Atividades práticas sobre a água na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1883 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e desenvolvido num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. A estrutura deste relatório encontra-se dividida em três partes. A primeira parte abrange a caracterização do contexto educativo onde decorreu a PES II. A segunda corresponde a um estudo desenvolvido com 23 crianças centrado na Área do Conhecimento do Mundo. O referido estudo teve como principal objetivo desenvolver com as crianças atividades de ciências relacionadas com a temática da água e com fenómenos físicos a ela associados. Neste sentido e para aprofundar esta problemática foi formulada a seguinte questão de investigação “Como é que as atividades práticas contribuem para a aprendizagem dos fenómenos observados nas mudanças de estado físico da água em crianças dos 3 aos 6 anos?”. Norteados pelo problema e pela questão de investigação, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa enquadrada num paradigma interpretativo e por um desenho de estudo de caso. Na recolha de dados recorreu-se à observação participante, aos registos audiovisuais e fotográficos e aos desenhos das crianças. A análise dos dados permitiu evidenciar os conhecimentos das crianças, dificuldades sentidas e as suas aprendizagens neste domínio. As tarefas desenvolvidas permitiram o estabelecimento de interações importantes entre o grupo, proporcionou a comunicação, a aprendizagem de diferentes conceitos e ao mesmo tempo a aquisição de vocabulário relacionado com o tema abordado, contribuindo para um desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças. Os resultados do estudo evidenciam que a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos abordados, verbalizando e identificando corretamente os estados físicos da água. No que concerne às mudanças de estado físico, ainda que não tenha sido verbalizados todos os lexemas associados às mudanças de estado físico, algumas crianças revelaram ter noção de diferentes mudanças de estado físico associando o fenómeno a essa mudança de estado. Na terceira parte do relatório é realizada uma reflexão global sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES). |
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Atividades práticas sobre a água na Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAtividades práticasVocabulário das ciênciasEstados físicos da águaMudanças de estado físicoPreschool educationPractical activitiesVocabulary of sciencesPhysical states of the waterChanges in the physical stateO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e desenvolvido num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. A estrutura deste relatório encontra-se dividida em três partes. A primeira parte abrange a caracterização do contexto educativo onde decorreu a PES II. A segunda corresponde a um estudo desenvolvido com 23 crianças centrado na Área do Conhecimento do Mundo. O referido estudo teve como principal objetivo desenvolver com as crianças atividades de ciências relacionadas com a temática da água e com fenómenos físicos a ela associados. Neste sentido e para aprofundar esta problemática foi formulada a seguinte questão de investigação “Como é que as atividades práticas contribuem para a aprendizagem dos fenómenos observados nas mudanças de estado físico da água em crianças dos 3 aos 6 anos?”. Norteados pelo problema e pela questão de investigação, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa enquadrada num paradigma interpretativo e por um desenho de estudo de caso. Na recolha de dados recorreu-se à observação participante, aos registos audiovisuais e fotográficos e aos desenhos das crianças. A análise dos dados permitiu evidenciar os conhecimentos das crianças, dificuldades sentidas e as suas aprendizagens neste domínio. As tarefas desenvolvidas permitiram o estabelecimento de interações importantes entre o grupo, proporcionou a comunicação, a aprendizagem de diferentes conceitos e ao mesmo tempo a aquisição de vocabulário relacionado com o tema abordado, contribuindo para um desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças. Os resultados do estudo evidenciam que a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos abordados, verbalizando e identificando corretamente os estados físicos da água. No que concerne às mudanças de estado físico, ainda que não tenha sido verbalizados todos os lexemas associados às mudanças de estado físico, algumas crianças revelaram ter noção de diferentes mudanças de estado físico associando o fenómeno a essa mudança de estado. Na terceira parte do relatório é realizada uma reflexão global sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES).The following report was elaborated under the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II (PES II) integrated in the Master in Preschool Education and developed in a kindergarten at Viana do Castelo. The structure of this report is divided in three parts. The first contains the characterization of the educational context where the PES II took place. The second corresponds to a study developed with 23 children focused on the Area of World Knowledge. The study previously referred, had as main objective the development of science activities with the children, related with the water theme and the physical phenomenon associated to that. With this matter in mind and to deepen this issue, the following question of investigation was formulated: “How do the practical activities contribute to the learning of the phenomenon observed in the changes of the physical state of the water in children between the ages of 3 and 6?”. Driven by the problem and by the question of investigation, it was adopted a methodology of qualitative nature framed in an interpretive paradigm and by a drawing of the case study. The gathering of data was made by participant observation, audiovisual and photographic records, and by the children’s drawings. The data analysis allowed to highlight the children’s knowledge, the difficulties that they felt and what they learned in this domain. The developed tasks allowed the establishment of important interactions inside the group, provided communication, the learning of different concepts and at the same time the acquisition of vocabulary related with the approached theme, contributing to a development of the cognitive capacities of the children. The results of the study demonstrate that the majority of the children revealed to have understood the different concepts addressed, verbalizing and identifying correctly the physical states of the water. In what concerns the changes of physical state, even if the terminology associated with that wasn’t verbalised, some children revealed to have notions of the different changes of physical state associating the phenomenon to that change of state. The third part of the report contains a global reflexion about the Supervised Teaching Practice (PES).2017-07-05T16:30:19Z2017-06-06T00:00:00Z2017-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1883TID:201711486porBrito, Lúcia de Fátima Meixedo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:55.726021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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