Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sónia Daniela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15162
Resumo: O Conselho Geral (CG) surge de uma retificação jurídica da autonomia, administração e gestão das escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas na tentativa de suprir a inexistência de um órgão de dimensão política. Nesse sentido, o poder político considerou necessário que houvesse um maior envolvimento de toda a comunidade e agentes educativos na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino, como prevê o Decreto-Lei n.º 75/2008. O Conselho Geral, sendo órgão colegial, toma decisões de gestão e integra um paradigma específico da administração escolar que poderá contribuir para a constituição de uma regência pública eficaz nas escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas. Esta investigação, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, com suporte em dados quantitativos e qualitativos, na forma de estudo de caso, foi realizada em dois agrupamentos de escolas (um do norte e outro do sul do país) e envolveu a realização de um questionário aos membros de cada um dos Conselhos Gerais e uma entrevista semiestruturada a cada um dos presidentes do órgão, possibilitando descrições dos modos de participar, decidir, agir e de estar, sob as perspetivas dos inquiridos, desde o papel ao funcionamento desta estrutura de gestão. Este estudo propõe-se averiguar se o Conselho Geral será um locus de produção de conhecimento, onde se estabelecem e coexistem processos que refletem comportamentos estratégicos dos atores organizacionais, numa gestão democrática e participativa, mediante tomadas de decisão baseadas no tipo de participação e racionalidades ou se se trata da legitimação de micropolíticas. Os dados revelam que o Conselho Geral age no âmbito das suas competências, em consonância de posições dos conselheiros, sendo mais relevante a eleição do Diretor e a análise e aprovação dos documentos estruturais para o Agrupamento de Escolas. A tomada de decisão do Conselho Geral é realizada assim na pós-democracia através de uma participação ativa, convergente e não formal dos intervenientes e sob a orientação de racionalidades substantivas, instrumentalizadoras e democraticidade.
id RCAP_4c812806ec02f6bc0847cf4a104d427b
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?Conselho geralGestão democráticaTipos de participaçãoRacionalidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO Conselho Geral (CG) surge de uma retificação jurídica da autonomia, administração e gestão das escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas na tentativa de suprir a inexistência de um órgão de dimensão política. Nesse sentido, o poder político considerou necessário que houvesse um maior envolvimento de toda a comunidade e agentes educativos na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino, como prevê o Decreto-Lei n.º 75/2008. O Conselho Geral, sendo órgão colegial, toma decisões de gestão e integra um paradigma específico da administração escolar que poderá contribuir para a constituição de uma regência pública eficaz nas escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas. Esta investigação, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, com suporte em dados quantitativos e qualitativos, na forma de estudo de caso, foi realizada em dois agrupamentos de escolas (um do norte e outro do sul do país) e envolveu a realização de um questionário aos membros de cada um dos Conselhos Gerais e uma entrevista semiestruturada a cada um dos presidentes do órgão, possibilitando descrições dos modos de participar, decidir, agir e de estar, sob as perspetivas dos inquiridos, desde o papel ao funcionamento desta estrutura de gestão. Este estudo propõe-se averiguar se o Conselho Geral será um locus de produção de conhecimento, onde se estabelecem e coexistem processos que refletem comportamentos estratégicos dos atores organizacionais, numa gestão democrática e participativa, mediante tomadas de decisão baseadas no tipo de participação e racionalidades ou se se trata da legitimação de micropolíticas. Os dados revelam que o Conselho Geral age no âmbito das suas competências, em consonância de posições dos conselheiros, sendo mais relevante a eleição do Diretor e a análise e aprovação dos documentos estruturais para o Agrupamento de Escolas. A tomada de decisão do Conselho Geral é realizada assim na pós-democracia através de uma participação ativa, convergente e não formal dos intervenientes e sob a orientação de racionalidades substantivas, instrumentalizadoras e democraticidade.The General Council (GC) arises from a legal rectification of the autonomy, administration and management of non-grouped schools and public-school groups in an attempt to supply the existence of organ with political dimension. Therefore, the political power considered it necessary to involve the entire community and educational agents in the strategic direction of educational establishments, as provided for in Decree-Law No. 75/2008. The General Council, being a collegian body, makes management decisions and integrates a specific paradigm of school administration that can contribute to the constitution of an effective public governance non-grouped schools and public-school groups. This research of a qualitative, descriptive and interpretative nature, based on quantitative and qualitative data, in the form of a case study, it was conducted in two groupings of schools (one from the north and the other from the south of the country) and involved the conduct of a questionnaire to the members of each of the General Councils and a semi-structured interview with each of the presidents of the body, enabling descriptions of the ways to participate, decide, act and be, from the perspective of the respondents, from the role to the functioning of this management structure. This study aims to ascertain whether the General Council will be a locus of knowledge production, where processes are established and co-exist that reflect strategic - behaviours of organizational actors, in democratic and participatory management, through decision-making based on the type of participation and rationalities or if it is just a legitimating of micropolitics. The data show that the General Council acts within its competences, in line with the positions of the directors, being more relevant the election of the Director and the analysis and approval of the structural documents for the School Group. The decision-making of the General Council takes place in postdemocracy through an active, convergent, and non-formal participation of the actors and under the guidance of substantive, instrumentalizing and democratic rationalities.Guerreiro, AntónioSapientiaPires, Sónia Daniela2021-03-03T15:11:22Z2020-12-042020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15162TID:202651789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:34Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:03.726393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
title Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
spellingShingle Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
Pires, Sónia Daniela
Conselho geral
Gestão democrática
Tipos de participação
Racionalidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
title_full Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
title_fullStr Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
title_full_unstemmed Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
title_sort Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?
author Pires, Sónia Daniela
author_facet Pires, Sónia Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sónia Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho geral
Gestão democrática
Tipos de participação
Racionalidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Conselho geral
Gestão democrática
Tipos de participação
Racionalidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O Conselho Geral (CG) surge de uma retificação jurídica da autonomia, administração e gestão das escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas na tentativa de suprir a inexistência de um órgão de dimensão política. Nesse sentido, o poder político considerou necessário que houvesse um maior envolvimento de toda a comunidade e agentes educativos na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino, como prevê o Decreto-Lei n.º 75/2008. O Conselho Geral, sendo órgão colegial, toma decisões de gestão e integra um paradigma específico da administração escolar que poderá contribuir para a constituição de uma regência pública eficaz nas escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas. Esta investigação, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, com suporte em dados quantitativos e qualitativos, na forma de estudo de caso, foi realizada em dois agrupamentos de escolas (um do norte e outro do sul do país) e envolveu a realização de um questionário aos membros de cada um dos Conselhos Gerais e uma entrevista semiestruturada a cada um dos presidentes do órgão, possibilitando descrições dos modos de participar, decidir, agir e de estar, sob as perspetivas dos inquiridos, desde o papel ao funcionamento desta estrutura de gestão. Este estudo propõe-se averiguar se o Conselho Geral será um locus de produção de conhecimento, onde se estabelecem e coexistem processos que refletem comportamentos estratégicos dos atores organizacionais, numa gestão democrática e participativa, mediante tomadas de decisão baseadas no tipo de participação e racionalidades ou se se trata da legitimação de micropolíticas. Os dados revelam que o Conselho Geral age no âmbito das suas competências, em consonância de posições dos conselheiros, sendo mais relevante a eleição do Diretor e a análise e aprovação dos documentos estruturais para o Agrupamento de Escolas. A tomada de decisão do Conselho Geral é realizada assim na pós-democracia através de uma participação ativa, convergente e não formal dos intervenientes e sob a orientação de racionalidades substantivas, instrumentalizadoras e democraticidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
2020-12-04T00:00:00Z
2021-03-03T15:11:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15162
TID:202651789
url http://hdl.handle.net/10400.1/15162
identifier_str_mv TID:202651789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133301646032896