Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17507 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos. |
id |
RCAP_4cf5b56deb97c9c5db52e6f4cf876671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17507 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobileEnsino SuperiorMobile LearningNecessidades Educativas EspeciaisUniversal DesignUniversal Design for LearningCom este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos.With this article we intend to lengthen the understanding of Mobile Learning based on potential of Universal Design for Learning principles in order to promote higher education students with special educational needs interaction, inclusion and accessibility. Thus, it was made an extended research based on Literature Review and articles focusing Universal Design, Universal Design for Learning and Mobile Learning issues, being selected and analyzed four relevant articles. From the analysis and data crossing, we concluded that there are several mobile technologies capable of answering individual needs and abilities and that Mobile Learning presents potential as a strategy to implement Universal Design for Learning principles. However, as unique environment for learning it doesn’t seem to be an ideal solution for these students.EDUCOM2017-05-19T11:28:21Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17507por1646-933XTavares, RitaOliveira, DavidLaranjeiro, DionísiaAlmeida, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:37Zoai:ria.ua.pt:10773/17507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:17.646740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile |
title |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile |
spellingShingle |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile Tavares, Rita Ensino Superior Mobile Learning Necessidades Educativas Especiais Universal Design Universal Design for Learning |
title_short |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile |
title_full |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile |
title_fullStr |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile |
title_full_unstemmed |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile |
title_sort |
Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile |
author |
Tavares, Rita |
author_facet |
Tavares, Rita Oliveira, David Laranjeiro, Dionísia Almeida, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, David Laranjeiro, Dionísia Almeida, Margarida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Rita Oliveira, David Laranjeiro, Dionísia Almeida, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Mobile Learning Necessidades Educativas Especiais Universal Design Universal Design for Learning |
topic |
Ensino Superior Mobile Learning Necessidades Educativas Especiais Universal Design Universal Design for Learning |
description |
Com este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-05-19T11:28:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17507 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUCOM |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUCOM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137573003591680 |