O ensino da manufatura de palhetas no oboé: uma abordagem curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20794 |
Resumo: | Este trabalho divide-se em três capítulos, sendo abordados o estágio no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e o projeto de investigação. O primeiro capítulo é dedicado à instituição que me acolheu para estagiar, onde são abordados a história, os objetivos curriculares e a minha adaptação ao Conservatório de Música do Porto. O segundo foca-se no estágio em si, onde são mostrados os alunos observados, os relatórios de observação e ainda os planos das aulas por mim lecionadas. Por fim é apresentado o projeto de investigação que se debruça sobre a vertente curricular do ensino de palhetas nos conservatórios sabendo que, no dia-a-dia, o oboísta é conhecido por fazer as suas próprias palhetas, mas na comunidade científica há uma lacuna sobre o processo por detrás da sua sua aprendizagem. |
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O ensino da manufatura de palhetas no oboé: uma abordagem curricularMestrado em ensino de músicaConservatório de Música do PortoRelatórios de estágioPlanos de aulaManufatura de palhetasOboéCurrículoMaster in music teachingPorto's Music ConservatoryObservation reportsLesson plansReed makingOboeCurriculumEste trabalho divide-se em três capítulos, sendo abordados o estágio no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e o projeto de investigação. O primeiro capítulo é dedicado à instituição que me acolheu para estagiar, onde são abordados a história, os objetivos curriculares e a minha adaptação ao Conservatório de Música do Porto. O segundo foca-se no estágio em si, onde são mostrados os alunos observados, os relatórios de observação e ainda os planos das aulas por mim lecionadas. Por fim é apresentado o projeto de investigação que se debruça sobre a vertente curricular do ensino de palhetas nos conservatórios sabendo que, no dia-a-dia, o oboísta é conhecido por fazer as suas próprias palhetas, mas na comunidade científica há uma lacuna sobre o processo por detrás da sua sua aprendizagem.This work is split in three chapters, being addressed the internship about the Master in Music Teaching and the investigation research. The first chapter is dedicated to the institution who accepted me for the internship, where the history, the curricular goals and how I felt in Porto’s Music Conservatory is explained. The second has focus in the internship itself, where the observed students, the observation reports and lesson plans for the classes given by me are shown. At last, the investigation research is presented, which its theme is the curricular view of reeds’ teaching in Music Conservatories, the oboist is known to make its own reeds, but in the scientific community there is a gap about how this occurs.Sanches, Hugo SoeiroTeles, ElenRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVidal, António Alexandre Simões2022-09-02T16:38:53Z2022-07-132022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20794TID:203055420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:53.206617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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