidos alguns objetivos. Este estudo foi apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de estudo de caso. O estudo contou com 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos. Os resultados do estudo evidenciam que as crianças ficaram sensibilizadas para a existência de dois tipos de água (potável e imprópria para consumo), o que promove hábitos de segurança por parte da criança. Ficaram também a compreender os vários estados físicos da água e as mudanças de estado. As crianças revelaram apropriação diferenciada dos termos científicos tendo-se evidenciado pela maioria das crianças a apropriação dos termos sólido e líquido em detrimento do gasoso.This report results from the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP) of the Masters Degree in Pre-primary Education from the Higher School of Education of Viana do Castelo. This practice was carried out in a kindergarten of Viana do Castelo council. This report is divided into three parts. The first part comprises the characterization of the place, the kindergarten (KG), where the STP II took place, and of the group of children included in it. The second part reports a study conducted with those children in that context. The third and last part includes a final comment on the Supervised Teaching Practice I and II. The aforementioned study aimed to promote the taste and understanding in the area of sciences although focused on a more specific issue - the water. After the data collection - in the initial phase, in the course of it, and in the final phase of the process - a thorough data analysis was carried out, by comparing them and observing to what extent the activities contributed to the evolution of children’s knowledge/learning of this issue. The study raised around the following research question: May the exploration of science activities related to water influence the way children learn the scientific terms used and may they contribute to a more scientifically accurate language? So as to answer to the question some objectives were outlined. This study was based on a qualitative methodology, focused on the drawing of a case study. The study included 25 children with ages ranging between 3 and 6 years old. The study outcomes prove that the children became aware of the existence of two types of water (drinkable and undrinkable water), which promotes safety habits in children. They came to understand the different physical states of water and the water changes of state. The children revealed differentiated learning of the scientific terms, and it was observed that most of them learned the terms solid and liquid more than gas.2016-06-22T11:22:23Z2015-12-18T00:00:00Z2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1574TID:201650738porDuarte, Diana Filipa Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:57.811307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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