Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Helena Francisco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9805
Resumo: Capítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076).
id RCAP_4c8bf21715e55ee4db43341f7cf5bc06
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino SecundárioRelatório de Estágio PedagógicoAecEstudoGéneroInfluênciaNotas de EfSecundárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076).Chapter 1 The chapter 1 describes all the dynamics developed during the Pedagogical Stage held in the 2017/2018 school year, in Nisa School Grouping (AEN), within the scope of the Pedagogical Internship Course, belonging to the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary, and jointly with fellow Trainee António Leal. The Internship was conducted under the guidance of Professor José Louro, in the accompaniment and teaching of Physical Education classes, mostly to Secondary Level (10th and 12th year) but also to 1st, 2nd and 3rd cycles of Basic Education. Trainees also participated in School Sport and in the relationship with the school community and Nisa’s population. Chapter 1 presents the set of all the interventions carried out by the trainees, independently or according to the indications of the Cooperating Adviser, as well as all the reflections that I have elaborated on the Internship in School. At the end of the Chapter, there is a global reflection in which the main stages of the Internship are addressed, recalling, however, more positive rather than negative. Chapter 2 The purpose of this study is to understand the influence of the AEC in scores of Physical Education in Secondary School students. The study sample comprised 94 students, of which 56 were female (40.4%) and 38 male (59.6%). All students belonged to the Nisa School Grouping and attended secondary school. Firstly, in the Introduction, a bibliographical research was done as a way of substantiating and comparing the obtained results, culminating in the formulation of the objectives and hypotheses of the Study. Subsequently, after data collection was performed, the statistical analysis of the data was performed using SPSS Software version 24. From the results obtained it was possible to conclude that PE scores are lower for students who did not attend AEC. The results also showed that the PE score depends on the gender of student (p-value<0.001) and that the boys present a mean significantly higher than the subject (15.50 ± 2.076).Vicente, António Manuel NevesuBibliorumSousa, Maria Helena Francisco2020-03-06T16:51:55Z2018-11-122018-10-82018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9805TID:202356108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:52.944442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
Relatório de Estágio Pedagógico
title Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
spellingShingle Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
Sousa, Maria Helena Francisco
Aec
Estudo
Género
Influência
Notas de Ef
Secundário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
title_full Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
title_fullStr Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
title_full_unstemmed Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
title_sort Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário
author Sousa, Maria Helena Francisco
author_facet Sousa, Maria Helena Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Helena Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Aec
Estudo
Género
Influência
Notas de Ef
Secundário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aec
Estudo
Género
Influência
Notas de Ef
Secundário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Capítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2018-10-8
2018-11-12T00:00:00Z
2020-03-06T16:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9805
TID:202356108
url http://hdl.handle.net/10400.6/9805
identifier_str_mv TID:202356108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390139609088