Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9805 |
Resumo: | Capítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076). |
id |
RCAP_4c8bf21715e55ee4db43341f7cf5bc06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino SecundárioRelatório de Estágio PedagógicoAecEstudoGéneroInfluênciaNotas de EfSecundárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076).Chapter 1 The chapter 1 describes all the dynamics developed during the Pedagogical Stage held in the 2017/2018 school year, in Nisa School Grouping (AEN), within the scope of the Pedagogical Internship Course, belonging to the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary, and jointly with fellow Trainee António Leal. The Internship was conducted under the guidance of Professor José Louro, in the accompaniment and teaching of Physical Education classes, mostly to Secondary Level (10th and 12th year) but also to 1st, 2nd and 3rd cycles of Basic Education. Trainees also participated in School Sport and in the relationship with the school community and Nisa’s population. Chapter 1 presents the set of all the interventions carried out by the trainees, independently or according to the indications of the Cooperating Adviser, as well as all the reflections that I have elaborated on the Internship in School. At the end of the Chapter, there is a global reflection in which the main stages of the Internship are addressed, recalling, however, more positive rather than negative. Chapter 2 The purpose of this study is to understand the influence of the AEC in scores of Physical Education in Secondary School students. The study sample comprised 94 students, of which 56 were female (40.4%) and 38 male (59.6%). All students belonged to the Nisa School Grouping and attended secondary school. Firstly, in the Introduction, a bibliographical research was done as a way of substantiating and comparing the obtained results, culminating in the formulation of the objectives and hypotheses of the Study. Subsequently, after data collection was performed, the statistical analysis of the data was performed using SPSS Software version 24. From the results obtained it was possible to conclude that PE scores are lower for students who did not attend AEC. The results also showed that the PE score depends on the gender of student (p-value<0.001) and that the boys present a mean significantly higher than the subject (15.50 ± 2.076).Vicente, António Manuel NevesuBibliorumSousa, Maria Helena Francisco2020-03-06T16:51:55Z2018-11-122018-10-82018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9805TID:202356108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:52.944442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário Relatório de Estágio Pedagógico |
title |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário |
spellingShingle |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário Sousa, Maria Helena Francisco Aec Estudo Género Influência Notas de Ef Secundário Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário |
title_full |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário |
title_fullStr |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário |
title_full_unstemmed |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário |
title_sort |
Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário |
author |
Sousa, Maria Helena Francisco |
author_facet |
Sousa, Maria Helena Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, António Manuel Neves uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Helena Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aec Estudo Género Influência Notas de Ef Secundário Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Aec Estudo Género Influência Notas de Ef Secundário Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
Capítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-12 2018-10-8 2018-11-12T00:00:00Z 2020-03-06T16:51:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9805 TID:202356108 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9805 |
identifier_str_mv |
TID:202356108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136390139609088 |