Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Rita
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, David, Laranjeiro, Dionísia, Almeida, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17507
Resumo: Com este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos.
id RCAP_4cf5b56deb97c9c5db52e6f4cf876671
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobileEnsino SuperiorMobile LearningNecessidades Educativas EspeciaisUniversal DesignUniversal Design for LearningCom este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos.With this article we intend to lengthen the understanding of Mobile Learning based on potential of Universal Design for Learning principles in order to promote higher education students with special educational needs interaction, inclusion and accessibility. Thus, it was made an extended research based on Literature Review and articles focusing Universal Design, Universal Design for Learning and Mobile Learning issues, being selected and analyzed four relevant articles. From the analysis and data crossing, we concluded that there are several mobile technologies capable of answering individual needs and abilities and that Mobile Learning presents potential as a strategy to implement Universal Design for Learning principles. However, as unique environment for learning it doesn’t seem to be an ideal solution for these students.EDUCOM2017-05-19T11:28:21Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17507por1646-933XTavares, RitaOliveira, DavidLaranjeiro, DionísiaAlmeida, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:37Zoai:ria.ua.pt:10773/17507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:17.646740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
title Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
spellingShingle Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
Tavares, Rita
Ensino Superior
Mobile Learning
Necessidades Educativas Especiais
Universal Design
Universal Design for Learning
title_short Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
title_full Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
title_fullStr Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
title_full_unstemmed Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
title_sort Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile
author Tavares, Rita
author_facet Tavares, Rita
Oliveira, David
Laranjeiro, Dionísia
Almeida, Margarida
author_role author
author2 Oliveira, David
Laranjeiro, Dionísia
Almeida, Margarida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Rita
Oliveira, David
Laranjeiro, Dionísia
Almeida, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Mobile Learning
Necessidades Educativas Especiais
Universal Design
Universal Design for Learning
topic Ensino Superior
Mobile Learning
Necessidades Educativas Especiais
Universal Design
Universal Design for Learning
description Com este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-19T11:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17507
url http://hdl.handle.net/10773/17507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUCOM
publisher.none.fl_str_mv EDUCOM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573003591680