Falar ciências com crianças dos 4 aos 6 anos : a temática da água em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Janete Ângela Salgueiro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1368
Resumo: O pré-escolar constitui um espaço para que a criança contacte e experimente uma vasta diversidade de situações/fenómenos. O significado que a criança atribui a essas experiências e aos novos lexemas que vai apreendendo reflecte, a ligação entre a sua aprendizagem e o seu pensamento. O presente estudo desenvolveu-se num Jardim-de-infância do Agrupamento do Monte da Ola, concelho de Viana do Castelo. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, centrada na investigação-acção, teve como participantes 19 crianças (dos quatro aos seis anos de idade) e pretendeu analisar as aprendizagens de conceitos científicos centradas numa questão de investigação “Será que as actividades desenvolvidas no âmbito das ciências influenciam a apropriação que as crianças fazem dos termos científicos utilizados?”. Para o efeito foram formulados três objectivos: desenvolver actividades de ciências com crianças na temática dos estados físicos da água e das mudanças de estado físico; promover a linguagem científica usada pelas crianças nas actividades de ciências implementadas; analisar a evolução/adequação da linguagem científica às outras actividades de ciências implementadas que envolvam os mesmos conceitos. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação participante apoiada em: registo num diário; grelha naturalista e registos audiovisuais. As actividades práticas desenvolvidas focaram-se na temática da água. Os resultados deste estudo demonstraram que: o conceito de estado líquido foi apropriado e verbalizado por todas as crianças. O estado sólido foi identificado por cerca de dois terços das crianças; o estado gasoso foi apropriado apenas por cerca de metade das crianças; e o conceito de temperatura foi adquirido por mais de três quartos das crianças. No que concerne às mudanças de estado físico: o conceito de fusão foi compreendido por cerca de metade das crianças; o conceito de evaporação correspondeu à quase totalidade das crianças, com excepção de uma; o conceito de condensação foi apropriado por um terço das crianças; e o conceito de solidificação foi entendido por muitas crianças mas apenas uma o conseguiu verbalizar adequadamente.
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Recorrendo a uma metodologia qualitativa, centrada na investigação-acção, teve como participantes 19 crianças (dos quatro aos seis anos de idade) e pretendeu analisar as aprendizagens de conceitos científicos centradas numa questão de investigação “Será que as actividades desenvolvidas no âmbito das ciências influenciam a apropriação que as crianças fazem dos termos científicos utilizados?”. Para o efeito foram formulados três objectivos: desenvolver actividades de ciências com crianças na temática dos estados físicos da água e das mudanças de estado físico; promover a linguagem científica usada pelas crianças nas actividades de ciências implementadas; analisar a evolução/adequação da linguagem científica às outras actividades de ciências implementadas que envolvam os mesmos conceitos. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação participante apoiada em: registo num diário; grelha naturalista e registos audiovisuais. As actividades práticas desenvolvidas focaram-se na temática da água. Os resultados deste estudo demonstraram que: o conceito de estado líquido foi apropriado e verbalizado por todas as crianças. O estado sólido foi identificado por cerca de dois terços das crianças; o estado gasoso foi apropriado apenas por cerca de metade das crianças; e o conceito de temperatura foi adquirido por mais de três quartos das crianças. No que concerne às mudanças de estado físico: o conceito de fusão foi compreendido por cerca de metade das crianças; o conceito de evaporação correspondeu à quase totalidade das crianças, com excepção de uma; o conceito de condensação foi apropriado por um terço das crianças; e o conceito de solidificação foi entendido por muitas crianças mas apenas uma o conseguiu verbalizar adequadamente.The preschool is a place for the child to come in contact and experiment with a wide variety of situations/phenomena. The significance that the child attaches to these experiences and to the seizing of new lexemes will reflect the connection between their learning and thinking. This study was carried out in a child day-care group in Monte da Ola, a municipality of Viana do Castelo. Using a qualitative methodology, and focusing on action research, this study had nineteen children (from four to six years old) as participants and intended to analyze the learning of scientific concepts in a focused research question "Do the activities developed under influence of science appropriation make children use of scientific terms?". For this purpose three objectives were formulated: to develop with children scientific activities themed physical states of water and change of physical state, promoting the scientific language used by children in the scientific activities implemented; analyze the evolution / adaptation of scientific language to other science activities implemented involving the same concepts. The following instruments of data collection were chosen: participant observation supported by: a daily record; grid naturalist and audiovisual recordings. The activities practiced, developed, and focused on the theme of water. The results showed that: the concept of liquid was appropriate and verbalized by all the children. The solid state was identified by about two-thirds of children, while the gaseous state was appropriate for only about half of the children, and the concept of temperature was acquired by more than three quarters of children. With regard to changes in the physical state: the concept of fusion was understood by about half of the children, the concept of evaporation corresponded to almost all children, except one, the concept of condensation was appropriated by a third of children; and the solidification concept was understood by many children but only one was able to verbalize it properly.2015-11-18T14:21:07Z2011-09-27T00:00:00Z2011-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1368porSousa, Janete Ângela Salgueiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:30Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:56.773247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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